segunda-feira, 11 de março de 2013

Documentário «A Viagem Autonómica»


Agora há mais uma razão para ir aos Açores. Quem nada sabe da história da sua autonomia tem agora a oportunidade de a conhecer com «A Viagem Autonómica», um documentário do jovem realizador Filipe Tavares que, através dos jornais da época, de registos audiovisuais em arquivo e de vários testemunhos, põe a nu anos e anos de uma história que muitos portugueses, continentais e açorianos, em especial os mais novos, desconhecem.

Para suavizar o “peso” de um documentário desta natureza, Filipe criou uma personagem (de resto o único elemento de ficção), protagonizada pelo actor Frederico Amaral, também natural dos Açores, através da qual vai introduzindo testemunhos e depoimentos de mais de cinquenta personalidades especialistas no assunto, que pesquisaram e alguns até protagonizaram vários momentos dessa conquista. No filme, Frederico faz de Gonçalo e este, de mochila às costas, inicia uma viagem pelas nove ilhas à procura de informação e, dessa forma, identificando os principais acontecimentos que conduziram ao processo autonómico iniciado no final do século XIX pela primeira geração autonomista. Pelo meio, Gonçalo entra em bibliotecas à procura de livros sobre o tema e lê jornais da época.

Com esta abordagem simples e dinâmica, o realizador (e também produtor e co-argumentista) espera cativar, sobretudo, as gerações mais novas: «Já me dava por satisfeito se este filme incentivasse uma reflexão sobre a importância que a autonomia político-administrativa tem no futuro dos Açores e na forma de estar do seu povo».


Notícia: revista «Notícias Magazine».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: