terça-feira, 26 de maio de 2015

Mulher no comando do Posto da GNR

Duas mulheres comandam pela primeira vez três postos da GNR nos Açores, inicialmente "uma novidade" para a população da Graciosa, Flores e Corvo, mas que agora já não causa estranheza.

Com 34 anos, Susana Ribeiro afirma não ter sentido qualquer reticência da população quando assumiu, a 12 de Março, o comando do posto de Santa Cruz das Flores e da mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, provisoriamente, até 8 de Junho, quando regressará à Praia da Vitória (na Terceira), onde está colocada. "Claro que é novidade, mas pelo 'feedback' que recebi, as pessoas aceitaram bem. Mas não senti qualquer reticência da população nem dos militares", lembrando que ao nível da instituição GNR já são "muitas mulheres neste patamar".

Ao contrário das experiências vividas em grandes cidades, Susana Ribeiro guarda já pequenos episódios e histórias curiosas. "Quando sensibilizamos ou autuamos, as pessoas vêm, passados um ou dois dias, mostrarem-nos as coisas que estavam mal, que já emendaram e retificaram", relatou, reconhecendo, no entanto, que na mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, onde vivem 400 pessoas, as particularidades e a condição geográfica impõe uma atuação "diferente". Segundo explicou, é necessária "uma forma de atuação diferente do que no restante território, mais cuidado".

"Também sabemos que a localização não é fácil, e muitas das vezes para fazermos cumprir a lei e os meios para chegar até lá demoram", acrescentou. Do Corvo, Susana Ribeiro recorda-se ainda de um outro episódio: "Há cerca de três semanas fui ao Corvo para uma ação de sensibilização junto da população sobre a nova nota de 20 euros, mas não apareceu absolutamente ninguém, além dos funcionários da Câmara Municipal".

Com 300 elementos nos Açores, a GNR tem um posto em cada uma das nove ilhas e três destacamentos, em Ponta Delgada (São Miguel), Angra do Heroísmo (Terceira) e Horta (Faial).


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e «Diário Digital».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom era que esta senhora pusesse ordem na GNR do Corvo, pois nas Flores é a tratar as pessoas como carrascos, mas no Corvo, nada se passa, comonunca se passou, não há regras de transito, nãlo há capacetes, há crianças a bebera na tascas, enfim um forróbodó complet.

Anónimo disse...

A PSP é que deve andar a dormir,visto que essa matéria é da competência da outra instituição,embora que os geninhos gostem de se meter em matéria que em nada lhe diga respeito,deveriam sim preocupar-se na área em que aqui estão habilitados,que é a matéria fiscal.Só, e tão só.

Anónimo disse...

quando vai haver GNR lajes 24 horas.

Anónimo disse...

boa pergunta anónimo das 16,30 e vou acrescentar que antes do 25 de abril ela existia nas lajes 24 horas .