segunda-feira, 25 de maio de 2015

Feriado celebrado com sopas e folclore

A Fajã Grande vai hoje celebrar o feriado regional do Dia da Região com sopas do Divino Espírito Santo e atuação do grupo folclórico.

A data é assinalada todos os anos, desde 1980, quando foram instituídas pela Assembleia Legislativa Regional as celebrações relativas a este dia por todo o arquipélago, com o intuito de celebrar a açorianidade, a autonomia e a unidade regional.

Nesta ocasião são atribuídas desde o ano de 2006 insígnias honoríficas "a pessoas singulares ou coletivas que, em múltiplas vertentes da sua atuação e em atos com os mais diversos enquadramentos, se hajam distinguido em benefício da comunidade e na valorização da Região".

Este ano foi atribuída insígnia autonómica de mérito profissional ao florentino José Gomes Corvelo.

Os festejos do Dia da Região iniciam-se hoje às 12 horas na Fajã Grande com uma sessão solene, seguindo-se às 14 horas um almoço composto por sopas do Espírito Santo, confecionadas pela Irmandade das Crianças da Fajã Grande. O término das celebrações decorrerá pelas 15 horas com a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico da Associação Cultural Lajense.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

35 comentários:

Anónimo disse...

Ao de Viana também deviam dar uma medalha ! Medalha de vergonha, incompetência, mentiroso,oportunista! Ah e mentiroso também!

Anónimo disse...

Dêem-lhes Fátima, Futebol e Fados , que é uma maneira de dizer Comidinha e Cantigas, e eles ficam contentes, sem fazer perguntas difíceis.

Anónimo disse...

Gostei de assistir à celebração do dia da Autonomia pela RtpAçores e ter como pano de fundo na maioria das suas imagens o vasto património do Sr João Lourenço! Deveria ter sido condecorado por ter conseguido construir uma casa na orla marítima e outra ao lado da cascata!

Anónimo disse...

vendemos-nos por tão pouco!
Mas temos o que merecemos!
A melhor parte da festa foi mesmo a entrada em palco do PDA!
Que circo Meu Deus!
Não consigo perceber como é que pessoas boas, sem necessidade para tamanha exposição, conseguem dar a cara por esta bandalheira!

Anónimo disse...

uma medalha de sabão.

Anónimo disse...

Folclore foi o que se passou na Fajã Grande!

Anónimo disse...

Este dia da da autonomia nas Flores, foi uma autentica fantochada em todos os sentidos, imagem lá que até a fábrica do leite já está sem problemas financeiros, o xaviere deve ter alguma promessa na manda, ou já se esqueceu que teve de se endividar para aguentar a fabrica!o cordeirinho não ajudou!mas agora parece que já está tudo bem!deeve deve vir mais vacas por ái abaixo!

Anónimo disse...

Tal vergonha . uma sede de concelho que parece não ter dignidade para receber tão afamada cerimónia, será que a calcinha terá vendido mais carninha, ou a diamantina mais hot dogs!nunca vi aldrabroes iguais a estes!

Anónimo disse...

Coitada da calcinha é preciso ajudar
a pagar o grande investimento, a camara vende que o que devia ser do povo e agora ainda lhe vai por o negocio á porta|

Anónimo disse...

o frank das vacas deve ter uma grande promessa!era só chorar por dinheiro e agora já está tudo bem, é como o presidente das lajes, agora já não chora, é so festancs e gaby silva atras, não idmira os subsidios que o joão lourenço deixou para ele receber ja devem ter entrado, só que agora não fala!

Anónimo disse...

quais foram as obras que o governo anunciou para as Lajes para começar antes das eleições de Outubro.

Anónimo disse...

Aqueles que reconhecidamente prestaram serviços relevantes à comunidade, é que devem ser o foco desta festa.
Porque merecem muito mais do que brigas tolas de partidos.

Anónimo disse...

é recebem os subsidios que ficou do joão lourenço para eles mas não vejo obras nenhumas feitas nas lajes nem aperta com o governo para o posto de secorros nas lajes nem aumento do porto de recreio nem o ensino obrigatorio que o zé da musica votou contra fala-se muito em turismo mas não se fala num hotel nas lajes vaiam--se despedindo que se fala por ai que não voltam mais à camara das lajes.

Anónimo disse...

Anónimo das 17h31, infelizmente o sentido de humor nunca foi uma arma muito eficaz neste tipo de batalhas, embora sempre bem vindo. As gentes da Fajã Grande, se não tiverem cuidado, se não se opuserem a certo tipo de abusos organizada e firmemente, qualquer dia têm diante dos olhos uma Quarteira em ponto pequeno.

Anónimo disse...

Tem é medo da volta do joão lourenço. imaginem que no programa de sábado até puseram os canhõzinhoas da CMLF em cima do cais apontados para a casa do joão lourenço. Podiam ter sido mais discretos.

Anónimo disse...

Atenção atenção, é pró menino e prá menina, quem quer quem quer, a camara das lajes tem para venda 2 cagadorias portáteis, ao preço mais baixo. é pra andra, é pra andar, quem quer, quem quer

Anónimo disse...

Tenho algumas dificuldades em perceber o império das crianças da Fajã é que fizeram as sopas , o Mordono não está na ilha ,o empresário da esplanada é que serviu, o império recebe 750 euros para dar a cara , e alguns tacho, os outros império `que resolve ,dão o resto e não recebem nada, assembleia dá a carne e vinho, o empresário fatura X, não sei quanto ? transparencia, ò Socrates não ès o unico...

