terça-feira, 26 de maio de 2009

Navio "Viking" tem historial de avarias

Alugado para o serviço de transporte [marítimo] de passageiros inter-ilhas nos Açores, o segundo navio contratado pela empresa AtlânticoLine, em Inglaterra, teve várias avarias nos últimos anos.

O navio "Viking" esteve parado em Agosto de 2008 devido a um acidente semelhante ao [do navio] "Ilha Azul" e, em 2007, registou problemas nos motores e na caixa de velocidades. A empresa proprietária do barco alugou-o para a operação na Região Autónoma, mas o que pretende é vendê-lo a outro operador.

O acidente do "Viking", em Agosto passado, resultou num rombo no casco, depois de uma forte rajada de vento ter empurrado o barco contra o cais na ilha de Man, na Grã-Bretanha. O barco rápido, agora contratado para os Açores, preparava-se para largar com mais de 600 pessoas a bordo mas os passageiros foram evacuados e ninguém ficou ferido, acidente que obrigou a empresa proprietária a suspender as viagens para reparar os estragos.

O acidente foi muito semelhante ao que aconteceu com o navio "Ilha Azul", na Graciosa, que também sofreu um rombo no casco ao embater num baixio, empurrado pelo vento. Mas os problemas com o navio "Viking" não ficaram por aí: em 2007, quando operava por conta da mesma empresa mas com outro nome, na altura com a designação "Super Sea Cat 2", o barco registou outras avarias - uma falha na caixa de velocidades de uma das quatro máquinas [de propulsão] do barco, obrigaram-no a reduzir a velocidade de cruzeiro.

A embarcação que tem capacidade para atingir 35 nós, passou a levar mais tempo para efectuar as viagens entre Inglaterra e a Irlanda, ao ponto de não cumprir os horários estabelecidos pela companhia. Perante as críticas dos passageiros, a empresa proprietária do navio foi forçada a fazer um pedido público de desculpas, durante o período em que um dos motores foi devolvido ao fabricante, na Alemanha, para reparação.

Estes incidentes poderão não estar relacionados com o facto, mas a verdade é que a empresa Steam Packet já fez saber que o navio está à venda, embora, por enquanto, esteja alugado à AtlânticoLine.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores e jornal «A União».
Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

o tema é o bota abaixo.

Anónimo disse...

Deixemo-nos de ser picuinhas. Todas as máquinas avariam e não há necessidade de começar a dizer mal do barco antes de ver o que ele realmente vale, senão isto começa realmente a parecer o blogue do bota abaixo.

farto de mamões... disse...

O lobi dos barcos encalhados não desiste.

Ainda vamos assistir a mais uma intricada telenovela trágico-marítima, com personagens fantasiados com capacetes à viking, ou seja equipados com as respectivas protuberâncias (cornos no jargão português)!

Vai ser uma festa este verão!

Botem pr'a baixo que é fiado!

Corvi marini disse...

pois....todas as máquinas avariam, por isso é que são máquinas. a ariel tem menos de um ano de navegação e ja avariou umas quantas vezes... é claro que se este é de 1997, já avariou também..

vocês não levam os vossos carritos ao mecánico?!?

Paulo Ramos disse...

A ilha das Flores acaba de ser considerada Reserva da Biosfera, pela Unesco, juntamndo-se assim ao Corvo e Graciosa com distinção idêntica.
Parabéns!

Anónimo disse...

ainda à poucos dias a lancha que liga o pico ao faial avariou a meio do canal à poucos anos um avião do canadá parou os motores quando ia a passar nos açores e aterrou no aeroporto das lajes com 200 e tal pessoas a borde.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 26 de Maio de 2009, das 16H24 a ilha das Flores merecia ser classificada como ilha desgraçada pois só existem casos insolitos tais como: lixeiras a ceu aberto, saneamento básico a correr directamente para o oceano, pedreiras clandestinas, entulho e lixo nas ribeiras, obras clandestinas...querem mais!? Não precisa sair do concelho de sta cruz pra ver isso tudo!

Anónimo disse...

sr Paulo Ramos acha bem com 2 vergonhosas lixeiras a ceu aberto?

Anónimo disse...

Tal como eu aqui avisei.
Já se esperava.
Para certo tipo de gente nada presta e nada está bom.
Já começaram a por defeito no barco.
Gente que nos privou de transporte maritimo anos a fio, quando vendeu o antigo Ponta DElgada.
Gente que quando governou pintou por aí o caneco, com conhecidas escandaleiras de corrupção.

Anónimo disse...

caro anonimo das 20,54 gente como essa que fala para eles o que é bom é uma carroça com dois varais.

Anónimo disse...

mais iates a chegar este porto das lajes já é conhecido em todo o Mundo.

Anónimo disse...

A responsabilidade pelas Flores limpas diz respeito aos Florentinos.
Ou querem que os outros é que venham para aqui limpar o esterco que produzimos?

Há limtes para tudo, safa!

Anónimo disse...

As Flores integradas na reserva mundial da biosfera pela UNESCO, não merece a atenção do bloguista.
É assunto de somenos.
Uma coisa qualquer.
Uma tolice do governo, se calhar.

Definitivamente.
Conhecem regime pior do que a partidocracia crónica, com sintomas de crise aguda?

Paulo Ramos disse...

Eu limitei-me a constatar um facto que tinha acabado de ler no IOL e que muito me agradou. Infelizmente não conheço a ilha, embora planeie fazê-lo brevemente. Tenho conhecimento dessas lixeiras pelo que vou lendo aqui. Acho contudo mais fácil tratar desse problema agora que têm os holofotes centrados nas questões ambientais da ilha. Há sempre uma maneira mais pessimista e outra mais optimista de ver a coisa. Eu vou sempre pela segunda. Curioso terem-me tratado por anónimo qando eu assino sempre os meus comentários...

Anónimo disse...

"Anónimo disse...

ainda à poucos dias a lancha que liga o pico ao faial avariou a meio do canal à poucos anos um avião do canadá parou os motores quando ia a passar nos açores e aterrou no aeroporto das lajes com 200 e tal pessoas a borde.

Terça-feira, 26 de Maio de 2009 16H50m AZOST"

TUDO MUITO NORMAL, NÃO É!!??

Algo está muito mal quando o percalço, o acidente, a anomalia, passa de Anormal a fazer parte da Norma.

Saúde.

Anónimo disse...

O fast ferry Viking é propulsionado por 4 motores Ruston de fabrico inglês e não alemão e cuja potencia total perfaz 38000HP. E totalmente disparatado utilizar um navio super rapido e super-super gastador de gasoleo em rotas sazonais e de reduzida dimensao como nos Açores.A prova é que os 4 navios da série Superseacat(Viking) estao todos laid up,ie,parados e sem comprador `vista.Será que temos a riqueza do Dubai ou somos superparvos?

Um oficial de marinha mercante