sexta-feira, 8 de maio de 2015

Caracol marinho invasor nos Açores deverá ter impacto negativo nas lapas

A espécie invasora de caracol marinho phorcus sauciatus, popularmente conhecida como burrié, está a colonizar Santa Maria e os investigadores estimam que chegue rapidamente a todas as ilhas dos Açores.

Esta espécie de grandes dimensões e que, apesar de ser um caracol marinho, "se move com uma relativa velocidade", está "a colonizar a costa da ilha de Santa Maria a uma velocidade assombrosa", disse Sérgio Ávila, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos: "São cerca de 1,5 a 2 quilómetros por ano que se está a afastar relativamente ao ponto de introdução", acrescentou o cientista, autor do estudo sobre o aparecimento nos Açores da espécie invasora phorcus sauciatus que foi recentemente publicado no «Journal of Molluscan Studies», uma revista científica inglesa.

Segundo Sérgio Ávila, esta espécie de caracol marinho deverá ter chegado à ilha de Santa Maria entre 2008 e 2010, mas só terá sido identificada no Verão de 2013: "A primeira vez que o avistámos no campo, encontrámos sete exemplares desta espécie, em Junho de 2013. Quando voltámos, em Novembro, encontrámos 24 ou 25 exemplares e, no Verão seguinte, em Junho de 2014, contabilizámos só num troço da costa, com cerca de 1,5 quilómetros de extensão, 686 exemplares", explicou.

Estima-se que hoje sejam milhares os exemplares da espécie phorcus sauciatus em Santa Maria e que cheguem rapidamente às restantes ilhas dos Açores, que proporcionam um excelente habitat para esta espécie: "Pode demorar um ano, dois anos ou dez anos, mas vai chegar com toda a certeza e vai colonizar todas as ilhas. É um facto consumado, a espécie chegou, aclimatizou-se e está em franca expansão populacional", garantiu o investigador Sérgio Ávila.

Esta espécie é um concorrente natural das lapas, porque ambas vivem entre marés. Por isso, o biólogo prevê um impacto negativo sobre a população das lapas, embora garanta que está fora de hipótese uma delapidação da espécie: “Em Inglaterra, estas espécies são extremamente abundantes, têm densidades bastante superiores àquelas que nós estamos a encontrar em Santa Maria e vivem lado a lado com as lapas e existem também outras espécies. A densidade populacional é maior e não obstante as águas serem mais frias do que as nossas, elas vivem lado a lado com as lapas”, assegura Sérgio Ávila.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Público» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso é uma novidade do caraças!
Que me lembra sempre existiram nas Flores, e não era por isso que não tinhamos lapas.

Anónimo disse...

Que bosta de noticia!Sempre houve burriés por cá.