Novos aviões Dash Q200 da SATA começam hoje a voar com passageiros
O voo SP-578 com hora marcada de partida para as 11 horas [da manhã] desta segunda-feira [hoje], saindo do Aeroporto João Paulo II com destino à Horta e ao Corvo, marca o ‘take-off’ comercial dos Dash Q200 ao serviço da SATA Air Açores.
A partir de[sta] segunda-feira [hoje] e depois da certificação das duas aeronaves de fabrico canadiano, emitida na [passada] sexta-feira [dia 24] pelo INAC - Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P., os Dash [Q200] passam a voar com passageiros e carga a bordo. Preferencialmente de e para as ilhas dos grupos Central e Ocidental do arquipélago. Isso mesmo reafirmou o porta-voz do Grupo SATA, José Gamboa, ao [jornal] «Açoriano Oriental».
Questionado sobre o início dos voos comerciais dos [Dash] Q200 que chegaram à Região há cerca de dois meses, José Gamboa reafirmou a intenção da companhia de colocar estes dois modelos de avião a servir, principalmente, as rotas para as ilhas do Corvo, Flores, São Jorge e Graciosa. Apesar de transportarem menos passageiros (37) do que os ATP, [os Dash Q200] têm uma maior capacidade de carga. Isto porque mais facilmente se ‘transformam’ lugares [vagos de passageiros] em espaço para carga (em versão cargueiro).
No entanto, no caso do Dornier que efectua os voos para a ilha do Corvo e que a partir de agora passa a ficar em terra, [os Q200] também aumentam a oferta de transporte de passageiros. O Dornier mantem-se, porém, como parte integrante da frota da SATA Air Açores que - desde sexta-feira com a emissão do Certificado de Operador Aéreo (COA) pelo INAC - passa também a incluir os dois [Dash] Q200 da Bombardier. Refira-se que o COA valida e identifica a frota das companhias aéreas.
Apesar do atraso ocorrido nos processos de certificação e registo destas duas aeronaves [Q200] para que pudessem operar no espaço aéreo português, o início dos voos comerciais ocorre, segundo o porta-voz da SATA, num período de tempo que era o expectável. O atraso resultou do facto de nenhum destes modelos de aeronave fabricada no Canadá voar regularmente em espaço europeu. Ou seja, não tinham - por assim dizer - ‘ficha’ aberta.
Recorde-se que o contrato do Grupo SATA com a Bombardier prevê a entrega de quatro Q400 Next Generation (de 80 lugares), para além dos dois Q200 que foram entregues em Maio último. As duas aeronaves que agora iniciam os voos comerciais foram remodeladas pela Bombardier. Até então, voavam em Seattle, nos Estados Unidos da América, para a Horizon Air. Estes dois aviões e os [outros quatro] que vão ser entregues a partir do princípio do [próximo] ano ([e que ainda estão] em fabrico), vão gradualmente substituir a actual frota da transportadora aérea regional, constituída por cinco ATP (de 60 lugares) e o Dornier (de 18 lugares). A aquisição [destas seis aeronaves Dash] representa, no global, um investimento de cerca de 70 milhões de euros.
As tripulações que vão operar os Dash receberam formação no Canadá e nos últimos meses têm vindo a realizar [diversos] voos de teste inter-ilhas [açorianas].
Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!
18 comentários:
Provávelmente, no próximo mês vou até Géneve, na Suiça, via Horta e Lisboa.
Há quatros anos que não vou lá.
Já tenho saudades do Lago Léman e de toda aquela região que o circunda até Montreux.
Será a minha estreia nesses aviões no primeiro "troço" dessa minha viagem (até ao Faial).
(A Sata pelo menos não se compara a essa bodega da AtlanticoLine.
Valha-nos isso!)
Genéve é demasiado vulgar.
E que tal ir até Berna e dar depois um salinho até a Interlaken, Grindelwald e Saanen-Gstaad?
E que tal ir até Zurique indo depois até aos lagos italianos, passando por Davos-Wolfgang e St. Moritz?
Que tal chegar-se à fronteira alemã e visitar Shaffausen e a incrivel Stein-am-Rhein?
ó Farto de mamões disse ,´nos por cá tambem já estamos fartos dos seus comentários aparvalhos vai até onde quizeres mas com bilhete só de ida sem volta , e cuidado com a rocha pois acho que tem caido umas pedras ultimamente...
Raras são as coisas que agradam a FDM nos Açores.
:) Mas ele não se muda...... !
Já estive em quase todos os sítios (alguns só de passagem) apontados pelo viajado e cosmopolita comentador das 20H02.
Há quatro anos - e durante uma estadia de oito dias na primeira quinzena de Setembro - percorri em carro de aluguer parte da Suiça, principalmente a de expressão francófona.
A partir de Genéve( que fica situada perto da fronteira com a França, e junto ao Lago Leman) percorri a estrada panorâmica junto à orla deste maravilhoso lago e com vagar fui apreciando e parando em cidades onde há muitos portugueses, Lausanne, Vevey (sede mundial da Nestlé) e Montreux. Daqui rumei até Neuchâtel, uma cidade muito bonita e na margem do lago com o mesmo nome.
Seguidamente dirgi-me a Friburgo (já na zona de expressão alemã, e é curioso que quando quis atestar a viatura numa estação tive que falar em alemão, pois todos aqueles cantões são muito ciosos da sua língua e recusavam-se a falar a língua dos outros!).
De Friburgo rumei a Berna e não fui mais longe pois já para o fim do dia começou a chover e a forrar-se de nevoeiro (muito parecido como nos Açores) e já não foi possível ir a Interlaken.
No regresso a Genéve "cortei" caminho e passei por Gruyères, zona onde se fabrica o famoso queijo suiço esburacado.
Dessa viagem magnifica (e já tinha estado duas outras vezes, mas em "business") retive algumas impressões, entre as quais:
- não se paga portagem nas auto-estradas (em Portugal as portagens são como na Idade Média);
- os rodados dos tractores das quintas agrícolas antes de entrarem na via pública são meticulosamente lavados (aqui na ilha e em todos os Açores há excrementos por todo o lado):
- os WC's das estações de serviços ao longo das auto-estradas parecem salões de beleza, onde se pode ler jornal, ouvir música e onde a limpeza é deveras impecável (aqui e em Portugal toda a gente sabe como são as casas de banho públicas...e não é preciso fazer o desenho);
-Lá falam quatro línguas, para além do inglês que é muito utilizado nos centros urbanos, turísticos e de negócios, e é um país maravilhoso onde todos se entendem (aqui fala-se - e mal - uma só lingua e ninguém se entende!).
Conclusão: Gostava que um dia os Açores fossem uma Suiça, aqui no meio do Atlântico.
Um sonho? Uma utopia?
Ao simpático comentador das 20H35:
Estou aqui ao pé duma grota nos Casteletes e estou com problemas de recepção.Vou subir para o Pico da Burrinha ou em alternativa para o Morro Alto.Escuto.
Caro FDM,ainda não me respondeu,se apreciou as "sopas da Lomba".
"Os cozinheiros,não passaram além dos tachos".
Um passeio pelas nossas lagoas far-lhe-ia muito bem.
Cordialmemte;
Insulas corvis marinis.
J.L,continua a ser o maior,ele é obra feita por todo o lado,são festas e inaugurações,muito concorridas,igual só Cesar ao seu melhor e alberto joão na Madeira.
É grande banhada,cinco a zero.
assim falou zaratrusta.....
J.L.???? Tenham dó... se ele fizesse obra que interessasse! Temos um pavilhão que nao é usado... vao destruir a calheta e agora vao construir uma piscina aquecida anexa ao pavilhão... em vez de construir uma piscina ao ar livre onde as pessoas se pudessem banhar e apanhar sol! E esses museus? As pessoas pedem-lhe ajuda na habitação.. ele oferece uma casa a cair.. enquanto que anda a arranjar casas para fazer pólos museulógicos para estarem FECHADOS!
Digam-me la... para que tanta obra se nao tem uso?
E mão firme naqueles empregados dele? NENHUMA! Entram a que horas querem e saiem a que horas entendem... trabalhar que é bom?? NADA... Mamar a custa da Câmara? Á vontade! Ele deixa!
Aquilo ali precisa de uma mudança urgente! Quem apoia o JL é porque já mamou também as custas dele...
