domingo, 5 de julho de 2009

Novos pólos museológicos abriram a visitas do público no concelho das Lajes

Abriu ao público [no sábado, dia 27 de Junho] a “Casa do Lavrador” e o “Museu dos Lacticínios”, uma aposta das Lajes das Flores para estabelecimento de pontos turísticos e incentivo à economia local.

Uma casa típica das Lajes das Flores e uma antiga cooperativa de produção de manteiga e queijo [na freguesia da Fazenda], reabriram sábado [dia 27 de Junho] transformadas em pólos museológicos para preservar tradições e criar um roteiro turístico naquele concelho.

"A Casa do Lavrador e o Museu dos Lacticínios estavam em ruínas, mas os imóveis foram adquiridos pela autarquia e alvo de obras de recuperação", disse o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, João Lourenço, em declarações à [Agência] Lusa.

Segundo o autarca [lajense], no caso do Museu dos Lacticínios o espaço resulta da recuperação da "primeira Cooperativa das Flores, que se dedicava à produção de manteiga e queijo [na freguesia da Fazenda]".

Já na vila das Lajes, foi recuperada uma casa típica do concelho das Lajes e adquirido um espólio com vários adereços, como é o caso de um tear, para que "os visitantes possam recordar vivências antigas", indicou [o edil João Lourenço].

"A intenção é ter um pólo museológico em cada uma das freguesias do concelho e assim criar um roteiro turístico", frisou o autarca [lajense], salientando a importância daquele tipo de infraestruturas para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

Em Julho a autarquia inaugura ainda o pólo museológico da [freguesia da] Lomba e conta abrir até final do [presente] ano os núcleos da Fajã Grande e Fajanzinha.

Notícia: «Jornal Diário», «Correio dos Açores», «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

37 comentários:

farto de mamões... disse...

Por sua vez, as Altas Instâncias de Santa Cruz, deliberaram em plenário investir também na museologia.
Para o efeito, foi lavrada uma ACTA,na qual se prevê a construção dum museu de cera (tipo Madame Tussaud) no qual figurarão os maiores mamões do concelho, desde o "mayor" aos ajudantes-de-campo e não esquecendo a fina flor dos boys-mamões.
Esta deliberação visa legar às gerações futuras eloquentes testemunhos de quem mamou e nunca se fartou...
Para os devidos efeitos esta "acta" foi lavrada num conhecido bar panorâmico ao som de rumbas e salsas...(clickar no nick)...

Anónimo disse...

Faltam explicar umas coisas.
Quem é que sustenta os ditos núcleos? Os visitantes ou a autarquia?
Quantas criaturas vão passar a subsistir à custa do erário público mercê dos ditos "Louvre"?
Alguém estudou, ou por mera curiosidade pensou, na sustentabilidade económica dos ditos espaços?

Caro FDM
Diz que vai abrir um museu de cera em Santa Cruz sim senhor. Proponho que, para além de V. magnânima eloquência, com lugar assegurado, conste outras espécies rarissimas da má lingua local.

Anónimo disse...

essa foto nao á de nenhum dos espaços mas sim de uma casa particular.deviam ter mais cuidado nas vossas fontes infromativas.

Nelson Fraga disse...

neste texto [por mim] publicado no «Fórum ilha das Flores», em nenhuma parte é referido que a casa constante na fotografia (que simplesmente serve de ilustração ao texto) é "a casa (específica) transformada em Casa do Lavrador".

apenas foi pretendido que este texto do «Fórum ilha das Flores» pudesse ter como ilustração uma fotografia de alguma casa típica/tradicional do concelho das Lajes. pesquisei na internet por imagens que pudessem ser utilizadas para a função pretendida e encontrei aquela fotografia n' "O Inventário do Património Imóvel do concelho das Lajes das Flores".

se calhar (e atendendo ao comentário anterior) este texto do «Fórum ilha das Flores» até teria ficado melhor sem qualquer imagem que o pudesse ilustrar... mas mais do que esse pormenorzinho de ser (ou não) aquela "a" casa específica transformada em Casa do Lavrador, preocupei-me em que qualquer pessoa visitante do «Fórum ilha das Flores» pudesse ficar com uma ideia do que é/foi uma casa tradicional do concelho das Lajes. mas se calhar fiz mal...

Anónimo disse...

Eu como sou das Lajes olhei para a foto e lembrei-me será mesmo esta casa, eu tinha ouvido falar no sindicato dos morros e até se não estou em erro também na casa do Francisco Caetano nos morros a verdade agora não sei, o que sei esta casa que aparece na foto foi nos anos 50 as Finanças e Tesouraria. José Antonio.

Salazar disse...

