quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Em 2009 o preço da electricidade subirá mais nos Açores do que no resto do país

A Região Autónoma dos Açores irá sofrer aumento de 5,5%, a maior subida a nível nacional.

As tarifas de electricidade nos Açores em 2009 vão sofrer um agravamento médio de 5,5% para os consumidores e 5,2% para os industriais, contra 4,9% em Portugal Continental e 4,4% na Madeira. O regulador recorreu as novos mecanismos legais, criados recentemente pelo Governo, para evitar subidas médias próximas dos 40% devido à escalada dos preços dos combustíveis.
As tarifas do próximo ano não vão, por exemplo, reflectir o défice tarifário deste ano, que ascende a 1,7 mil milhões de euros, e o sobrecusto das renováveis, superior a 447 milhões de euros. Ambos serão pagos ao longo de 15 anos, apenas a partir de 2010.

As empresas eléctricas da Madeira e Açores serão obrigadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a serem mais eficientes. Entre 2009 e 2011, as empresas terão de conseguir uma poupança total acumulada de 102 milhões de euros sobre os custos operacionais da gestão das redes de transporte e distribuição de electricidade. Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira a poupança terá de ser de 5%, em cada uma delas na distribuição. Se as empresas não cumprirem as metas de eficiência agora determinadas pelo regulador - ERSE -, terão de pagar ao sistema eléctrico nacional o diferencial até ao valor de 102 milhões de euros.

Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

5,5% não queira a E D A ficar rica depressa. e nós temos um aumento de 1,5% no ordenado.

Anónimo disse...

Pagar ainda mais e ser servidos como somos. É o que faz o monopólio.

Anónimo disse...

Como sempre, só sabem é mamar !!!