terça-feira, 8 de outubro de 2013

Festa de Nossa Senhora do Rosário


Final do Verão, início do Outono, este foi o fim-de-semana consagrado à festa da Nossa Senhora do Rosário, na vila de Lajes das Flores. Do programa há a salientar várias missas solenes desde a quinta-feira até domingo, procissão de velas, arrematações, procissão do dia da festa, quermesse, etc. e baile abrilhantado pelo grupo Full 'K' Ords.

Um pouco mais sobre a história daquela igreja. Para tal temos que remontar a uma primitiva ermida, sob a invocação do Espírito Santo, transferida para o local ainda no século XVI. O actual templo foi erguido entre 1763 e 1783, com o fim de substituir a antiga Matriz, cujo chão deu origem ao actual cemitério. Foi reconstruída em meados do século XIX e em Dezembro de 1880 trabalhava-se ainda na cantaria para o arco da capela. Data de 1883 o assentamento do retábulo principal, executado sob a direção do artista lisboeta Manuel d' Oliveira. O seu primeiro douramento, sobre gesso, foi executado pelo brasileiro J. Nunes Sobrinho, em 1885. Sofreu campanhas de reparos entre 1907 e 1910, e de restauro entre 1953-1954. Em 1964 tiveram lugar diversas obras e em 1968 procedeu-se à pintura dos altares, tecto e ambão. A aguardar confirmação de datas, e todo o manancial de informação necessária e idónea, para que oficialmente sejam comemorados os 500 anos da igreja no ano de 2015.

Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens, em especial à Luísa Silveira responsável pelas fotografias e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Linda esta Festa, que saudades.