CanadaMar aposta no transporte marítimo inter-ilhas com três barcos
A CanadaMar, empresa com sede no Canadá e propriedade de um empresário açoriano, quer investir no transporte marítimo de passageiros e mercadorias entre as ilhas açorianas, uma operação que pretende iniciar este ano com três catamarans.
João Amaral, dono da empresa, entregou [ontem, dia 28 de Fevereiro] na APIA - Agência para a Promoção do Investimento dos Açores, o segundo projecto de investimento para o arquipélago, que contempla a aquisição de um terceiro barco, a juntar a outros dois barcos que pretende adquirir.
Natural da ilha de São Jorge, este empresário, que durante vários anos esteve emigrado no Canadá, decidiu regressar aos Açores e investir na melhoria dos transportes marítimos entre as ilhas. No seu entender, os açorianos "podem e merecem ter um serviço [de transporte marítimo inter-ilhas] em condições", por isso, propõe ligações regulares entre os três grupos de ilhas - Ocidental, Central e Oriental - com três embarcações de construção recente, todos elas com velocidades máximas próximas dos 35 nós.
A intenção passa por ligar, diariamente, as ilhas da região e facilitar a circulação de pessoas e bens entre todo o arquipélago. Um dos catamarans, com 55 metros de comprimento, destina-se a assegurar as ligações entre Ponta Delgada, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa e Santa Cruz das Flores. O outro barco, de maiores dimensões (74 metros), terá capacidade para 400 passageiros e mais de 80 viaturas e efectuará a ligação diária entre Horta/Pico/São Jorge e Praia da Vitória, regressando à Horta no mesmo dia.
[Ontem, 28 de Fevereiro], João Amaral entregou na APIA (tal como fez com o projecto relativo aos dois primeiros catamarans), um segundo projecto de investimento para a compra de um terceiro barco, apenas para a ligação entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria. Uma operação a realizar por um navio com 48 metros de comprimento e capacidade para transportar 300 passageiros e 12 viaturas.
O empresário recusa-se, para já, a revelar o valor dos investimentos nos novos barcos, mas garante que não conta com apoios do Governo Regional para avançar com estes projectos. João Amaral adiantou apenas que quer aceder aos fundos comunitários destinados a este tipo de investimentos, desde que a APIA, que agora os vai avaliar, considere que são prioritários para o arquipélago.
Se os investimentos da CanadaMar forem aprovados, os barcos de João Amaral vão fazer concorrência aos navios da empresa pública AtlânticoLine, que estão a ser construídos na sequência de um encomenda do Governo Regional. O empresário salientou que não quer "guerras com ninguém", mas não deixa de fazer reparos à opção do Governo [Regional] de gastar mais de 40 milhões de euros na construção de barcos que considera lentos, que vão levar mais tempo a percorrer todas as ilhas da região apenas durante uma parte do ano.
João Amaral garante que pretende praticar preços de bilhete semelhantes aos da AtlânticoLine, com excepção das tarifas promocionais para jovens, famílias e idosos, que "só o Governo [Regional] pode dar". Além disso, o empresário propõe operações regulares durante todo o ano, desde que as condições meteorológicas assim o permitam.
Notícia: «RTP: Rádio e Televisão de Portugal» e «Açoriano Oriental» / Agência Lusa; mais resumidamente no «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!
23 comentários:
Os "adeptos" do actual modelo de transporte marítimo de passageiros para os Açores ligados à actual governação regional tudo farão para afastar esse empresário açor-canadiano da exploração desse projecto.
Durante dez anos enterraram muitos milhões nessa "espécie de transporte marítimo de passageiros", onde houve incidentes e prejuízos de toda a ordem, mas pelos vistos querem continuar a apresentarem a factura aos contribuintes.
As Flores e o Corvo foram as ilhas mais prejudicadas, embora fossem as mais necessitadas deste tipo de transporte, principalmente na época alta do turismo.
As forças politicas nas Flores estão simplesmente caladas.Porquê?
