quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Assembleia Regional irá enviar ofício a Passos Coelho e à PT para pressionar início da extensão da fibra óptica

A Assembleia Legislativa Regional dos Açores decidiu [ontem] enviar um ofício ao primeiro-ministro, Passos Coelho, e à Portugal Telecom (PT) para pressionar o arranque da obra de extensão do cabo submarino de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

A decisão foi comunicada ao Plenário da Assembleia Regional durante a discussão de uma petição subscrita por 411 cidadãos, que critica o atraso no arranque da obra, prometida há vários anos.

A Comissão Parlamentar de Política Geral, que analisou a referida petição, decidiu por unanimidade endereçar o relatório ao primeiro-ministro, ao conselho de administração da PT e ao presidente do Governo Regional dos Açores para tentar desbloquear o assunto.

"Deve ser tornada pública a calendarização para a execução desta empreitada, bem como a data previsível para a sua conclusão e fecho do anel de fibra óptica, ligando toda a Região", refere o relatório.

Os deputados regionais consideram que a extensão do cabo submarino de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo é uma matéria de "interesse nacional", uma vez que são as duas únicas ilhas do arquipélago que ainda não estão ligadas a este cabo.

O Grupo Ocidental dos Açores, além de ser o mais distante, é "duplamente penalizado" por ter telecomunicações mais fracas que o restante arquipélago, problema que é notório, sobretudo, no acesso à internet, considerado "lento e de má qualidade".


Notícia: RTP.Notícias, jornal «Destak», semanário «Expresso», «Açoriano Oriental», RDP Antena 1 Açores e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Não era para começar agora em Março cada, vez estou a perceber menos dos politicos. Agora uma coisa é certa em menos de dois meses passam o cabo Faial Flores não é preciso um ano a não ser que venha a passo de caracol.

Anónimo disse...

Dá tudo em doido com esta fibra óptica!
Será que é o elixir da felicidade de alguns?

Pato Bravo disse...

Já faltou mais...

Pato Bravo disse...

para dizerem que neste momento não há verbas...

Anónimo disse...

este anónimo das 10,56 deve ser o burro maior do MUNDO.

Anónimo disse...

a mim nao me faz falta nenhuma!
Numa ilha onde ainda corremos ás lojas em dia de barco, para comprar iogurtes e fruta onde o peixe fresco é raro e na candonga, onde temos que implorar aos comerciantes certos bens,ja querem cabos de fibra otica e de 3ª geração.

ainda ha muita coisa mais essencial que a internet.

Anónimo disse...

Ainda há muita coisa essncial que a internet, diz o anónimo das 20,56.Concordo mas tmbém para se ter aquilo que é preciso temos que baixar as costas e ir em frente. No meu tempo a junta geral na Fazenda das Lajes fornecia plantio de arvores de fruta e meu pai como outros faziam enxertos nas arvores que tinham em seu pomar amarrados com cordão para aqueles que tinham e em espadana , não vinha fruta de fora e hoje em dia numa ilha que sempre deu de tudo e melhor do que aquilo que vem de fora deixaram tude ao abandono que se calhar nem existe já uma larangeira.

Anónimo disse...

concordo com o anónimo de 17 de Fev das 20h56 e quero acrescentar o seguinte: numa ilha onde os cuidados de saúde deixam muito a desejar pois os técnicos não têm instrumentos nem máquinas, tudo é rudimentar e antiquado; numa ilha onde não existe em permanencia um helicopetro para evacuar os habitantes das Flores/Corvo em caso de urgencias graves, numa ilha onde não existe cobertura total de rede movel, numa ilha onde não existe formação pós-secundario ou via profissional, numa ilha onde os jovens não possuem ocupações ao fim de semana a não ser beber copos algures numa discoteca, numa ilha onde as acessibilidades são carissimas, numa ilha onde tudo é caro e a qualidade não existe, numa ilha onde os idosos são depositados nos lares de idosos e ficam a aguardar a sua vez, enfim...muitas coisas precisamos todos nós fazer e revendicar afinal somos portugueses e vivemos numa democracia (apesar de não parecer). Precisamos de alguém que nos saiba representar e defendo a opinião do regresso do Dr. Paulo Vladão à Assembleia Regional, foi um grande deputado e já na altura dizia que esta internet possuimos só garantia qualidade aos Florentinos durante 10 anos, ele tinha razão. Voces querem continuar assim, votem PS que muda o cheiro mas a m.... fica!

Anónimo disse...

o anónimo fala e muito bem sobre os problemas das Flores pois é uma ilha atrasada em relação às outras e ficará ainda mais atrasada com esta ideia de porem a ilha das Flores no mapa da Biosfera que não vem trazer desenvolvimento nenhum só vem atrasar ainda mais por haver muitas regras que é proibido isto é pribido aquilo e cada vez a ilha se está enterrando de dia para dia sem desenvolvimento.

Anónimo disse...

com a equipe que envolve a candidatura do José Carlos à câmara, as Flores e nomeadamente St. Cruz vai encontrar o caminho do desenvolvimento ahahahahahahahahah

Aviso já, não voto na queimada pois ele sofre de uma doença que se chama vaidade!

Anónimo disse...

josé Carlos jà levou uma derrota e vai a caminho de outra,nem os canijas votam nele.

Baldes disse...

Deixem o desenvolvimento ficar em Lisboa que aqui estamos bem sem ele.
Sim certas coisas são necessárias mas não é fábricas, nem hotéis gigantes, nem grandes empresas.
Desenvolvimento só traz merda de fora...
Subsídios para ajudar os Florentinos a terem os seus negócios sim.
Vender para fora sim.
Agora trazer merda de fora. Deixem na lá estar que está muito bem.
Temos de dar de comer é aos da Ilha e não os de fora, que de boas intenções têm pouco.

Anónimo disse...

será que o oficio já teve resposta.