segunda-feira, 6 de maio de 2013

Menos bandeiras azuis nos Açores

As 27 zonas balneares dos Açores que se candidataram este ano ao galardão da Bandeira Azul foram todas aprovadas pelo júri internacional deste certificado de qualidade ambiental, que distingue o esforço de diversas entidades para a melhoria do ambiente marinho e costeiro.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às zonas balneares, marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, mas também de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Em Portugal, a organização do programa Bandeira Azul é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), estando a coordenação nos Açores a cargo da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direcção Regional dos Assuntos do Mar.

Para as zonas balneares são considerados critérios que abrangem quatro capítulos: qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços.

Nos Açores há cinco bandeiras a menos que em 2012, “porque o município da Praia da Vitória não conseguiu reunir condições para se candidatar”, disse o presidente da ABAE.

As zonas balneares das ilhas do Corvo e das Flores voltam em 2013 a não ter qualquer bandeira azul, nem sequer as entidades públicas realizaram nenhuma candidatura ao galardão.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os nossos elencos camarários andam tão ocupados que nem tiveram tempo para candidatarem as zonas balneares á bandeira azul,que vergonha.

Anónimo disse...

Linda imagem de uma das zonas balneares mais bonitas do mundo , ainda me lembro de anos e anos consecutivos que teve a bandeira azul,mas há anos que não a vislumbro enfim será problema da austeridade?

Anónimo disse...

O Porto Velho de Santa Cruz, na minha opinião, deveria ter a bandeira azul pois a SRA permitiu que o Municipio liga-se o aterro sanitário directamente ao mar sem tratamento das àguas sujas.
Para quem têm memória curta o josé carlos fazia parte do executio.
Viva ao Porto Velho de Santa Cruz!