terça-feira, 7 de junho de 2011

Alguns deputados não querem tourada nas comemorações do Dia da Região

O programa oficial das comemorações do Dia da Região, que se realizam na próxima segunda-feira [dia 13] na Praia da Vitória, vai incluir uma tourada. A iniciativa não é bem vista por todos os deputados [regionais] à Assembleia Legislativa dos Açores, nomeadamente por aqueles que não apreciam este tipo de manifestação [dita] cultural.

Há mesmo deputados regionais que se recusam a participar na cerimónia.

A tourada é um tema fraturante no Parlamento [regional] dos Açores. No início desta legislatura, a Assembleia [regional] esteve literalmente dividida em torno das lides picadas, uma proposta que acabou reprovada por uma diferença mínima de votos.

Ainda há 15 dias, o presidente do Governo [Regional] foi vaiado no Campo Pequeno (em Lisboa), ao que tudo indica devido à posição que tomou, há dois anos, contra a sorte de varas.

Mas se as touradas, com ou sem lides picadas, são muito apreciadas por [alguns] deputados [regionais] aficionados, também há os que condenam qualquer tipo de espectáculo que envolva animais. Por essa razão, nem todos acolheram com agrado o programa oficial das comemorações do Dia da Região, que vai decorrer a 13 de Junho na Praia da Vitória e que integra, exactamente, uma tourada.

Paulo Rosa, deputado [regional] do CDS/PP, eleito pela ilha das Flores, é uma das vozes que contesta a realização de uma tourada durante as comemorações do Dia da Região. Por isso vai lá estar na Praia da Vitória, mas apenas para assistir à sessão solene e para participar no almoço. Quando começar a tourada, abandonará o espaço, devendo ser seguindo por outros parlamentares [regionais].


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
De notar que na votação (em Maio de 2009) sobre a legalização das touradas com sorte de varas nos Açores, o deputado florentino Paulo Rosa (do CDS/PP) se absteve (ou seja, nem foi a favor mas também não foi contra legalizar-se a realização de touradas com sorte de varas na Região Autónoma dos Açores).

Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

A par das festividades em louvor do divino, as touradas são uma das manifestações culturais mais antigas dos Açores.
Confundem-se no tempo arreigando nas primeiras vagas de povoadores e nos nossos antepassados que milénios antes dos Açores serem conhecidos, habitavam o continente.
Subsistem hoje nos Açores touradas na Terceira na Graciosa e S. Jorge. São nossas, dos Açores, de açorianos e fazem parte integrante da cultura das nossas gentes.

Ninguém obriga ninguém a gostar de nada, mas há que ter respeito e consideração por quem gosta.

O Deputado Rosa, ao tomar esta posição, desrespeita os Terceirenses que gostam desta tradição secular.
Não gosta, não vai. Não tem o direito de proíbir nem de castrar uma manifestação cultural, só porque não lhe agrada.

Anónimo disse...

agora com o novo governo é que nunca mais chega o cabo de fibra ás flores e ao corvo.

Nelson Fraga disse...

Anda a circular na internet um texto de uma carta a ser enviada por email às/aos deputad@s regionais açorian@s, apelando a que publicamente el@s repudiem a realização da tourada no Dia da Região, bem como não compareçam ao dito espectáculo.

Quem concorde com a mensagem desse texto, deve então pegar [aí em baixo] no referido texto e "colá-lo" nos vossos emails para ser enviado por vocês para @s deputad@s regionais açorian@s.

Enviar email para: apascoal@alra.pt, alsilva@alra.pt, aparreira@alra.pt, bchaves@alra.pt, boliveira@alra.pt, bmessias@alra.pt, cmendonca2@alra.pt, cfurtado@alra.pt, cpavao@alra.pt, dcunha@alra.pt, dmoreira@alra.pt, fcesar@alra.pt, fcoelho@alra.pt, gnunes@alra.pt, hjorge@alra.pt, irodrigues@alra.pt, jmgavila@alra.pt, jlima@alra.pt, jrego@alra.pt, jsan-bento@alra.pt, lmachado@alra.pt, lrodrigues@alra.pt, hrosa@alra.pt, namaral@alra.pt, pbettencourt@alra.pt, plalanda@alra.pt, rcabral@alra.pt, rveiros@alra.pt, vbettencourt@alra.pt, asantos@alra.pt, amarinho@alra.pt, apcosta@alra.pt, aventura@alra.pt, cbretao@alra.pt, calmeida@alra.pt, clopes@alra.pt, cmeneses@alra.pt, dfreitas@alra.pt, falvares@alra.pt, jbcosta@alra.pt, cpereira@alra.pt, jmacedo@alra.pt, jfernandes@alra.pt, lgarcia@alra.pt, mmarques@alra.pt, pgomes@alra.pt, rramos@alra.pt, alima@alra.pt, prosa@alra.pt, lsilveira@alra.pt, prmedina@alra.pt, amoreira@alra.pt, jcascalho@alra.pt, zsoares@alra.pt, apires@alra.pt, pestevao@alra.pt

Assunto do email: Tourada não é comemoração do Dia dos Açores!

Texto do email:
Exmo. Senhor Deputado da Assembleia Legislativa Regional dos Açores,

É do nosso conhecimento que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores vai integrar uma tourada no programa das comemorações do Dia dos Açores, a realizar no próximo dia 13 de Junho.

Ao incluir uma tourada nas comemorações do Dia da Região, o Estado está a subverter o seu papel, promovendo e instigando a violência e a discriminação e a fomentar a discórdia e a desunião entre os açorianos, quando opta por esbanjar dinheiros públicos num espectáculo que cada vez mais pessoas contestam. Quando o movimento pelos direitos dos animais - como já foi [no passado] o das mulheres, dos negros, das crianças, dos velhos, dos deficientes - em todo o mundo ganha expressão e força, nos Açores perde-a.

Os Açores como destino turístico de excelência, nomeadamente na sua ligação com a natureza, não pode pactuar com actividades que prejudicam o desenvolvimento de um turismo de qualidade ligado ao respeito pelos animais e valores naturais.

Sabendo que alguns deputados já manifestaram o seu desagrado com tal evento, vimos apelar para que V. Ex.a manifeste o seu repúdio pela inclusão de uma tourada nas comemorações do Dia dos Açores e para que não compareça ao acto.

Com os melhores cumprimentos,
["assinatura" das pessoas que concordam e apoiam este texto]

Deviam ser presos esses deputados! disse...

Eu dava-lhes a tourada, mas era pelo #§ acima!

Anónimo disse...

Há deputados que não querem ir aos touros.
Fazem muito bem.
Proibir os Terceirenses de festejarem o dia dos Açores de acordo com uma das suas mais antigas tradições, está mal.

Se eu fosse da Terceira e me proibissem de festejar o dia da região da forma tradicional, uma coisa era certa: ninguém lhes passava cartão e ficavam deputados e companhia nos salões literalmente a falar sózinhos.

Anónimo disse...

quem manda é o povo ou será que alguns deputados já se esqueceram da canção Vila Morena.

Tá bem tá?! disse...

Estão à espera de milagres?
Então não sabem que Berto Messias(lider parlamentar do PS) é forcado na ilha Terceira?Acham que um deputado desse carisma,sendo um alto dirigente do PS,futuro governante,vai dar atenção a uma coisa dessas?Esqueçam!

P.S.Berto Messias já só faz "uma perninha" de vez em quando,mas ainda está "inscrito" nos forcados.

Pato Bravo disse...

Por mais que se queira acabar com isso,jamais acabará.É um luta impossível....