quinta-feira, 18 de junho de 2009

Segundo navio da AtlânticoLine começa a navegar nos Açores... só a 11 de Julho

A operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores (que a AtlânticoLine montou para este ano) enfrenta mais um problema, tendo a empresa revelado que o segundo navio vai chegar com três semanas de atraso.

O anúncio foi feito pela AtlânticoLine num comunicado divulgado [na passada] terça-feira [dia 16] à noite, em que revela que o navio "Viking", que deveria começar a operar [inter-ilhas açorianas] a 22 de Junho, apenas iniciará a operação a 11 de Julho.

Este é mais um contratempo na operação deste ano, que inicialmente deveria arrancar a 13 de Maio com o navio "Atlântida", tendo a segunda fase [do transporte marítimo de passageiros] início em meados de Junho com o navio "Express Santorini".

O diferendo com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que culminou com a recusa do [navio] "Atlântida" por parte do Governo [Regional] açoriano, obrigou a arrancar a operação com o [navio] "Express Santorini", implicando a necessidade de encontrar um segundo navio para a segunda fase.

A AtlânticoLine escolheu o [navio] "Viking", mas a sua utilização nos portos açorianos implicou a realização de adaptações, nomeadamente a colocação de uma porta lateral, cuja conclusão está na origem do atraso agora anunciado.

Face a esta situação, a empresa anunciou que está a «adaptar» os horários para atenuar os inconvenientes causados aos passageiros. Nesse sentido, entre 21 de Junho e 11 de Julho, o [navio] "Express Santorini" vai efectuar 65 percursos no arquipélago, em vez dos 49 que estavam inicialmente previstos na programação inicial.

Este reforço de 16 percursos permitirá garantir as rotas mais procuradas, mas também assegurar compromissos assumidos pela empresa com a organização de alguns eventos previstos para as ilhas. Estão neste caso o concerto dos Xutos & Pontapés (nas Flores), as Festas Sanjoaninas (na Terceira), o Raid Automóvel (no Pico) e a Semana Cultural das Velas (em São Jorge).

Por outro lado, a empresa está a tentar reorganizar as viagens dos passageiros que já tinham feito reservas para o navio "Viking". Segundo a AtlânticoLine, para os meses de Julho e Agosto estão feitas cerca de 7.500 reservas, garantindo a empresa as ligações para eventos como a Festa do Emigrante (nas Flores), o Encontro de Escuteiros (em São Miguel), o Festival Maré de Agosto (em Santa Maria), a Semana dos Baleeiros (no Pico) ou as Festas da Praia (na Terceira).

O navio "Viking" tem cerca de 100 metros de comprimento e consegue atingir uma velocidade de 35 nós, dispondo de capacidade para transportar 690 passageiros e 140 viaturas. Por seu lado, o navio "Express Santorini", que mede 117 metros, apenas consegue uma velocidade máxima de 19,5 nós, tendo capacidade para 650 passageiros e 120 viaturas.


Notícia: «Diário de Notícias», semanário «Sol», «Diário dos Açores», «A União», «Jornal Diário» e «Açoriano Oriental».
Ainda sobre a temática dos navios para o transporte marítimo de passageiros nos Açores, leiam-se algumas outras notícias: "Mau uso do computador [utilizado para cálculos de construção] afectou o projecto do navio Atlântida" [no «Diário Insular», apenas disponível para assinantes], "Estaleiros Navais de Viana do Castelo falham entrega do segundo navio [o AntiCiclone]", "TransMAçor vende navio Ilha Azul" e "PSD e BE querem comissão de inquérito [da Assembleia Regional] ao processo de construção dos dois navios encomendados pela Região".

Saudações florentinas!!

27 comentários:

farto de mamões... disse...

O lobí dos "barcos encalhados" continua "firme e hirto como uma barra de ferro"!

Anónimo disse...

mas que doença tem este farto de mamar. se hà inferno este vai direito de cabeça para baixo mas, eu acho que ele está a precisar de um psicologo.

Anónimo disse...

Ele deve achar que é o Miguel Sousa Tavares cá do sítio...

Anónimo disse...

Esse senhor ou senhora naõ tem mais nada na vida para fazer se naõ falar mal de tudo.

farto de mamões disse...

Últimamente o signatário tem sido atacado em todas as direcções por um grupo animado de insurgentes, a que eu apelidarei no futuro por "insurgência da cana roca".

Uma das razões é a utilização de palavras, cuja ortografia é propositadamente alterada.

Para o efeito - e para que o esclarecimento seja o mais abrangente - passo a transcrever o comentário que deixei no post "Bruxelles vous attend...bonne chance!!" da autoria do ilustre blogguer Nelson Fraga:

«Já não é a 1ª vez que dou esta explicação, mas alguns dos meus estimados eleitores, têm pouco sentido de humor, ou pior, têm pouca "flexibilidade mental".

Quando utilizo as "palavras" com ortografia errada: "inginheiro" ou "sucialismo", utilizo-as propositadamente.

Significado destas "palavras" (neologismos da minha autoria):

1."Inginheiro" - é aquele indivíduo tipo chico-esperto que faz uma licenciatura em engenharia(?) na Farinha Amparo e que lhe dão o respectivo diploma num domingo soalheiro;

2."Sucialismo" - sistema ideológico que preconiza a subtração dos bens da sociedade a favor duma súcia de ladrões, corruptos, cleptocratas e mentirosos.