Grave~não é a fotografia, grave é o que está no texto e que foi publicado no jornal correio dos açores, pois fala de uma fabrica de queijo e manteiga na fazenda e isto não é verdade, pois a Fazenda nunca produziu manteiga, produziu sim queijo e de fraca qualidade, e para correcção o que foi inaugurado foi a casa do lavrador e museu dos lacticinios das lajes.
já agora os da Fazenda das Lajes nunca tiveram prestimos para nada a unica coisa boa que sabiam fazer era arranjar empregos para os filhos com umas cunhas dos amigos mas isto tambem já foi pior

Anónimo disse...

A S.ª Ex.ª o FDM
Garanto-lhe que já tem lugar cativo, na primeira fila, do museu da cera no Concelho, que receia evolua mais que o seu.Sobre a sua cabeça ficará escrito " O FDM o que muito escrevia e nada dizia".
Dos comentários que profere ouso dizer-lhe com conhecimento de cuasa de que as actas da CMSC são devidamente elaboradas no sitio certo para o efeito e de que a gestão autarca actual é bem melhor do que aquela que grassou no concelho vizinho durante o mota amaralismo que agora V.Exa condena e do qual tb beneficiou.
Para quem ousa tanto criticar o nosso concelho e os seus autarcas, que como seres humanos tem defeios, quiça muito menores que outros autarcas florenses, concorra às proximas eleiçoes se é que tem enquadramento num qualquer partido politico, pois como independente tenho duvidas de que vota em si mesmo...
Vento Fresco

farto de mamões... disse...

1.O comentador anónimo das 07H00 de 06JUL09 demonstra alguma "dor de cotovelo" com a abertura daqueles núcleos museológicos (casas etnográficas) no concelho das Lajes.

Nestas circunstâncias deveria ter apresentado aqui a sua "declaração de interesses".

Quanto à "sustentabilidade económica" desses espaços certamente não será diferente dos restantes "museus" ou "casas etnográficas" dos Açores, como é o caso do Museu das Flores.

Vão ser pagos pelo erário público e as suas "receitas próprias" obviamente deverão ser diminutas.

Ou será que o Museu das Flores dá "lucro"?

2.Quanto â inclusão do FDM nesse tal "museu de cera", comunico ao referido anónimo que tal não vai ser possível, porquanto eu não não aceito nada menos do que uma estátua em bronze "mossiço" com dois metros de altura, a implantar numa das novas rotundas ou praças do nosso "mayor"...

Cordialmente,

Anónimo disse...

É pôr "trabalhadores" da câmara nos ditos museus,assim podem ficar sentados todo o dia e dizer que estão trabalhando.

Anónimo disse...

Em santa cruz a casa museu é a do pereira mesmo junto à praça Marques de Pombal, aquela obra clandestina é a casa museu dos pereiras.

O reboco da casa do ernesto em santa cruz também pertence ao museu;

As paredes atrás da casa do fernado acessor do presidente também pertencem ao grupo dos museus;

E há muitas mais mas fica para mais tarde, é que sou muito má língua!

Anónimo disse...

ó caro badalhoco anterior deves ter alguma azia da Fazenda das Flores e não és só tu porque o meretissimo Presidente em declarações á lusa tambem se enganou , mas não importa o que vem de baixo não nos atinge .

Jacob disse...

Os da Fazenda nem na Fazenda mandam.Quem lá manda é o Pires e o João Orlando,que nem de lá são,mas têm a mania que aquilo é tudo deles,incluindo a casa de Espirito Santo e mais algumas festas locais.
E o pior é que ninguem com os "ditos cujos" no lugar(alguem natural da fazenda!?)consegue por cobro a tamanha falta de vergonha e respeito pelos naturais daquela freguesia....

salazar disse...

sr anonimo deves fazer parte daqueles parolos da fazenda das Lajes que pensam que ainda a ultima freguesia a ser criada nas flores á meia duzia de dias mas que já escreveu um livro dos seus 100 anos é muito importante, mas, o melhor é continuares a pensar desta forma mediocre e com uma vaidade tola de quem não tem o minimo de consciencia, ou seja, faz lembrar os do fail que têm uma cidade da treta e pensam que estão em NY, já agora, resunção e agua benta cada um toma a que quer, um pouco de humildade não fica mal a ninguem

Anónimo disse...

meu amigo só manda quem saba...

Anónimo disse...

Fazenda das Lajes ainda é uma das melhores freguesias para se viver nas Flores... à parte disso só mesmo Lajes ou Santa Cruz.. o resto está largado ao abandono... Falam mal porque nao tem melhor que fazer!

Ainda há quem tenha de vir das Lajes para a Fazenda comprar pão e afins!

Quanto aos museus.. é mais um gasto de dinheiro.. ninguém quer saber daquilo... dou 2 anos para aquilo ser fechado... vai ser largado ao abandono... é o costume!

