terça-feira, 14 de julho de 2009

«Fórum ilha das Flores» faz seis anos!!!

Saudações florentinas!!

34 comentários:

Jose M. disse...

Parabens!!!!!!!!
Parabens!!!!!!!!
Parabens!!!!!!!!

Pelo pessimo serviço prestado á Ilha das Flores, seus habitantes e serviços puplicos como motor de difamação e calunia.
Graças ao Forum, hoje podemos ver o nome de pessoas que trabalham pela Ilha ser difamado neste site, (de forma baixa e anonima) enquanto que os "parasitas moderadores" nada fazem.
Bem Hajam !
Continuem...
José M.

Paulo Henriques disse...

Os cães ladram e a caravana passa...

Anónimo disse...

Devo dizer que em boa verdade , este forum publica boas noticias sobre a actualidade da Ilha das Flores. é bem verdade que sao publicadas a tempo, com bons conteudos e normalmente acompanhadas de uma foto ou video, o que ainda reforça mais a noticia.
Disso não temos duvidas e devo dar os meus parabens.
Sinceramente..não sendo da Ilha das Flores , os comentarios publicados não dignificam em nada o nome da Ilha , nem ate mesmo o proprio trabalho de quem gere o blog.
Parabens por parte do trabalho!

farto de mamões... disse...

Como modesto comentador deste formidável, liberal e democrático blogue, endereço os meus mais sinceros parabéns e os meus respeitosos cumprimentos aos seus autores e administradores.

Oi, pessoal, vamos cantar "Parabéns a Você" (clickar no nick!!!).

farto de mamões... disse...

Hoje é dia 14 de Julho, dia da Tomada da Bastilha, Dia Nacional da França.

Nós,florentinos, não podemos esquecer que convivemos cerca de três décadas com os nossos amigos franceses e não podemos esquecer que foi com aqueles que saímos da "idade média", já que o nosso pai Portugal, à data, não foi nem era um pai, mas sim um padrasto muito ruim!

Vive La France! (clickar no nick!)
Vive La Liberté!

Mª Silva disse...

6 Anos ao serviço de uma corja de anonimos que fazem deste blog o seu covil, para poderem dizer mal de tudo e todos !
Pelo menos a "esses" sim..tem trazido alguma alegria e eles ficam realizados a poder caluniar todos sem o risco de serem culpados !
Esta "casa" até presta um bom serviço , como foi comentado mais acima...mas deixa tudo por terra no que diz respeito aos comentarios!
Os meus lamentaveis parabens pela vossa existência!

Jacob disse...

Parabéns aos administradores do blogue.Só é pena o anonimato,mas não se pode fazer nada...é a blogsfera!Tambem não pode ser tudo perfeito neste mundo.
Uns realizam-se a ofender ,outros ficam com a vida "suja"derivado ao anonimato e sem se poderem defender com alguma dignidade!
Abraço com saudades do Canadá.

Anónimo disse...

Sinceros parabéns pelo excelente blog.

O anonimato, desde que responsável e bem educado, não constitui problema.
Já por mais do que uma vez chamei "terroristas encapuçados" a anónimos que entram no blog para assassinar, não para comentar.
É evidente que quem tem um palmo de testa percebe-lhes o jogo invejoso e não lhes dá credibilidade. Se fosse verdade o que dizem, não se acobardavam, dando a cara e mostrando-se.

Pessoalmente recuso-me a comentar mexericos e difamações - a não ser quando chamo estupor ao mexeriqueiro - optando por elevar a discussão, falando em ideias e projectos.

Anónimo disse...

Quem não deve não teme . Como foi dito pelo Paulo Henriques os cães ladram e a caravana passa . mas pode-se sempre dizer que onde há fumo logicamente existe fogo.

José Andrade disse...

Quero dar os parabéns aos autores e Administradores deste Fórum pelo excelente trabalho que têm vindo a realizar ao longo destes seis anos.
Na minha opinião penso que os Administradores não deviam de publicar nenhum comentário que tivesse em anónimo assim se calhar certos comentadores não diziam tanta asneira nem caluniavam tanto as pessoas.

Bem hajam

Anónimo disse...

Parabens aos autores do blog.

Voltando aos comentarios quero comentar a seguinte noticia de hoje
atravez da televisão.

