segunda-feira, 12 de outubro de 2009

V Bienal de Turismo Rural Atlântico

A vila das Velas (São Jorge) irá receber, de 15 a 17 de Outubro, a V Bienal de Turismo Rural Atlântico.

Numa organização da Associação de Casas dos Açores, o seu presidente Gilberto Vieira define este certame como “um ponto de encontro e de discussão de pontos comuns, onde procuramos criar uma massa de pressão sobre as entidades [governativas] para que compreendam melhor os nossos problemas”. Paralelamente à Bienal realiza-se a assembleia geral da Associação.
Para além de funcionar como ponto de encontro, a Bienal tem recebido convidados do exterior ao longo de todas as edições, uma oportunidade para os agentes locais aprenderem “com a sua experiência, conhecimento e conselhos”, afirma Gilberto Vieira.

Entre os vários temas em discussão durante os três dias de Bienal, está a qualidade da oferta em termos de turismo rural no Arquipélago. Para Gilberto Vieira, o nível da oferta “é a nossa grande preocupação acrescida a partir do momento em que o sector registou um grande crescimento nos últimos anos”. O responsável recorda que a Associação de Casas dos Açores criou a marca de qualidade com classificação própria e procura nestes encontros trazer sempre personalidades ligadas ao ambiente e à ecologia para “com conselhos simples e práticos nos ajudarem a melhorar”.

O dirigente destaca igualmente o trabalho que a organização que preside leva a cabo junto dos seus associados para que estes “coloquem todos os seus esforços na melhoria dos seus produtos, sempre com uma visão de desenvolvimento sustentado”. Questionado sobre se o turismo rural é o caminho a seguir para o turismo nos Açores, Gilberto Vieira afirma que essa “foi sempre a nossa grande aposta”. O responsável questiona a criação de unidades hoteleiras convencionais na Região, deixando no ar um desafio para que se analise “a situação financeira dessas unidades e das [unidades] de turismo em espaço rural”.


Notícia: jornal «A União», «Correio dos Açores», semanário [regional] «Expresso das Nove» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: