segunda-feira, 12 de junho de 2017

Contra-análises não encontraram bactéria listéria no queijo da Cooperativa

O Governo Regional revelou que deram resultado negativo as contra-análises feitas aos queijos produzidos pela Cooperativa Ocidental, onde há cerca de um mês foi detetada a presença da bactéria listéria.

“Recebemos a confirmação por parte da Cooperativa Ocidental em relação às contra-análises feitas ao queijo e os resultados são negativos”, afirmou João Ponte, salientando que “o queijo está em condições normais e não há quaisquer restrições”.

O secretário regional da Agricultura sublinhou tratar-se de uma boa notícia, admitindo que a deteção da presença da bactéria listéria “criou alguma dúvida em relação à qualidade do queijo que era produzido pela Cooperativa Ocidental. Isto naturalmente pode colocar sempre receios nos mercados”, acrescentou João Ponte, frisando que a presença da bactéria resultou de “um incidente que foi ultrapassado” e que a Cooperativa “irá continuar com os critérios rigorosos de qualidade” na produção de queijo.

A 16 de Maio foi revelado ter sido detetada a presença da bactéria listéria num lote de 241 unidades de queijo produzido na Cooperativa Ocidental, que foram retirados do mercado mas 108 desses queijos já tinham sido vendidos.

Quando foi detetada a presença da bactéria listéria, a Direção Regional de Agricultura decidiu de imediato a suspensão da venda e recolha de todos os queijos que integravam o lote, bem como a implementação de procedimentos de higienização, com o objetivo de “eliminar potenciais focos” da bactéria listéria. Também foi determinada a recolha de amostras nos diversos processos de tecnologia alimentar, desde a receção da matéria-prima até à expedição do produto acabado, no sentido de “eliminar o possível foco de contaminação”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Pois para mim ainda se torna muito mais grave alem da incopetencia a burrice

Anónimo disse...

O Problema está ultrapassado .
o mais lindo disto tudo é que a associação agricola da ilha das Flores que desde á alguns anos sempre foi contra a cooperativa vai fazer deslocar vários membros da direcção a São miguel á Feira Açores já no próximo sábado sabendo de antemão que o que se vai ver mais lá são vacas leiteiras e o que se vai falar mais lá é de vacas de leite e seus derivados mas não custa ir passear á custa dos sócios , deviam mas era ter vergonha na cara , mas isso é coisa que voçês não tem,

Anónimo disse...

“um incidente que foi ultrapassado”... Há quem acredite, há quem não acredite e há quem finja acreditar. Quanto aos consumidores, vamos ver.

Anónimo disse...

Sem formação e profissionalismo não se chega a lado nenhum. Com a confiança dos consumidores e dos mercados não se brinca.

Quem corre riscos ao investir, é forçado a esmerar-se para ter produtos bons. O mercado, mais tarde ou mais cedo, acaba por favorecer.

Quem não corre riscos, porque se fia nos impostos dos outros, não tem estimulo para ser bom no que faz. O mercado, cedo ou tarde, põe no devido lugar.

Dizem-me que isto está escrito nos livros. Será assim?

Anónimo disse...

Uma situação dessas, depois de ter sido dado o alarme,merece uma explicação clara e pública, dada por alguém credível e responsável. Isso é que fará voltar a confiança.

Anónimo disse...

ó diabo, o que será que se passa com os socialistas das Lajes pois parece que andam todos zangados???
Só pode ser falta de tacho para todos!!!!

Anónimo disse...

A listéria não perdoa.

Anónimo disse...

não perdoa e provoca azia e mudez!!!
estão todos bem calados

Anónimo disse...

A partidarite aguda mata. Como é que entre escassas 4000 pessoas, há quem só veja partidos e tachos à frente?

O que é demais é como o que é de menos.

Anónimo disse...

Os Socialistas das Lajes estão zangados porque não fizeram nada durante estes quatro anos, e agora não sabem como vão cativar o povo. Mas para o povo é bem feito porque eu cansei-me de dizer que os dois da mesma cor nada feito.

Anónimo disse...