Jacob disse...

Salazar,
1ºachei muito bem a dita obra sobre os 100 anos da freguesia;
2ºNão se trata de vaidade ou acha que conversas tipo:o ohme já se vê que não és da fazenda,só podias ser dali ou d`ócola,saidas da boca desses 2 senhores que nem da Fazenda são(1 veio do faial,o outro de Ponta delgada)têm algum jeito?
3ªIndique alguém que abra a boca contra as ideias deles?
Mas eles mandam ou não?tenho razão ou não?Prove-me o contrário...
p.s. Não sou da Fazenda,mas gosto da maior parte das pessoas e da freguesia.Só não posso com pessoas que tenham vergonha do seu passado e se apregoem como naturais da Fazenda.
Não são,nunca foram e jamais serão!
Apenas residentes e mai...nada!
e um deles acho que nem mora lá!

farto de mamões... disse...

Hoje não tenho tido muita disponibilidade para comentar pois aqui a água está quentinha e sabe sempre bem dar uns mergulhos e umas braçadas revigorantes.

Contudo, não quero desiludir os meus companheiros de comentário e bem assim o estimado auditório e aproveitarei a oportunidade para retorquir a alguns ilustres que me mimoseram com "carinhos" que me fazem corar:

1.O "Vento Fresco" alvitra a minha candidatura às próximas eleições.
Informo-lhe que tal não poderá ser possível pois em Outubro regressarei aos USA e correria o risco de ser eleito já em solo americano.
Uma outra razão, esta bem mais prosaica, é que "não quero tirar o pão a ninguém";

2.O mesmo ilustre mostra-se estranhamente incomodado com as críticas que o signatário e também alguns desconcertantes comentadores fazem à actual gestão camarária afirmando ipsis verbis «a gestão autarca actual é bem melhor do que aquela que grassou no concelho vizinho durante o mota amaralismo que agora V.Exª condena e do qual tb beneficiou».
Primeiro, eu nunca comparei esta gestão com nenhuma outra, e muito menos com a actual gestão ou anteriores administrações do concelho vizinho.
Segundo, acho que a actual gestão de SCF é um "case study" verdadeiramente incomparável.

Porém, compreendo a vossa arrelia e desconforto quando se critica justamente algumas acções autárquicas.

Escudados numa virtual legitimidade democrática, há muito "pulhítico" que se acha acima de qualquer crítica e quando se põe o dedo na ferida reagem como aquele divertido spot dum conhecido comentador desportivo (clickar no nick):«Quando se diz qualquer coisa, ai ai ai, não pode ser...mas que raio de democracia é esta?»

Continuação duma boa tarde.

Anónimo disse...

e obedesse quem deve

Salazar disse...

Sr Jacob
Em primeiro lugar quero dizer respeitarei idependentemente de concordar ou não as suas opiniões, mas quero-lhe dizer que:
- Nunca me referi a alguem que veio do fail, ou que é de p. delgada.
- o seu gosto pela fazenda das lajes é simplesmente uma questão se gosto, logo não a vamos discutir.
- Qualquer freguesia das flores onde tivessem gasto o dinheiro do herario publico que gastaram nesta parvonia tambem seria bom para se viver, como a sede de junta de freguesia, onde nem sequer as vilas da ilha tem uma semelhante, enquanto a vila das lajes não tinha um unico jardim a Fazenda das lajes tinha dois, a implantação dos SDA num local onde o sector agricola não justificava nada, mas sim vontade politica.
- Penso que já a algum tempo não vai a esta freguesia pois o nivel social e cultural é dos piores da ilha e na minha opinião com um futuro hipotecado na medida em que não há pessoas novas.
- os meninos da fazenda eram educados a não fazer nada pois quem ajudava aos pais na lida agricola era de somenos importancia,ou então, o meu filho não necessita de estudar muito porque depois eu arranjo qualquer coisa para ele, falo ai com o presidente e já está.
em conclusão são estes os pricipios mediocres que nortearam aquela gente durante muito tempo e agora estão a pagar a factura

Jacob disse...

Salazar,não disse que te referiste a alguem do Faial ou de Ponta Delgada.Eu é que usei o nome dessas pessoas e elas bem sabem porquê!São contas de outro "rosário".
Em relação a essa parte de usar dinheiros mal gastos do herário público,não estou informado,portanto não discuto.

farto de mamões... disse...

Não fosse o saudoso Dr.Freitas Pimentel, essa freguesia não passaria dum simples arrabalde das Lajes....

Anónimo disse...

