domingo, 19 de julho de 2009

Alunos florentinos vão visitar Bruxelas

A equipa da Escola Básica e Secundária das Flores, vencedora do concurso «Europa Quiz», promovido pelo Governo [Regional] dos Açores através do gabinete do subsecretário regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, no âmbito das comemorações do Dia da Europa [9 de Maio], desloca-se a Bruxelas, a partir da próxima segunda-feira [amanhã, dia 20], para uma visita de estudo [com a duração] de quatro dias.

A sessão final [do concurso «Europa Quiz»], que decorreu no [passado] dia 8 de Maio na Escola Secundária Tomás de Borba [na ilha Terceira], com a presença do secretário regional da Presidência, foi disputada entre nove equipas finalistas, uma de cada ilha do arquipélago, apuradas numa primeira fase do concurso, na qual foram apresentados trabalhos em suporte multimédia sobre o tema «Energia e Alterações Climáticas».

Os alunos Liliana Meireles, Claúdio Gomes e Tércio Machado, da equipa ‘Cubres’, que se fazem acompanhar pela professora Maria Isabel Duarte, vão visitar diversos locais da capital belga, bem como instituições e organismos da União Europeia, como o Parlamento Europeu e o Comité das Regiões.

Notícia: Açores.net e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

farto de mamões... disse...

Parabéns aos alunos vencedores deste concurso, assim como aos respectivos professores que orientaram os trabalhos.

Só a perseverança no estudo e no trabalho é que nos pode fazer sair da endémica pobreza insular.

A melhor "matéria-prima" dum país ou duma região não é o petróleo ou outros minérios, mas sim a "massa cinzenta" dos seus cidadãos.

Apostar decididamente na educação, instrução e valorização cultural das nossas crianças e jovens, é o caminho certo para saírmos da secular dependência do exterior e preparar-nos para a nova economia do conhecimento.

Que façam uma boa viagem; apreendem novas experiências e já agora proponho que vão à Grand Place de Bruxelas e que compram uma caixinhas dos famosos chocolates belgas.

Bon voyage!

Anónimo disse...

No meu tempo e que não havia nada disso, e até acho dinheiro mal empregue, enfim antes equipassem minimamente os laboratórios das escola. Mas para dar a perna há sempre dinheiro...

E tu farto de mamões que sítios é que visitaste enquanto andavas na escola ?? Nada, bem me parece...


L:C.

farto de mamões... disse...

Já aqui chegou um dos habituais arautos do miserabilismo.

Uma coisa é o equipamento das escolas, outra coisa são essas viagens de estudo e que são financiadas pela União Europeia.

Um dos factores de progresso e de desenvolvimento social é a mobilidade dos cidadãos, sejam eles estudantes ou trabalhadores.

E é nessas viagens - não viagens turisticas dos políticos! - que os alunos, professores, técnicos e trabalhadores podem obter ensinamentos muito válidos e confrontar outras culturas e outras geografias.

Infelizmente, no meu tempo não havia essas possibilidades.
Havia reguadas, óleo fígado de bacalhau, ardósias e pés descalços.

É verdade que se aprendia bastante , mas esses tempos eram outros e não é por eu ter vivido esses tempos cinzentos que os recomendo a esta geração.

Esta geração tem que aproveitar estas novas possibilidades e em contrapartida tem que corresponder em termos de aproveitamento e qualificação.

Anónimo disse...

Pois, o que é facto é que nada tem a ver uma coisa com a outra, há verbas para uma coisa e para outra, de proveniências diferentes
Falam falam mas não dizem nada nem sabem do que falam!