E o queijo das Flores ficou em primeiro lugar? Este da listaria? Se foi o mesmo uma coincidência oportuna. Mesmo a calhar.

Anónimo disse...

Andam calados? Se calhar, o dos contactos privilegiados não consegue tacho para todos lol. Para o filho conseguiu é para outros da família também... deve ser coisa que se pega. E não tem o nome Cesar! Lol... o que vale é a ex primeira dama estar a ficar fora de validade ou seria prendada com um cargo chorudo! Os acenos estão bem treinados. Lolololo. Bem, já tem bem com que se ocupar, dar ao clique nos facebook Lol Mas esta gente não trabalha?, lol

Anónimo disse...

Para quando o aumento do Porto de Recreio.
Para quando o aumento do Porto Comercial para atracagem de Cruzeiros.
Para quando o Posto de Socorros na Casa do Povo na Vila das Lajes.
Para quando o Ensino Obrigatório na Vila das Lajes.
Para quando a Bomba de Combustível no Porto da Vila das Lajes.
Para quando o alargamento da Rotunda na Avenida do Imigrante na Vila das Lajes.
Assina o Sempre Atento para o Melhor na Vila das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

quem será que vai concorrer á camara das Lajes da CDU e o PSD.

Anónimo disse...

Anónimo de 5/06/2017, 18:48:00, há várias considerações que merecem ser feitas acerca do processo eleitoral que se aproxima e seus candidatos, ou não candidatos neste caso!
1.º A política não é uma profissão, é serviço público;
2.º A política é efémera;
3.º Os políticos são mulheres e homens tal como todos os semelhantes, ou seja, não são importantes, não são superiores e não são deuses;
3.º Os políticos são instrumentos de um partido e de um líder, ou seja, submetem-se às vontades deles;
3.º Os políticos são utilizados e deitados fora quando não são necessários, ou ainda quando deixam de ser novidade, este último caso aplicável à classe política feminina;
4.º A arrogância e falta de humildade associada a certas caras políticas, ou ex-políticas, da nossa praça, não abonam em nada o futuro deles mesmo, pois não cativam votos;
5.º Ninguém é insubstituível e em equipa que ganha não se mexe;
Concluindo e incidindo o comentário para certa e determinada pessoa do PS das Lajes, que parece muito ofendida com os últimos desenvolvimentos e até indignada com o facto de ter sido "convidada" para segundo lugar na lista da Junta de Freguesia das Lajes, apraz-me referir que está a colher os frutos que plantou, começando pela arrogância extrema, loucura e importância desenfriada que lhe iam na cabeça!
Como militante do PS, apoio a decisão e refiro que se fosse o líder do PS nem para a Junta a convidava, pois não serve minimamente os interesses do Partido, que não são mais do que arrecadar votos!

Anónimo disse...

A inveja, a inimizade, o ciume e outros sentimentos similares, provocam sempre uma profunda azia, que bastas vezes degenera em ódio, que não é raro, provoque o fim, merecido, do odiante.

Anónimo disse...

Ao anónimo das09.51 espera-mos que termine a dinastia do P.S. nas Lajes, pois foram 4 anos de gastar dinheiro em forró para ir entretendo alguns votantes neste partido, agora dinheiro dos contribuintes gasto para o desenvolvimento desta Vila Lajense isto foi tinta que não correu.

Anónimo disse...

hoje temos um lindo dia de verão.

Anónimo disse...

Ao ler certos comentários, pensei: deve ser uma grande alegria encabeçar uma lista para uma junta!

Anónimo disse...

hey home tal bactéria para provocar diarreia mental

Anónimo disse...

Já viram? O que é que aconteceu às abortivas listérias? Foram-se? Fugiram? Deram à sola? E sem se fazerem contra-análises, ou seja, sem se ter a certeza, fazem-se alaridos?

Quais são os resultados fiáveis? Os primeiros ou os segundos? Porque é que o consumidor deve acreditar nos segundos e menosprezar os primeiros?

As senhoras grávidas podem ou não podem comer o dito queijo? Mentalidades broncas. Juízos leves. Cérebros ocos. Ai bolachas, ai bolachas...