sábado, 5 de novembro de 2011

António Gonçalves: «Ilhas pequenas [estão] entregues a um ciclo vicioso»

O presidente da Comissão Política do PSD da ilha das Flores, António Maria Gonçalves, em entrevista ao jornal «Diário Insular», afirmar “temer que seja tarde para este processo quase irreversível de distanciamento e de ausências”.

«Diário Insular»: Em termos demográficos a ilha das Flores passou pelo início da Autonomia sem novidades e continuou a perder população, estando no Censos de 2011 em mínimos populacionais históricos. O que se passa nessa ilha?

António Maria Gonçalves: Acho que simplesmente não se passou nada ou quase nada... A ilha continuou afastada, isolada... abandonada. Assistiu a um pequeno esboço do “desenvolvimento harmónico” que se quedou pela construção do porto [comercial nas Lajes], mas o resto foi sempre sendo adiado. Acessibilidades, saúde, comunicações... Só depois de Cabo Verde...

«Diário Insular»: Já foi afirmado que a solução para os Açores é deixar que as ilhas mais pequenas decresçam até aquele que será o seu tamanho populacional natural. Esta visão parece ter a ver com o desenvolvimento unipolar e não com o desenvolvimento harmónico, que está na origem do projecto autonómico. Para a ilha das Flores, que vantagens e perigos poderão advir dessa visão?

António Maria Gonçalves: Penso que isso nunca poderá acontecer. A Autonomia terá sempre de ser a “teoria” certa para os políticos das Portas do Mar poderem convencer os eleitores oriundos das ilhas, que residem em Ponta Delgada. Estes, que sentiram na pele a necessidade de sair das suas ilhas, encarregar-se-ão de as defender. É o ciclo vicioso que aqui funcionará como garantia de um extermínio impossível.

«Diário Insular»: Sente que é possível introduzir mais pujança económica na ilha das Flores, ao ponto de manter e depois aumentar a população ou parece-lhe que estamos perante um fado ou uma fatalidade?

António Maria Gonçalves: Isso teria sido mais fácil de alcançar, com trabalho sério, há 15 anos atrás. Década e meia a construir estátuas onde elas podem ser admiradas... passou muito tempo sem se fazer o que se deveria. Temo que seja tarde para este processo quase irreversível de distanciamento e de ausências.

«Diário Insular»: Esta Autonomia, pelo caminho que vai, ainda tem futuro ou estará na altura de inventar outra Autonomia?

António Maria Gonçalves: Terá de ser reciclada... expurgada... nove estrelas com a mesma dimensão e com o mesmo brilho desde a ilha de Gonçalo Velho ao ilhéu do Monchique, no fim (ou começo) da Europa, na fronteira das Américas.


Entrevista publicada no jornal «Diário Insular» de 11 de Agosto [infelizmente a entrevista está disponível online apenas para assinantes].
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Vivi alguns anos nas Flores e posso dizer que adorei. O problema de fixação de pessoas nas Flores é muito mais complicado do que se julga pois é necessário uma "reforma" a todos os niveis, desde o ensino à saúde. Ainda me lembro o medo que tinha em ficar doente nesta ilha, com todo os respeito, os médicos deixam muito a desejar (mas são socialistas na maioria) e não possuem meios tecnicos para diagnosticar ou em aguns casos até não sabem funcionar com as máquinas, isto é gravissimo! As análises clinicas nas Flores são de rir à gargalhada, não sei o que aquelas máquinas têm mas os resultados são um verdadeiro disparate! Pobre de quem têm de recorrer a um centro de saúde como este mas os Florentinos, na minha opinião, merecem-no pois na maioria não sabem fazer valer os seus direitos e possuem um medo enorme de reclamar pois temem represálias, enfim (ditadura?) Os serviços públicos estão repletos de incompetentes, vejamos a Segurança social, o tribunal, ambas as câmaras municipais, policia de segurança publica etc, etc, etc... Quando fazemos uma questão, não sabem, tente fazer assim, desconheço, faça por escrito, são respostas frequentes nestes servuços. Acho gravissimo existirem duas lixeiras a céu aberto, uma mesmo situada junto a uma lagoa no conselho das Lages. Sei que é frequente abandonarem vacas mortas, caes, gatos, porcos nestas lixeiras, isso é gravissimo e é um caso de saúde publica mas não é de admirar pois a representante deste nome é de natureza incompetente. Os privados desde oficinas de mecanica a comerciantes querem vender gato por lebre e enrriquecer num dia só, tudo é carissimo e a qualidade é do pior. Temos de ter atenção ao comprar qualquer coisa que seja pois os prazos de validade nalquns produtos já estão passados hà meses. Uma ilha onde se compra peixe congelado importado, os comerciantes não vedem o peixe local, querem o quê? Fixar pessoas aí, jamais vão conseguir enquanto o marasmo a incompetncia, a inresponsabilidade for rainha nas Flores. O sistema publico nas Flores necessita ser público e não privado como actualmente afinal somos todos nós que engordamos o Estado. Por favor, façam valer os vossos direitos e percam o medo de reclamar!
Voltava às Flores pois adoro esta ilha mas para habitar aí precisa existir mais de 8 mil habitantes por isso toca a trabalhar!