Há muito tempo que se vinha alertando que a ASAE vinha abusando da sua autoridade nas fiscalisações que faziam pelas ilhas principalmente nas Flores.

Veremos a ASAE bentrava num comercio e apreendia determinada mercadoira im prpria para consumo e a mesma mercadoria ia para a casa dos idosos.

Ora bem. Se a mercadoria é impropria para consume como pode ser consumida pelos idosos ou outras pessoas a quem a Santa Casa fornece comida, não faz sentido nenhum tal serviço.

Pergunto o que faz a policia em conjunto com a ASAE, será que a policia desconhece por completo o serviço que está apoiando.

Qual a ideia de aSAE entrar emcapotada e de arma na mão pelo estabelecimento dentro, será que há coisas tão graves ou apenas desconhecem o que estão fazendo.

Nas Flores as coisa são feitas de uma maneira e nas outras ilhas são diferentes.

aqui nas Flores até se come umas lapinhas em casa dos amigos e depois vai-se tomar uns copos e até se ingrossam e vão descobrindo umas verdades atravez dos copos.

Os vcomerciantes das Flores que tem sido autoados não tem dado nada porque o serviço da ASAE deixa muito a desejar, deve haver fiscalização porque as coisas podem diotorar-se mas de forma honesta e não vingativa.

Denis C.Almeida disse...

HARDLINK 1

Desde o dia que tomei conhecimento deste Fórum Ilha Das Flores, todas as vezes que posso, faço-lhe uma visita que mais não seja à página principal.
Gosto de saber notícias da ilha das Flores, minha terra natal.

Respeitante a comentários, estou de acordo com os que protestam o anomimato.Se pelo menos assinassem com iniciais que mais não fosse, não haveria tantas reclamações e insultos.
De minha parte como leitor deste BLOG florentino, envio os meus sinceros PARABÉNS ao protagonista e dirigentes do Fórum Ilha Das Flores
Bem hajam. DCA

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa e sucesso.
Nada como o anonimato para açucarar a vida desta comunidade.
Sem essa capa não seria possível puxar da rédea dos cavalos à solta (vidé PS), e pelo menos manter viva uma esperança de melhores dias por cá.

PS: cavalos à solta é uma expressão aqui usada para ilustrar a situação em que o cavalo fica sem freio nos dentes, ficando perigoso e dando dentadas em tudo, etc...

farto de mamões... disse...

Este último comentador até foi politicamente correcto, pois poderia ter-lhes chamado bestas....

Anónimo disse...

parabens a todos quanto trabalham neste belo forum ilha das flores,
felíz aniversário

JOSÉ BEIRÃO disse...

os meus para bens por este forum .

continuação.

Anónimo disse...

Bestas?
Nem tanto.

Burros anões. Mas do lado da oposição.
Da oposição safada, que passa a vida a por abaixo.

Ricardo Alves Gomes disse...

Exmos. Senhores Administradores do Fórum Ilha das Flores:

Alertado para o facto de estar a circular entre os comentários uma confusão entre mim e um opinador anónimo que costuma assinar "Farto de Mamões" venho dizer o seguinte:

1. Reitero, pela enésima vez, que dou a cara pelos artigos ou comentários que escrevo e nunca me refugiei no anonimato, assumindo as posições que entendo dever manifestar;

2. O facto de alguém vir atribuir a mim a autoria dos comentários de um tal de "Farto de Mamões", só pode ficar a dever-se a um total desconhecimento das regras com que me pauto, das minhas opiniões sobre os mais variados assuntos, e a uma malvadez gratuita que visa lesar (sabe-se lá com que motivação) o meu bom nome, honra dignidade e carácter;

3. Desafio o autor dos comentários assinados sob o pseudónimo - "Farto de Mamões" a identificar-se, uma vez que ao não fazê-lo está a lesar gravemente terceiros, neste caso, eu próprio;

4. Estou à disposição do Fórum e de todas as entidades para a realização de todas as diligências que necessárias à descoberta da verdade;

5. Lamento este episódio, ao qual apesar de ser alheio e me visar directamente, vem, mais uma vez, através da lama mais rasteira, contribuir (propositadamente) para a descredibilização geral do Fórum, como é fácil de perceber, ou não fosse evidente o interesse de alguns em arrasar esta publicação online;