Espero que esta minha explicação seja suficientemente esclarecedora e que faça sossegar os puristas da "cana roca".

Cordialmente,»

Anónimo disse...

Quem se deve achar um grande estratega politico é o e jocoso Artur Lima.

Anónimo disse...

E vem ainda mais do que a tempo!

Anónimo disse...

ainda diz que faz erros de preposito. eu conhecia um conteraneo que utilizava palavras caras mas não sabia o significado delas. cantigas e pão de padeiro nunca levou ninguem ao céu.

Anónimo disse...

Ó Mamões e eu continua a defender o aborto... com retroactivos! É que a "insurgêncis da cana roca" ou seja lá o que quiseres está um pouco farta e assim nem sequer discute os temas que era o objectivo do blog...

farto de mamões... disse...

Estava eu a preparar a minha fatiota para ir às "grandiosas" festas de S.João, quando a minha "secretária" me avisa que a aguerrida "insurgência da cana roca" voltou ao ataque.

Não os quero desiludir nem quero que ficam doentes antes do "arraial de chungaria".

Para o efeito vou mudar de estilo e escrever uma carta de apoio à "cabeça fina" que está à frente das "Sanjoaninas" locais:

O Pereira é um Anjo que desceu à Terra para nos trazer a Verdade, a Revelação, o Amor ao Próximo e a Concórdia.
O Pereira é portador duma mensagem de Paz e Harmonia.É um Ser Superior, sempre na procura do que é Justo, um ser duma grande bonomia, duma compreensão demiúrgica, duma serenedidade, como que sobrenatural.
Do Pereira, emana uma grande superioridade na sua ampla e complexa relação com o Mundo, uma incomensurável ternura pelos outros seres pobremente inferiores que o rodeiam.Todos cabem no seu amor superiormente desinteressado, grandiosamente generoso.
Bem Hajas Pereira pela tua grandeza, pela tua generosa compreensão do Todo, pela tua reconfertante bondade.
Abençoado sejas por todo o Bem que fizeste pelo Próximo e que queres continuar a fazer, por nós, humildes florentinos santacruzenses.
Que Deus te conceda a permanência de todas as qualidades que de ti tão humildemente emanam.

Anónimo disse...

O mamões está a criticar uma situação desastrosa onde milhões de euros saem da nossa algibeira para sustentar um sistema de transportes vergonhoso,e ainda é alvo de críticas!? .
A verdade é que alguns merecem continuar na m€rd@ que estão.

Anónimo disse...

Bem,o mamões ou o que está farto de mamar como se diz e bem por aqui está louco, sabem o que acho o homem é psicopata, e como tal não há argumentos racionais, com logica etc. Eu rio-me

Anónimo disse...

É isso,votem no pereira, um incompetente aldrabão e adepto do favoritismo,e tapem o sol com a peneira.Vão chegar longe !

Anónimo disse...

grande homem é este pereira só fala mal dele é aquele que tambem queria o tacho.

Anónimo disse...

Claro que voto PS

farto de mamões... disse...

Para o pereirista indefectível das 14H05:

Tens toda a razão.

O Pereira é o Expoente Máximo de Amizade ao Próximo.
A Luz que dele emana, está, para nós, pobres plebeus santacruzenses, como o Sol está para a Terra.

Bem Hajas amigo comentador, não esquencedo o Admirável e Querido Líder e bem assim todo o seu séquito que o desinteressadamente o acompanha.

Anónimo disse...

eu também voto ps e pereira é o unico e melhor presidente.

farto de mamões... disse...

"Quem mais jura
É quem mais mente,
tamanha é a perjura
de quem fala cegamente".

Anónimo disse...

eu hà 60 anos atrás já tinha ouvisto cantar esta quadra.

farto de mamões... disse...

Mas não ouviste estas:

"Neste Dia S.João das Flores
Façam uma bela fogueira,
Tragam a Bandeira dos Açores,
E com ela amarrem o Pereira"

+

"A rodear a fogueira
Naquela velha praça
está o edil pereira
Com pouco jeito e graça".

Anónimo disse...

eu como não sou de santa cruz achei bastanta piada.

José Andrade disse...

Farto de mamões ainda não perdeste o jeito para as quadras, quando te voltar a encontrar ca por S. miguel vou te contar umas historias que irão dar umas belas quadras, Abraço

Anónimo disse...

Para que navio nas Flores se apenas trouxe 9 e levou 4 e não faz cá falta nehuma

Anónimo disse...

não faz falta para ti que até uma carroça te serve, mas faz falta para muitos que gostam de andar de barco e eu até sei de imigrantes que vão ir e regressar de barco para as flores.

Anónimo disse...

da forma que vejo esses moderadores do blogue, como o malcreado do fraga e outros diozem asneiras de meter medo, e pençam que a ilha das flores lhes pertence; vaiam dár água ao cão

Anónimo disse...

ó farto de mamões, deves viver desesperado para escrever.

não tens onde escrevas e vens aqui largar cabelo. muito boms são os do blogue que te deixam desabafares asneiras sobre asneiras

Anónimo disse...

não é as flores lhe pertencer tem é a mania que sao donos das flores.