sexta-feira, 3 de maio de 2013

Só 41 galardões Eco Freguesia em 2012

O concurso 'Eco freguesia, freguesia limpa', organizado pelas Direcções Regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar, tem como principal objectivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos.

A avaliação desse esforço, através de um sistema de pontuação de acordo com a qualidade ambiental exibida no respectivo território e o número de acções de limpeza e de sensibilização desenvolvidas, inclui as linhas de água e a orla costeira.

O concurso atribui a bandeira Eco Freguesia e um certificado que distingue Juntas de Freguesia onde os critérios mínimos do concurso são atingidos, e um certificado de reconhecimento, atribuído nos casos em que, por razões não imputáveis à autarquia local, foi realizado um esforço efectivo de limpeza e sensibilização.

Relativamente ao concurso de 2012, além da atribuição dos 41 galardões, foram entregues 39 certificados de reconhecimento. Em ambas as classificações foi distinguida uma freguesia no Corvo, sete freguesias nas Flores, 12 no Faial, uma na Graciosa, 11 no Pico, dez em São Jorge, 15 na Terceira, 21 em São Miguel e duas em Santa Maria.

As freguesias interessadas em concorrer à quarta edição do 'Eco freguesia, freguesia limpa' podem inscrever-se até ao dia 3 de Maio [hoje], sendo as inscrições gratuitas.

Esta iniciativa pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes como reflexo de uma cidadania activa, resultando no bem-estar das populações.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

E Candidatos a presidentes de Junta já os há? quem são?