6. Como já deviam estar cientes, por exemplos do passado, não é este episódio que me fará deixar de subscrever as peças que entender, de modo responsável, frontal e livre;

7. Sem retirar um ponto que seja à censura e ao combate que estas acções criminosas devem sofrer, gostaria de expressar a V.Exas., e aos visitantes do Fórum em geral que urdidura alguma será capaz de me assassinar o carácter ou inibirá de colaborar com este Fórum, ou outro, assumindo sempre os actos que pratico e as suas consequências;

8. Se alguém pensa que me amedronta com alguma manobra subversiva, como esta última, que se desengane;

9. Prejudicar, é claro que prejudica. Mas creio que a maioria dos visitantes do Fórum sabe distinguir o trigo do jóio e não toma a parte pelo todo;

10. Estas "brincadeiras" vão acabar no dia em que alguns quantos forem desmascarados.
Esse dia, de choro e ranger de dentes, já esteve mais longe!

Com os melhores cumprimentos, e saudações de parabéns pelo aniversário do Fórum,

Ricardo Alves Gomes

Anónimo disse...

Parabens aos administradores do forum pelo belo trabalho. Longe das Flores e sempre um prazer vir saber noticias da nossa linda ilha, por isso agradeço muito.
Por favor continuem.
Maria Silveira Fernandes
natural de Santa Cruz residente na California

Anónimo disse...

Parabéns e muita força ao gestores do blog. Muita verdade se diz aqui, aqui sinto que existe liberdade na ilha das Flores pois podemos opinar e comentar a todos os niveis.
Força para mais 6 anos!
Parabéns e muito sucesso.

farto de mamões... disse...

Com muita pena minha, hoje não tive disponibilidade para estar nesta "praça da liberdade", pois tive a fazer de "guia turístico" a alguns amigos e familiares que vieram dos "states".

Depois de fazer o indispensável "up-grade" aos comentários desta caixa (e para surpresa minha!) surge no monitor um descabelado comentário do Sr.Ricardo Alves Gomes, que presumo ser o "Dr.Ricardo" (?)conforme insinuação trazida aqui por um tal Sr.Jacob (do Canadá?) que também é comentdor assíduo neste blogue.

Nestas circunstâncias e como fui "intimado" a cooperar no desagravo e desmentido solicitado pelo ilustre queixoso, Sr.Ricardo Alves Gomes, venho respeitosamente a esta tribuna, pedindo a grata colaboração e anuência dos Srs.Administradores do "Fórum Ilha das Flores", esclarecer o seguinte:

1º - O "Farto de Mamões" é um cibercidadão devidamente registado com IP e e-mail identificados;

2º - Nunca, e em circunstância alguma, assumi a identidade de alguém conhecido, e muito menos do Sr. que aqui se apresentou a "queixar-se" (não sei de quê!);

3º - Como tenho sido muito assediado por outros colegas comentadores - e que já insinuaram muitas identidades, inclusivé a dum tal "Dr.Ricardo" (?)- comunico que nas minhas réplicas e tréplicas a todas desmenti.
Claro que não posso passar o tempo, pois seria fastidioso para a função que deve ter esta participada e dinâmica caixa de comentários, a desmentir ou a saciar a curiosidade patológica dalguns leitores deste fórum;

4º - Declaro que nunca tive o prazer de conhecer pessoalmente o Sr.Ricardo Alves Gomes,nem nunca me foi apresentado;

5º - Nunca, e também em circunstância alguma, enderecei ou referi o nome do "queixoso" que aqui destemperadamente se apresentou.
Aliás, cheguei a comentar positivamente os seus interessantes e fecundos artigos sob a epígrafe "Preto no Branco" aqui publicados.
Para além desses artigos serem bem escritos, sempre notei a preocupação do Sr.Ricardo Alves Gomes em "puxar" a sua ilha para a divisão superior, desiderato também perseguido pelo signatário;

6º- As justificações ou desculpas pedidas pelo "queixoso" devem ser remetidas aos outros comentadores (anónimos ou não...) que de forma malévola fizeram uma deliberada confusão de identidades;

7º - A minha participação nesta caixa de comentários circuncreve-se a opiniões, comentários, críticas ou apreciações de forma abstracta e geral aos posts publicados ou assuntos co-relacionados e tenho a convicção que comento com fair-play, sem atingir ninguém em concreto, aliás como eu já tinha solicitado aos colegas no mês passado;

