terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Electricidade será mais cara em 2009

Estima-se que o aumento para os consumidores domésticos açorianos possa rondar os dois euros por mês.

O preço da electricidade vai aumentar no próximo ano. Os aumentos reflectem a proposta de aumento apresentada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sendo que o regulador anunciou [ontem] os aumentos a entrar em vigor a partir de Janeiro de 2009.

O aumento do preço da electricidade nos Açores será na ordem dos 5,7% [face a 5,4% na Madeira e 4,3% no Continente], valor bem acima da inflação prevista para 2009 (2,5%). Assim, para um consumidor doméstico, com quadros eléctricos de baixa potência, que tenha uma factura [mensal] na ordem dos 25 euros, o aumento traduzir-se-á no pagamento de mais 1,43 euros por mês.
De referir que, no próximo ano, a ERSE vai “assegurar” a convergência tarifária em preço médio entre as regiões autónomas e Portugal Continental.

Estes aumentos dos preços justificam-se pelo agravamento dos custos do petróleo, gás natural e carvão, mas não reflectem ainda os custos reais. O défice tarifário da electricidade vai assim elevar-se até aos 2 mil milhões de euros.

Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e Última-Hora da edição on-line do jornal «Público». Sobre esta mesma temática havíamos publicado uma outra notícia (há dois meses atrás): «Em 2009 o preço da electricidade subirá mais nos Açores do que no resto do país».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

eu admirava-me era se a electricidade desce-se. com tantos moinhos de vento a serem montados nestas ilhas o que ivita gastar tantos combustiveis eu estava à espera era que a factura dos clientes desce-se em 2009. também gostaria de saber se será em 2009 abolida a tacha de aluguer do contador.