quinta-feira, 28 de março de 2013

€uropa corta apoio à renovação da frota

Açores perdem verbas para abate da sua frota pesqueira: a Região vai deixar de receber fundos comunitários para a renovação da frota de pesca no período 2014-2020.

O Fundo Europeu das Pescas, que previa montantes para abate e modernização da frota pesqueira açoriana, será substituído já em 2014 pelo Fundo Europeu dos Assuntos do Mar e das Pescas, que não contempla quaisquer verbas para o abate e modernização da frota.

"Neste próximo Quadro Comunitário de Apoio não está previsto verbas para a modernização da frota, nem para novas embarcações. No Continente, e em países como Espanha e França, os pescadores já estão proibidos de construir [novos barcos] há anos. Houve uma abertura diferente para os Açores e para as regiões ultraperiféricas devido ao atraso que era conhecido", explicou José António Fernandes, presidente da Federação de Pescas dos Açores.

Se for tido em consideração que os Açores já têm uma frota "bastante boa" neste momento, o presidente da FPA considerou a decisão "compreensível" mas não deixou de sublinhar o que o mesmo já não constitui uma verdade para os abates, para os quais se espera que Bruxelas manifeste uma "abertura diferente".

O dirigente preconiza que se torna imperioso verificar qual o segmento da frota de pescas que "está a mais" e introduzir alguns melhoramentos, esperando que a Comissão Europeia "reveja a sua posição" quando for regulamentar o Fundo Europeu. O presidente da Federação de Pescas explica que só desta forma se poderá continuar a ter nos Açores uma pesca sustentável como uma boa gestão dos stocks existentes, com base em artes de pesca amigas do ambiente.

"Temos que estudar o segmento de frota que possa estar a depauperar mais os fundos das águas dos Açores e desenvolver estudos para que se veja onde é que se pode cortar em algumas embarcações, principalmente aquelas que não tenham muita mão-de-obra açoriana, para não se condenar também os recursos humanos", concluiu o dirigente das pescas açorianas.


Notícia: «Correio da Manhã», jornal «i» e RDP Antena 1 Açores.
Entretanto, o Governo Regional anunciou hoje que decidiu activar o FundoPesca para apoiar os pescadores que têm visto a sua actividade limitada por causa do mau tempo nos últimos meses.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Para o "abate" puro e simples, sem renovaçào. Ou seja, para a mama descarada, sem qualquer retorno.

Paga europa, paga.... .
Paga, contribuinte, paga....