8º - Há todo o interesse em manter este fórum aberto à critica, à opinião livre e ao contraditório,embora em moldes urbanos e elevados que devem ser da exclusiva competência da respectiva administração;

9º - Faço lembrar ao Sr. Ricardo Alves Gomes que esta aldeia global, que é esta maravilhosa "Cibéria", tem as suas especificidades e regras , e como demonstrou estar seguro de si e bem assim da confiança que deposita na comunidade onde vive, certamente que nada terá a temer;

10º - Como vivi muitos anos no exterior, nomeadamente no país que ainda hoje é a pátria da Liberdade e da Democracia, constatei por experiência própria e vivida que lá ninguém está isento de critica e a ninguém é vedado o direito à liberdade de expressão.

Por acaso Vs. Exª.s já imaginaram a quantidade, profundidade e extensão das criticas (algumas insultuosas) que são alvo as figuras públicas (e não só...), quer pelos seus adversários, quer nos mais mirabolantes programas de televisão e em especial na internet?

Aqui, nos Açores e em Portugal, ainda prolifera uma mentalidade recheada de resquícios e reminiscências da Santa Inquisição ou mais recentemente do Estado Novo.

A qualquer crítica - mesmo que divertida - "ai ai ai ai", como diz o conhecido comentador desportivo....

"Mas que raio de democracia é esta?" (parafraseando o mesmo comentador)

Gratos pela atenção dispensada, subscrevo-me com a mais elevada estima e consideração,

Anónimo disse...

oh moços,isto está teso por estes lados.Leiam novamente o ultimo ponto(nº10)do Dr.Ricardo Alves gomes.
Será uma ameaça?

Ricardo Alves Gomes disse...

Exmos. Senhores,

O cibernauta, com IP e e-mail identificado, que costuma usar o pseudónimo “Farto de Mamões” veio dar um contributo, como lhe era devido – no interesse do próprio e no respeito pelo autor destas linhas - para desfazer um lamaçal de confusão lançada em comentários anteriores, que apontavam para “Farto de Mamões” e Ricardo Alves Gomes serem a mesma pessoa.
Em suma, veio dizer que nem se conhecem.
Aceito, assim, o desagravo.

Todavia, sempre haverá a acrescentar o seguinte:

1.O cibernauta residente no Fórum, “Farto de Mamões”, não pode empertigar-se pelo facto de RAG ter vindo expressar indignação com a atribuição a este de comentários que não são da sua autoria;

2.Não é pelo facto do “Farto de Mamões” até já ter feito comentários a concordar com certo artigos de RAG que este não haveria de querer ver desfeito o pernicioso equívoco;

3.Como bem saberá o “Farto de Mamões”, sendo caso disso, uma vez que se declara com IP e email identificados, não há-de opor-se a que lhe seja levantada a “máscara” (é claro que tem direito ao pseudónimo), se tal situação colidir com consideráveis lesões à honra e ao bom nome de alguém a quem mentirosa e caluniosamente se atribuem a autoria de comentários que não são da sua lavra. Trata-se to mais elementar bom senso – a ponderação entre dois direitos e o sacrifício de um a favor da salvaguarda de outro mais elevado;

4.O cibernauta “Farto de Mamões” também há-de ter interesse em desfazer todo e qualquer equívoco ou, caso não se cortasse o mal pela raiz, de ora em diante tudo o que RAG aqui publicasse poder-lhe-ia ser imputado;

5.A indignação de RAG não se dirige em primeira linha ao “Farto de Mamões”, mas sim aos “confucionistas de serviço”, que (sabe-se lá porquê) com urdiduras como esta mais não pretendem que pura e simplesmente arrasar o Fórum, em especial alguns daqueles que aqui costumam participar;

6.Não há nenhum “ai, ai, ai” na indignação expressa. Com opiniões discordantes ou críticas, mesmo as mais duras, RAG sempre teve “arcaboiço” para todas elas, tanto neste Fórum como nas mais diversas instâncias. Mas uma coisa são críticas, outra é sacanice da mais rasteira e canalha!

