sexta-feira, 10 de maio de 2013

Novo livro sobre o património baleeiro

A Direcção Regional da Cultura, em parceria com o Observatório do Mar dos Açores, acaba de editar o primeiro de uma série de cinco «Roteiros Culturais dos Açores – Património Baleeiro».

Este primeiro livro, dedicado às ilhas das Flores e do Corvo, sugere interessantes itinerários pelos complexos baleeiros de Santa Cruz, das Lajes, da Fajã Grande e do varadouro baleeiro de Ponta Delgada, na ilha das Flores, bem como pelo Posto Baleeiro de Vila do Corvo.

O roteiro apresenta ainda uma resenha histórica e uma cronologia, onde são enumerados os mais importantes acontecimentos que marcaram a actividade baleeira nas ilhas do grupo ocidental dos Açores, desde 1856 até à actualidade.

Esta série de cinco livros sobre o património imóvel baleeiro, com direcção científica e textos de Márcia Dutra Pinto, decorre do trabalho de inventariação de todos os locais associados a esta actividade no arquipélago. Realizado entre Junho de 2011 e Julho de 2012, o Inventário do Património Baleeiro Imóvel dos Açores inclui 186 estruturas identificadas, entre as quais se destacam complexos e postos baleeiros, fábricas, varadouros, vigias, casas de botes e rampas de varagem, que se situam sobretudo nas ilhas do Pico, São Miguel, Faial e Flores.

Estes (e outros) livros podem ser adquiridos nas Lojas de Cultura e nas lojas do Observatório do Mar dos Açores.


Notícia: rádio Atlântida, jornal «Açores 9», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Decidi fazer como o outro fez: atirar o cartão de militante do PsD para o colo do penteadíssimo, que escorre diariamente brilhantina.
Em sentido figurado, perceba-se.

Anónimo disse...

Já ninguem discute barcos do Corvo . Ficaram todos caladinhos.

Anónimo disse...

O que é que estes dois comentários têm que ver com esta notícia ?

Anónimo disse...

Tem a ver pelo seguinte:
Primeiro - as baleias incorporam, entre outros bichos, a fauna que povoa os Açores;
Segundo - o património baleeiro não inclui apenas os cachalotes que andam no mar mas alguns que cirandam em terra;
Terceiro - para além das baleias, cirandam em seco outros animais de porte, nomeadamente paquidermes muito afectos à politica;
Quarto - Militancias partidárias e concursos públicos é coisa de certos baleotes e rinocerontes;
Quinto - Quer as baleias quer os paquidermes são bichos de estimação, que emanam do nosso DNA evolutivo.