quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Média açoriana é de onze funcionários municipais por cada mil habitantes

Câmaras Municipais de Santa Cruz das Flores e do Corvo estão no vermelho com rácios elevados.

Nos Açores existem 2.695 funcionários ao serviço das 19 autarquias açorianas, o que representa que temos uma média de 11 trabalhadores autárquicos por cada mil dos 246.102 habitantes da Região. Um rácio que fica abaixo da média nacional que, de acordo com o «Jornal de Negócios», se situava em 2010 nos 19,6 trabalhadores municipais por cada mil habitantes.

Apesar de no geral as 19 Câmaras Municipais açorianas ficarem abaixo da média nacional, certo é que analisando caso a caso há quatro autarquias dos Açores que ficam bem acima dessa média nacional.

As Câmaras Municipais do Corvo e de Santa Cruz das Flores são as que nos Açores têm o rácio mais elevado entre funcionários e habitantes.

De acordo o «Jornal de Negócios» a Câmara Municipal da mais pequena ilha do arquipélago, em finais de 2010, tinha 40 funcionários para 430 habitantes. Quase um em cada dez corvinos trabalha para a autarquia local, apesar de nos últimos três anos se ter registado uma redução de quatro funcionários. No entanto, de acordo com o «Jornal de Negócios», os 40 trabalhadores representam uma média de 93 funcionários por cada mil habitantes o que coloca a autarquia com a média mais elevada do país.

A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores também está no topo dos piores indicadores. Em 2010 aquela autarquia contratou 35 funcionários o que representou uma subida de 116,7% dos trabalhadores. Ao todo são agora 65, o que para uma população de 2.288 habitantes representa uma média de 28,4 trabalhadores por mil habitantes.

Na outra Câmara Municipal da ilha das Flores, nas Lajes, há 45 funcionários camarários para os 1.503 habitantes o que representa uma média de 29,9 funcionários por cada mil habitantes. No entanto esta autarquia está entre as 20 que mais funcionários reduziu. Foram dispensados 13 trabalhadores, o que representa uma redução de 22,4% do total de trabalhadores.


Notícia: «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem fizeram os meus ex-colégas que mandaram o pereira e a autarquia dar banho aos caes, acho que vou fazer o mesmo pois estou farta, saturada de tamanha ignorancia! Isso está bom é para o filhinho do papá, o doutoreco fedorento...

Anónimo disse...

a camara de santa cruz têm dois engenheiros da treta, um por ser casado com a vereadora (ou hà divorcio) e a outra que não encontrou trabalho em lado nenhum! Viva à competencia e generozidade do pereira. Isto tudo pago com os meus impostos! Enfim.....sem comentários!

Anónimo disse...

E as Lages?

Aquilo éstá tudo «silvado»!

Anónimo disse...

Directa ou indirectamente, metade das Flores come das Camaras.

Anónimo disse...

Quem é que foi "dispensado" da camara das Lages? Ainda foram muitos...

Anónimo disse...

espero que a (igreja)camara das Lages, seja encerrada e que o vaqueiro tire umas longas férias na sua casa na Fajã construida nas margens do oceano! Que corrupção! Mas é normal, vivemos uma crise de valores nesta ilha! Aqui a corrupção e nigligencia morre solteira!