7.O “Farto de Mamões” diz prezar a Liberdade. Pois RAG também sempre aprendeu a defendê-la desde muito cedo, em Portugal, nunca abdicou desse valor absoluto e não aceita lições de quem quer que seja na matéria, e muito menos insinuações de qualquer tendência inquisitória ou pidesca. Pelo contrário! Pidesco, por vezes, é usar um pseudónimo e a coberto deste “falar de cátedra”, fazendo também uma “política de terra queimada”.

8.Com efeito, o autor destas linhas, por vezes, também se farta de mamões, em especial daqueles alegadamente mais eruditos e com mamar mais doce.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Alves Gomes

farto de mamões... disse...

Exmo Sr.Ricardo Alves Gomes:

Não é minha intenção criar polémicas estéreis com ninguém e muito menos a próposito de bizantices.

Como era meu dever cooperei com V. Exª. no esclarecimento que se impunha quanto ao confusão de identidades que houve entre o cibercidadão signatário e o Sr.Ricardo Alves Gomes.

Essa desagradável confusão nunca foi alimentada por mim e a mesma é completamente alheia à minha vontade.

Em situação alguma eu nomeei o nome de V. Exª, pois não o conheço nem nunca me foi apresentado.

Para evitar novas "confusões" eu deixei num post lá atrás um "aviso à navegação", pois os mesmos "insurgentes da cana roca" que deixam aqui as "bocas" já estavam a palpitar/apostar noutro cavalheiro.

Também já disse que a minha participação neste blogue sob a forma de nick é com espírito desportivo, embora crítico ou divertido.

O signatário não quer candidatar-se a nada e muito menos não quero "tirar o pão a ninguém".

Tento participar dentro das regras conviviais em curso neste meio de comunicação e sempre dentro dos limites defenidos pela administração do blogue.

Ninguém ouvirá ou lerá nos meus comentários expressões injuriosas ou a utililização de vernáculo indecentemente explícito.

Todavia, não posso deixar impune algumas aleivosias que debita, e recomendo que tenha mais fair-play e que não seja tão aborrecido.

Ainda ontem vi e li vários comentários num blogue de expressão nacional com o curioso nome de Bento XVI e que eu saiba o Vaticano ainda não moveu nenhum "processo" contra o usurpador do título de Sua Santidade....

Ou V. Exª acha-se assim tão importante, ou mais importante que o Papa?

Ricardo Alves Gomes disse...

Não respondo, ou a resposta não fosse óbvia e a pergunta ociosa.

Não respondo ainda por que isso seria alimentar uma polémica estéril. V.Exa. disse que não o pretendia.
Eu também não.

Adiante. E divirta-se, "na desportiva".

Ricardo Alves Gomes

Anónimo disse...

Alguns dos comentários aqui exarados , fazem-me, nem sei bem porquê, lembrar Fernando Pessoa, que nuns dias era Caeiro noutros Ricardo Reis ou Alvaro de Campos...,VF

Anónimo disse...

Para mim,continuam os dois a ser só um.
Mas pronto,com o devido respeito e cada um com as suas "manias",não vale a pena tocar mais no assunto.

Anónimo disse...

gostei deste bate papo civilisado. são duas pessoas cultas, que sabem discutir sem dizer asneiras. mas só os estupidos os podiam confundir.enfim por aqui passam muitos, unssó para ler e outros tambem para escrever, e na verdade a função do blogue não é por os bloguistas a discutir uns e outros. quanto as criticas geralente nunca são bem aceites por que mete o barrete. e nem tudo são mentiras, mas é verdade que muita gente aqui morde na sombra, não tem coragem de dar a cara. por varadiissimas razões.

farto de mamões... disse...

Ao Anónimo da 20H21 de 16JUL09,mais conhecido por "Vento Fresco":

O que você quer, sei eu bem....

Ainda vais ter que comer muita "papa maizena", como diria o ex-Pinho...

farto de mamões... disse...

Quanto ao comentador irredutívelmente incréu que opinou às 00H29 DE 17JUL09 vou-lhe responder socorrendo-me dos clássicos.

No Cap.I da "Conjura de Catilina" de Salústio, este escreve:

« A todos os homens que podem distinguir entre os outros animais convém que se esforcem com o maior empenho para não passarem a vida em silêncio, como o gado que a Natureza tornou prono e súbdito do ventre»

Este trecho ajusta-se muito bem aos nossos endémicos mamões (alguns ainda mamotes!) e a todos os pobres de espírito que não vêm um boi à sua frente...

farto de mamões... disse...