E a filhota? Ali, no quadro... dentro de um gabinete a fazer nenhum... Médica Veterinária onde? Nem material para exercer tem quanto mais... e está no quadro... Ninguém fala! Se fosse filha de pobre já a tinham escorraçado de lá pra fora...
E nem falo da Festa do Emigrante... festa de tradição no concelho das Lajes.. e que ele tem feito morrer nos ultimos anos... tanto que ele como Presidente nem poe os pés na mesma a nao ser para a sessão de abertura...
Uma tristeza é o que vos digo... e ainda há quem ache que o JL é bom para estar ali... façam um favor... em Outubro votem noutro... que aquele ja deu o que tinha a dar...
O farto de mamões estava nas sopas da Lomba?
Caro «Insulas Corvis Marinis»:
Respondendo à sua 2ª insistência informo que, com muita pena minha, não tive nas saborosas e tradicionais "sopas da Lomba".
Este ano - e excepcionalmente! - só participei nas "sopas da Festa do Emigrante", uma vez que as mesmas eram dedicadas aos meus companheiros da diáspora e duma forma geral foram uma significativa homenagem aos nossos ancestrais.
De resto, ando a evitar comidas muito calóricas, já que quero manter o meu IMC (indíce de massa corporal) dentro dos padrões normais para a minha idade (1,83 a x 74 Kg).
(Segundo um estudo americano feito em ratos, os que mais comem são os que morrem primeiro).
Apesar das minhas «pistas» V. Exª continuar a marrar às cegas, pelo que o vosso nick mais apropriado seria "Insulas Cornus Marinis"...
e algumas destas ditas casas museus ainda recebeu algum da sua venda á câmara como por exemplo a por ele designada casa do avô , assim tambem eu era rico
A festa do Emigrante foi mesmo interessante. Fogo de artificio invisivel, fecharam o pessoal todo num cubiculo com montes de calor por causa do mau tempo que ninguem viu, e ainda reclamaram do barco nao vir cá . Mas eu pergunto sempre , quem é que cá vem para ver uma tristeza franciscana destas ? Acabem com esta vergonha com dinheiros de erário publico . Haja paciencia
Haja paciencia,meus caros.
Querem festa ou preferem ficar em casa a ver "novelas" :::???
Adenda informativa com três notícias...
#1 «Açoriano Oriental» faz título de notícia que "a frota da SATA [está] com autorização provisória", se bem que na notícia (propriamente dita) "apenas" é referida a necessidade de concretização de algumas recomendações realizadas pelo INAC para o aeródromo da ilha do Corvo.
#2 «Jornal Diário» publica as declarações do comandante Emanuel Vasconcelos, o primeiro a pilotar um voo oficial dos novos aviões da SATA, em que este afirma que "os Dash Q200 apresentam-se como a aeronave adequada para esta operação".
#3 «Jornal Diário» deu visibilidade à polémica sobre a "idade" destes dois aviões Dash Q200 que a SATA agora "inaugurou": A aquisição dos dois Dash Q200 gerou alguma controvérsia, com a oposição ao Governo [Regional] dos Açores a afirmar que seriam aviões em segunda mão e “velhos”. Já o secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro, afirmou no parlamento açoriano que [est]as duas aeronaves foram “alvo de uma profunda revisão realizada pela Bombardier” e “que a sua actual idade está bastante abaixo da média de idade de aeronaves iguais, que estão ao serviço de outras companhias”. Vasco Cordeiro declarou de igual forma que “de acordo com dados do fabricante, os dois Q200 ainda não chegaram sequer a metade do prazo estimado da sua vida útil”.
Corrigenda:
No meu comentário das 17H40 de ontem, onde se lê: «não tive nas saborosas....» deve-se ler: «...não ESTIVE nas saborosas e...»
Obrigado.
Mais outra adenda informativa: o jornal «Açoriano Oriental» noticiou [ontem, sexta-feira, dia 31] que "o deputado florentino, António Maria Gonçalves, do PSD/Açores, denunciou “sucessivos atrasos” nos voos da SATA para a ilha das Flores, salientando que não são dadas “explicações atempadas” aos passageiros, que “passam horas intermináveis” nos aeroportos, acabando alguns por chegar ao destino “sem bagagem”."
Aqui pelo continente gostariamos de saber se está em ordem com os aviões!! São seguros? Obrigado.
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