Anónimo disse...

Penso que todos temos direito a dizer o que pensamos..mas não só... Falar é fácil...participem reclamem...A culpa é sempre dos outros. É o mais fácil...Criticar ...
Queria ver alguns críticos a terem a responsabilidade e desempenhar funções que, a meu ver ,são muito invejadas ... gostaria de ver se conseguiam fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Para a criatura de cima, nada presta nas Flores. Nem médicos, nem doutores, nem analistas, nem Camaras nem tribunais.
Nada.
E o que é que ele, enquanto cidadão fez para melhorar? Nada.
Pôs-se à vela e os outros que façam.

Com gente desta, indisposta com a vida e sempre pronta para deitar abaixo, é melhor não contar.

Anónimo disse...

Vejo que o meu comentário feriu alguém, apontei simplesmente alguns pontos que poderiam ser melhorados, poderia ir mais longe mas acho desnecessário! Não tenho responsabilidades politicas nem possuo nenhum cargo politico, são estes senhores que são pagos com o dinheiro dos vossos impostos que devem exigir e revendicar junto do governo regional e da republica estas condições. Terminando e recorrendo a uma metáfora, nas Flores tal como os vulcões está tudo adormecido hà uns longos anos...ou quando não hà principios e deixamo-nos vender o nosso voto a pessoas incompetentes o resultado é isso mesmo, a realidade das Flores. Cumprimentos à ilha pois é a mais bela do arquipelago dos açores (conheço todas).

jota disse...

O problema das Flores não é só uma questão de quantida de habitantes, é acima de tudo de qualidade...
O tecido humano está cada vez mais acomodado e mais degradado,uns dizem-se já velhos e os novos que ficaram, na sua grande maioria tambem não acrescentam nada de positivo,portanto o futuro desta terra não me parece nada risonho.
"Cã se vai andando com a cabeça entre as orelhas"

Anónimo disse...

Infelizmente o anónimo (a) está coberto de razão, as pessoas que nos deveriam representar e revendicar os nossos direitos não o fazem pois são incompetentes de natura essa é a realidade nas Flores.
Tudo o que não presta ou que não consegue colocações noutros locais vêm cá ter, é uma realidade que ninguém pode contestar!
Enfim, a nossa realidade sempre foi esta...
Não se dá o valor nem a possibilidade aos nossos jovens recém formados.
Querem o que, milagres?
Nas Flores a musica pimba e as cervejolas é o que conta!
Socorro tenho de sair daqui antes que seja apanhada nesta teia.

Anónimo disse...

O que é isto!!?!! Ai ...

Acordem Florentinos e Açorianos! disse...

Já pensaram em pedir aos EUA que vos integrem sob a bandeira americana?

É que Portugal continua a vos abandonar.

Até querem extinguir as freguesias!

Qualquer dia vão querer vos extinguir!

Anónimo disse...

Este senhor, do PPD/PSD, não fez parte há anos de listas do CDS?

Anónimo disse...

Este homem é uma grande cabeça!

Ele é deputado, aonde?

Anónimo disse...

= Anónimo das 16,35 está cheio de razão naquilo que escreve. eles querem é o bom ordenado no fim do mes mas não querem andar a insistir na mesma conversa até que eles resolvão o problema. falam uma vez não responderam e calam-se. Não senhores deputados tem que se insistir nem seja preciso todos os dias falar na mesma coisa até o governo resolva é por isso que votamos em voces e é por isso que nós pagamos com os nossos impostos

Anónimo disse...

Os deputados falam na mesma coisa todos os dias se for para o intereca deles, para o interece dos outros calam-se e o ordenado continiua. Isto é o que se vê.

Anónimo disse...

è por coisas destas e doutras que eu não quero votar mais.

Anónimo disse...

Fazes bem amigo/a. Eles querem o trabalho não é para ajudar ninguém apenas para encherem as algibeiras.

Anónimo disse...

Como o manuel mania diz nas suas conversas partidárias privativas, o povo é burro, tolo, porco... ele está coberto de razão!

Anónimo disse...

mas mais burro é ele o manuel mania por ter aceite os votos deles.

Anónimo disse...

O manuel mania e o pereira forao e sao os melhores politicoas das flores de todos os tempos!!!! Ja viram os votos que eles tiverao? Ninguem teve tantos. e esta ....

Anónimo disse...

eu sei que neles nunca votei e tiveram muitos votos são tanto burros como aqueles que votaram neles.

Anónimo disse...

Volta Antonio, que estas fazendo grande falta!!!!