Anónimo disse...

O que gostei mais foi de ver na RTP Açores o Grupo Folclórico e Etnográfico da Associação Cultural Lajense, foi lindo os anos que eu não via,lindo....

Anónimo disse...

Feriado celebrado com sopas e fantochos

Anónimo disse...

Os Lajenses é que não gostaram, dia da autonomia nas Lajes, e foi feito na Fajã, é no concelho, certo, no faial é na Horta, na Graciosa é em Santa Cruz,no Corvo porquê não foi, no Caldeirão, é o sitio mais bonito da Ilha.será que a festa do emigrante,será na Fajã, porque não.

Anónimo disse...

Pedro da Silveira tinha toda a razão à vinte cinco anos.

velhos do restelo disse...

O Folclore parece que está para as curvas.
Alguns bem se achavam imprescindíveis e pensavam que ia acabar.
Fico feliz por ver tanta gente nova a aprender.
Força, continuem, é esse o caminho!

Anónimo disse...

as sopas da Fazenda parece que estavam boas a Sr. Maria mais o filho que está de atestado à quase 2 anos, como funionário C.M. Lajes, está apto para fazer sopas e ir a pesca, e transportar jogadores do Fazendense, e quando é que vai entrar ao serviço, é marido da veredora e o presidente foi cabeça de espirito Santo da sua freguesia como tenha passar a imagem de natural da mesma freguesia.

Anónimo disse...

Faltou a bandeira azul para certificar a zona balnear. Mais um ano passou e ninguém se lembrou de certificar alguns jovens com o curso de nadador salvador para poderem candidatar a Fajã Grande à bandeira. Dá mais jeito ter dezenas de pessoas nos Prosas (recuperar ou reativar ou nada fazer). Pouco é pouco e nada é nada...

Anónimo disse...

Gostaram de ouvir do presidente sobre os incentivos à fixação de jovens? Se o telejornal não tivesse sido em direto ainda iam acusar alguém da rtp de ter feito uma montagem e ter cortado as partes importantes.

Anónimo disse...

Isto está tudo pronto para começar os banhos. Já viram como a praia das Lajes está limpinha das pedras que o mar trouxe no Inverno? Dá gosto ver! Até apetece por a toalha nas rochas ao fundo da praia...

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o turismo vem muito às Flores para fazer os passeios pedrestres. Onde pára o pessoal da Câmara que devia mondá-los e concertar alguma calçada que precisa de ser arranjada antes que os buracos sejam maiores. Ter tanta gente para fazer tão pouco é obra. Deve ser uma obra de misericórdia lol

Anónimo disse...

Porque será que os trabalhadores da Câmara já não pintam os muros das ruas como antigamente? Falta de pessoal não é de certeza, pois quem passa perto da garagem da Câmara vê muitos sem fazerem nada, acho que os encarregados são fracos e até gostam mas não sabem mandar.Coitados.

Anónimo disse...

So gostava de saber quando o marido da varredora das vitórias acaba o atestado, é porque devem concordar comigo que já é vergonhoso.
Deve ser preciso pedir um visita da delegada de saude, porque o senhor pavoneia-se "de carro" e não apé como o médico deve ter aconselhado por toda a parte da ilhas e nos mais diversos "desportos"

Anónimo disse...

ó home aquelas pedras na calheta é para fazer um monumento às figuras que foram para a camara ainda nada fizeram e deixam andar tudo da vila, nas próximas ileições espera sentados pelo meu voto e da minha familia.

Anónimo disse...

Gosto muito d0 comentario do anonimo das15.24. deixa este presidewnte da camara das lajes andar tudo da vila onde dezia que era mais facil tude da mesma cor. Foi um grande engano termos ido nesta conversa esperamos o posto de socorros na casa casa do povo das lajes e até hoje nada feito.

Anónimo disse...

Última Hora. Acabo de saber que o nosso amigo João Lourenço vai-se candidatar-se de novo à Camara das Lajes, disseram-me que ouve muitos pedidos a ele para voltar.

Anónimo disse...

Gostei da festa foi bem bonita, mas se não é a jangada de santa cruz tinha sido uma porcaria

Anónimo disse...

Volta João Lourenço que estamos de braços aberto para te receber como o Homem trabalhador e com muita vontade de trabalhar para que as Lajes anda-se para a frente, desde que te foste embora João as Lajes parou no tempo e do pouco que temos até deixam sair para a Fagã Grande. És sempre bem vindo e eu e minha familia de certeza que terás o nosso voto e de muitos mais os Lajenses estão revoltados e com muita razão.

Anónimo disse...

João grande trabalhador é certo mas sempre a pensar se eu fizer uma grande obra tenho que gastar muito cimento, tenho uma loja que vende cimento,cimento é da coisa que enterrado no chão não há engº civil com calculo nem tribunal de contas que possa justificar ao contrario , tintas da triunfante,tambem vendo, para pintar murros escolas murralhas cimentérios,igreija, museu e muitas casas de, ou como apoio, e outras na altura de eleições, comprar tubos de PVC, tambem vendo, PVC, debaixo da terra,nunca a inspeção consegue provar, ao contrario, carrinhas, tratores, central de asfalto, britadeira,cangu comprar 3 pagar por 2 tudo de segunda mão, sem concurso, mas uma coisa é certa esta camara tambem vai às compras de segunda mão, carrinhas e diversas.