Sr. Salazar do dia 08/07/2009 das 00h21 , o meu caro senhor deve estar meio ou totalmente atrofiado ,não havia sitio na ilha nenhum melhor para a implantação dos serviços de densenvolvimento agrário das Flores e do Corvo , quanto a lavouras ,apesar de não ser das freguesias que mais terreno possuem devido ao limite geográfico , sempre os lravadores da fazenda foram dos mais evoluidos e ainda hoje o são e existem boas explorações agricolas nesta Freguesia , vejamos tanto a associação agricola como a cooperativa ocidental são geridas por dois naturais da Fazenda , quanto a gente nova tem tantos como as outras freguesias isto é um problema em geral da ilha , quanto a jardims apesar de os terem estragado um pouco com muito cimento se os tem é que houve visão para os fazer , tambem foi a primeira a ter um polidesportivo e continua a ser a unica a ter um campo de volei de praia e podia estar aqui a enumerar o resto do dia muitas mais coisas em que somos os 1º ,mas tenho mais que faça , como vê meu caro mancebo contra factos não há argumentos

Anónimo disse...

Ao sr Salazar...

"Penso que já a algum tempo não vai a esta freguesia pois o nivel social e cultural é dos piores da ilha e na minha opinião com um futuro hipotecado na medida em que não há pessoas novas."

Abra os olhos e veja a juventude chegando à Fazenda! Chegando não... VOLTANDO! Que saiem da ilha em busca de uma melhor formação e voltam para cá para aplicar os seus conhecimentos... Consigo pelo menos lembrar-me de 3 jovens recém-licenciados que já cá estão e com vontade de trabalhar! E se Deus o permitir ainda pra cá virá um médico criado ali na Fazenda...

POUCAS mas muito POUCAS pessoas que vão estudar fora voltam à sua "freguesia"... loucos pa fugir da terra! Ao menos a Fazenda ainda consegue fazer com que voltem!

Anónimo disse...

ei home mito se trabalha na fazenda na agricultura. antigamente era sentados ás eiras em cima de um tronco de arvore a passar o dia.

farto de mamões... disse...

Tá bem, abelha.

A Fazenda vai ser a futura capital das Flores.

Até já tem um nome: Fazenda City.

Anónimo disse...

médico seria bom vir para a sua terra e temos de lembrar o joão lourenço para pedir ao governo um centro de saude para as lajes.

Salazar disse...

De facto tenho alguma dificuldade em encontrar tantos licenciados recentes naturais da fazenda das lajes, mas se calhar tres para alguem é muito.
Em relação ao comentario feito a justificar que o melhor sitiu para ser implantado o SDA na fazenda deve ser porque fica mais bonito porque não é possivel justificar tal situação a luz da razão.
Gostaria ainda de referir que os dirigentes quer da coop. agri. oci., quer o dirigente da associação são os melhores exemplos que se podem arranjar para exemplificar amediocridade fazendense em pessoas, já agora juntavam o antigo dirigente da associação.
PS: com amania das grandezas da fazenda das lajes qualquer dia ainda fazem do helio silva um padre para substituir o actual.

bah disse...

Não costumo passar muito por aqui... No entanto acho que aqui há muita "dor de cotovelo". Já agora senhor anónimo, nunca se sabe se o autarca das Lages constroi um centro de saúde nas Lages, visto que tudo é possível... As Lages tem evoluido de dia para dia... Quanto aos Licenciados que existem na Fazenda das Lages são poucos mas se Deus quiser haverá mais...

Anónimo disse...

a Fazenda á vista das outras freguesias tirando Santa Cruz é uma cidade

jose lizandro disse...

home eu oivi falar co helio silva dia para padre, sará certo,j´o oitro dia ele estava nas lajes ca bata branca e o jose baldes disse quim sará aquele adre mum gordo, e o soares disse home quilo é o sacritão, ei o mamão anda aqui.

dancinha disse...

home o melhor da fazenda das lajes era o jose saguaia e já morreu portanto a todos os outros mantenham-se na ignorancia

alvaro disse...

estão alguns na fazenda das lajes que precisavão era que a leonor de s. miguel fizesse o que fez com o pilatos.

Anónimo disse...

Se é para falar de licenciados por freguesia,a lomba dá 10-0 a qualquer outra no entanto nunca nunca teve a mania e a soberba das pessoas da fazenda.

Anónimo disse...

isso de licenciados tem muito que se lhe diga que já os vi com grandes licenciaturas que não fazem tão bem a sua vida como alguns que nem a quarta classe têm.

Anónimo disse...

Passei por um da lomba à pouco aqui na fazenda.Diziam que lá havia 70...daqueles,sabem?...daqueles...,mas pelos vistos hoje só lá estão 69!

ze lizandro disse...

fazenda piolhos e lendias.

Anónimo disse...

o medico não quer cá por os pés isto é pouco para ele não faz sentido investir tanto numa carreira promissora para vir para aqui desaprender