sábado, 19 de outubro de 2013

Peixe fresco passa a ter preço "livre"

O preço de (re)venda de peixe fresco nos Açores passou a ser livre desde dia 1 de Outubro, por determinação de portaria que revoga legislação regional alguma dela datada da década de 1980. Assim desaparece o tecto máximo de lucro para os revendedores mas o preço de venda para os pescadores deverá baixar ainda mais.

Até agora a venda de peixe ao consumidor estava condicionada por uma margem de lucro máximo de 25% sobre o preço de lota. Desde início do presente mês esse preço passou a ser regulado pela "lei" da oferta e da procura, ou seja, pelo mercado "livre".

Outra alteração que pode ser considerada muito importante é o fim da proibição de revenda entre compradores. Agora o peixe comprado em lota pode circular pelas ilhas em revenda, o que significa que em caso de escassez de uma determinada espécie numa ilha e excesso noutra, os revendedores podem vender o peixe entre si e assim abastecer o mercado deficitário.

Estas alterações respondem a reivindicações, algumas muito antigas, dos revendedores de peixe que consideravam impraticável o modelo de mercado nos Açores.


Notícia: «Diário Insular», rádio Atlântida e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: