sábado, 2 de maio de 2015

Eco Freguesia, freguesia limpa... em 2014

145 autarquias açorianas participaram na edição do ano passado do programa Eco Freguesia.

Treze autarquias foram distinguidas em 2014 com o galardão de excelência, nomeadamente Vila do Corvo, Lajes e Santa Cruz (nas Flores), Feteira e Matriz (no Faial), Nossa Senhora da Luz e São Mateus (na Graciosa), Prainha (no Pico), Norte Pequeno e Velas (em São Jorge), Porto Martins (na Terceira), Almagreira (em Santa Maria) e Matriz (na Ribeira Grande, em São Miguel).

“Premiar o desempenho e distinguir a excelência é, não só, reconhecer o esforço das populações e dos seus órgãos autárquicos, mas também incentivar a continuidade das acções de manutenção e limpeza dos espaços públicos, rumo a uma mudança efectiva de comportamentos”, salientou Luís Neto Viveiros, secretário regional do Ambiente.

O concurso Eco Freguesia, freguesia Limpa visa incentivar e distinguir os esforços das freguesias na limpeza e encaminhamento para um destino final adequado os resíduos abandonados em espaços públicos, em conjunto com as populações locais. Em complemento ao esforço de limpeza, são incluídas na avaliação as acções de sensibilização ambiental realizadas por cada freguesia.

Este galardão é constituído por um diploma e bandeira, sendo atribuído um diploma de reconhecimento pelo esforço realizado nos casos em que foi notório o empenho na limpeza e sensibilização, sem contudo serem atingidos os objectivos mínimos por motivos alheios à freguesia.


Notícia: «Jornal Diário» e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu numa visita em que fiz às Flores no antigo Presidenta da Camara das Lajes fui encontrar uma Senhora que andava na Vila com o seu aspirador e pude ver que esta Senhora nem deixava erva nos buracos das paredes.

Anónimo disse...

Esta é uma excelente iniciativa que visa estimular o fazer bem e fazer melhor,não só pelas Autarquias,mas acima de tudo com o empenho e participação dos cidadãos.Nenhuma organismo,seja ele Autarquia ou outro qualquer,consegue fazer bem,se não contar com o empenhamento e colaboração das suas comunidades. E nos tempos que vivemos,o esforço de todos é indispensável para a assegurar a sobrevivência e bem estar da humanidade.
Para isso, bastam pequenos gestos,como, por exemplo,não lançar para o chão as pontas dos cigarros e suas embalagens,separar,acondicionar e colocar correctamente os nossos lixos,tendo sempre presente que quem os recolhe e trata,são pessoas como nós,reduzir e reutilizar os materiais,antes de os deitar no lixo,deixar limpos todos os espaços públicos de que nos servimos,como Praças,Jardins,Parques,Praias ou Estâncias Balneares,etc.,etc. e depois de tudo isto, exigir também das nossas Autarquias que façam bem a sua parte.E um dos aspectos muitas vezes descurado por elas é a limpeza e higiene dos contentores públicos dos ecopontos.
Tudo isto é cidadania que podemos e devemos, com gosto exercer.
Quantas vezes ouvimos dizer que os povos nórdicos são ricos porque são evoluídos. Nós também podemos se-lo; basta querermos e como querer é poder,vamos a isso! O resultado seria tão bonito,que nos levaria a dizer "e não custou nada!".
Bom Dia da Mãe.

Anónimo disse...

Nas Flores só os políticos são ricos!
Os restantes são raia miúda!

Anónimo disse...

pois...pois...é eles politicos com um grande ordenado de milhares de euros com passagens de graça para andarem nos açores e até para paises estrangeiros só mesmo para ricos.

Anónimo disse...

Desde quando quem ganha 2800 €, a troco de administrar uma camara, ter por obrigação levar patada de todos e aturar a escumalha da política, é rico?
Nem por três vezes mais eu queria.

Anónimo disse...

tem por obrigação porque está a receber para isso! Ou então que passe a pasta, mas isso não acontece porque a mama é grande !!!

Anónimo disse...

Desde quando 2 800 € são uma "mama grande"?
Sem vontade de servir os outros, como muita gente faz em comissões de festas e organizações de caridade, ninguém quer.

Anónimo disse...

A Junta de Freguesia das Lajes recebeu a bandeira por não ter limpo os plasticos de silagem que estavam no covão, uma vergonha, pois foi o pessoal da Camara que teve de limpar quando esta é uma função da junta. O presidente da Junta só sabe limpar o cofre, tanta promessa e nada feito, mas a conta cada vez mais pequena

Anónimo disse...

já que estás a falar no covão ouvi dizer que estão a fazer uma pisca de estrada mais ou menos por essa zona e que leva uma ponte que não leva ferro nos alicerces. será verdade tenho que passar por lá para ver.