As forças politicas estão caladas porque não acreditam em nada disto. Ou o amigo é ingénuo. Nestas coisas é preciso ter memória e ter em consideração o que se passava com a CTM, a EIN quando exploravam o navio Ponta Delgada. Acredita mesmo que venha por aí abaixo um mecenas para o transporte de passageiros? Não foi este sr. que andou aqui há uns anos metido em negócios que foram por água abaixo? Acha que as Flores e Corvo vão ter a frequencia de navios mesmo com estes a dasrem prejuizo?
Olhe desça até Samta Cruz porque anda muito plo mato e metido nas nuvens.
Este último anónimo contenta-se com monopólios e que o barco vá às
Flores duas vezes por ano e quando não avariar ou haver alguma coisa de importante para o pessoal de S.Miguel ir a Santa Maria.
És um bom asno.
Lembro-te que estamos no SEC.XXI e a CTM já é pré-história.
ouvi dizer qeu o JL vai comprar 1 barco para transporte so para as lajes
Já comprou.Para todos os municipes,viagens a cinco euros durante todo o ano.
è verdade que estamos no século xxl. Os erros é que continuam a ser o século passado. E, aqueles das jogadas e golpadas idem, idem. Portanto, embora não seja o caso, mais vale menos barquitos nas Flores do que muitos por ouco tempo. Ou tem dúvida onde tudo isto irá parar. Quanto ao burro cada um come a palha que quer. Não é assim sua mula?
Eu sei que gostas de comer palha, pois eu no meu monitor acabo de ver um burro a comentar sobre transporte marítimo.O que você quer é continuar a ser enganado por essa malta que todos os anos vem aqui em visita estatutária encher o pandulho...
E tai asno....
Este deve ser um político das Flores,daqueles que não fazem nada, não tem ideias , excepto para prejudicar os outros.
E tai asno...
O desembarque é no Porto de Santa Cruz que por sinal fica nas Lages...Parece estranha a conclusão...
Acompanhem o meu raciocinio :
Chegada de barco ao Porto , saída do Barco , andar 200 metros a pé e lá está: BENVINDO AO CONCELHO DE LAGES DAS FLORES " . Antes do sinal é Santa Cruz e sendo assim o Porto é do outro concelho . Só é Lajes depois do sinal ...
Este ano SC não vai ter NEM UM DEPUTADO!
Temos algum neste momento??
Boca santa!
Essa zona do Porto das Flores,é a nossa "Ceuta,Mellila,ou Gibraltar",continua sob o domínio das "forças invasoras estrangeiras"(cubanas)que persecutóriamente reprimem os cidadãos autoctones que trabalham,produzem o que podem há custa do que não têem,e deixa os meliantes há redea solta,
(cosa nostra)
Descansem,porque eles vão cansar-se,e o que é Nosso ser-nos-á devolvido,a bem ou a mal,preferencialmente a bem e para bem "deles"
Açores ama-os ou deixa-os
Antes morrer LIVRES que em paz sugeitos.
Que venha a mornaquia do reino ocidental,
J.L. dá máquinas e terreno para o paço Real,,
mas em santa cruz não tem condições para atracar um barco daqueles a não ser que fique encalhado na entrada das poças.
Não te preocupes porque o barco não é teu,se o mar não estiver de feição no Porto das Flores,está um lago no Porto do nosso amigo Meireles.
(o melhor marisco da "terra".)
não sabes se sou sócio deste barco.
Mas sei que gostas de marisco.
se gosto de marisco e que maneira lagosta cavaco lapas e que saudades tenho das lapas das flores já alguns anos que nem as vejo. e aquela tanto saborosa erva do calhau feita numas tortas que até já nem sei o gosto.
vai comer para uma casinha!?
sim senhor!! a ilha graciosa faz parte de que grupo, será do grupo central,!? pois esta não é contemplada com nenhuma viagem passam ao lado? porquê? digam?
Enviar um comentário