O simpático comentador das 01H06 DE 17JUL09, embora utilizando uma escrita densa e ziguezagueante, foi suficientemente esclarecedor e interpretou bem a inopinada polémica havida entre o signatário e o douto comentador RAG.

Para ele os meus sinceros aplausos (Clickar no Nick).

Anónimo disse...

oh moços,nao se enganem,o farto de mamoes é mesmo o outro.ele nao consegue disfarçar.foi apanhado.iiiiiiiiiiiiiiiiiii!

Anónimo disse...

aqui vai uma openião minha respeitante aos detentores de cargos publicos que se dizem que são enxovalhados.se esses senhores não tivessem o rabo preso, não se picavam, e quando há fumo, é porque há lume.o problema é que os senhores em causa fazem-nas pela sombra pensando que ninguem dá por elas, mas há sempre alguem que está alerta e percebe.é verdade que não tem coragem de as dizer cara a cara, não por não serem verdades, mas porque quem tem cu tem medo.no entanto não vale a pena culpar os donos do blogue e estar sempre a atrarem -lhe pedras, eles não são culpados do que aqui se escreve, e tambem acredito que a maior parte do que aqui se diz, tomam conhecimento aqui , como eu,há muitas pessoas da ilha que ninguem ousou falar delas aqui, estão bem descansadas na sua casa, se falam de alguns aqui é porque tem alguma razão.
quem não quer ser lobo não lhe veste a pele. estivessem nos seus empregos, recebendo os seus miseros vencimentos como qualquer outro trabalhador onesto, e decerto não seriam falados.quem anda com a sua vidinha direita e não faz sacanice ninguem se lembra de os encomodar.por exemplo empurrar pessoas dos seus serviços para meter outras da sua confiança..espera que o adorem. será que esta feliz com o que aconteceu a desgraçada em questão???dorme bem descansado, e volta para as procisões de santo cristo sereno e de conciencia tranquila??? isto é enxovalhar???ou é antes constactar a realidade nua e crua????se fosse com filha minha???? o bicho ia pegar feio e forte, e não ia haver governo que o safasse...

farto de mamões... disse...

Boca santa, caro comentador das 00H31 de 18JUL09.

Muitos detentores de cargos politicos, quer por eleição, quer por nomeação, assim como uma boa fatia de "funcionários públicos" armados em "chefes máximos do pessoal minímo" não gostam de serem criticados, censurados ou denunciados.

Lutam por esses lugares como os cães lutam por um osso; prometem mundos e fundos com factura/recibo a ser paga pelos palonços dos contribuintes; nomeiam os "seus" (familiares, amigos,afilhados,compadres, amantes,etc.), mesmo que estes não saibam fazer uma soma aritmética.

Depois de bem instalados dedicam-se de corpo e alma ao estudo aturado da "matemática de sumir" e decorridos uns anitos lá vemos nós esses "sacrificados" à causa pública a "meterem" os papelinhos para a ambicionada aposentação ou então fazem-se ao piso para alguma "transferência" de serviço financeiramente mais favorável.

Aqui na ilha, nos Açores e nessa merda de país que é Portugal, vêm-los todos pimpões a "malhar no calçadão" com a caderneta da CGD no bolso de trás dos calções ou do fato de treino bem recheados com pensões de 2500/3000/4000 e alguns felizardos a 5000 euros/limpinhos mês.

Todos sabemos que a Região e o país estão à beira da bancarrota e já não temos economia para sustentar estes marajás da politica e da administração pública politizada.

Os contribuintes (ou seja os trabalhadores por conta de outrém; os trabalhadores independentes; os pequenos e médios empresários) têm sidos autênticamente tosquiados pelo fisco para que se possa sustentar os vícios desta politica corrupta e incompetente.

Agora o país está à beira da falência, pois esta gente deitaram "fogo ao celeiro" e já não há mais cereais.

Com a sua sabedoria, o Imperador Tibério, de Roma, respondeu aos seus conselheiros que o aconselhavam a lançar mais impostos, que os carneiros devem ser tosquiados e não esfolados.Isto foi há mais de 2000 anos, mas pelos vistos estes políticos "sucialistas" não leram os clássicos...