terça-feira, 25 de julho de 2017

Cerca de 10 mil garajaus no arquipélago

O censo de garajaus realizado este ano revelou que existem cerca de 10 mil aves no arquipélago dos Açores, nomeadamente 4176 casais reprodutores de garajau-comum em 124 colónias e 763 casais de garajau-rosado em 25 colónias.

Estes dados representam um aumento da população, em relação a 2016, de cerca de 50% para casais reprodutores de garajau-comum e de 30% para casais de garajau-rosado.

O diretor regional dos Assuntos do Mar adiantou que o Grupo Central é o que apresenta a maior percentagem de casais de garajau-comum, cerca de 50%, acrescentando, contudo, que, relativamente à população de garajau-rosado, estas aves concentram-se mais no Grupo Ocidental, onde estão 76% dos casais reprodutores.

“Desde 2009, este foi o ano em que registámos mais garajaus”, frisou Filipe Porteiro, salientando, no entanto, que, apesar dos bons resultados do censo, “esta ave marinha continua a precisar de especiais medidas de proteção”.

Além da visita às colónias acessíveis para contabilização de ninhos e posturas pelos técnicos dos Parques Naturais de Ilha e da DRAM, as contagens de garajaus nas colónias mais inacessíveis, em particular nos ilhéus costeiros que são refúgio para aves marinhas, foram efetuadas à distância por terra e por mar, através de binóculos e telescópio ou de viagens de barco à volta de todas as ilhas, que permitem estimar o número de adultos, despoletando uma buzina que os faz levantar voo.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

e anda-se a gastar dinheiro com cagarras para nos andarem a chatear a cabeça durante a noite. no meu tempo ainda do salazar ninguém passava cartão a isso tínhamos que trabalhar as terra para termos o pão de cada dia, agora é subsídios para isso subsídios para as cagarras e que mais virá para nos limpar as algibeiras que estão cada vez a ficar mais rotas sem dinheiro para comprar linhas.