sábado, 9 de maio de 2015

Primeira missa florentina do padre Eurico

Eurico Caetano nasceu em São José (Ponta Delgada) a 27 de Dezembro de 1982. Iniciou um discernimento, ainda inconsciente, na sua infância na Casa de Trabalho com as Irmãs Servas da Sagrada Família, e depois como acólito. Mas é a partir dos 12 anos que está no caminho de descoberta vocacional. Caminho esse que vem das brincadeiras de infância e que ao longo do seu amadurecimento tem altos e baixos.

Inicialmente esteve dois anos no Seminário menor de Ponta Delgada, tendo prosseguido até ao 12º ano no Liceu Antero de Quental. Terminados os estudos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra onde permaneceu pouco mais de um ano, tendo desistido por dúvidas vocacionais. Neste tempo, o Senhor foi trabalhando... foi chamando até que era impossível não responder de novo. E nessa altura regressa à caminhada mas para outra diocese.

Eurico Caetano fez os seus estudos no Instituto Superior de Teologia de Évora, em conjunto com seminaristas de Évora, Beja e Algarve, bem como das dioceses de Mindelo e Cabo Verde. Terminou os estudos em 2010 na Universidade Católica Portuguesa, defendendo a tese de mestrado sob o tema “A releitura cristológica da Escritura segundo o quarto evangelho”. Nesse mesmo ano regressa à Diocese de Angra onde é colocado como professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica e Secundária do Nordeste e fica a auxiliar na paróquia de Capelas nas atividades pastorais, em estreita colaboração com o pároco.

Findos dois anos, em diálogo com o bispo diocesano e tendo a necessidade de outras experiências pastorais, Eurico Caetano é colocado na Escola Básica de Rabo de Peixe e a auxiliar nas cinco paróquias que compõem a cidade da Ribeira Grande, auxiliando também nas atividades de Ouvidoria. É nesta altura, a 9 de Agosto de 2014, que é ordenado diácono na Matriz de Nossa Senhora da Estrela, paróquia onde exercia o seu ministério de acólito e onde desenvolvia atividades pastorais.

A 1 de Setembro de 2014 foi colocado na Igreja da Ouvidoria das Flores, como auxiliar dos párocos “in solidum” e encontra-se também a leccionar Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica e Secundária das Flores. Foi ordenado presbítero a 11 de Abril de 2015 e no dia seguinte celebrou a eucaristia de Acção de Graças (missa nova) na paróquia de Capelas.

Colocado por algum tempo na ilha das Flores por ordem da Diocese, o padre Eurico Caetano teve a sua primeira missa local na Matriz das Lajes das Flores. As imagens aqui deixadas são a prova dessa sua missa, bem como um convívio que se seguiu, onde largas dezenas de pessoas marcaram presença.

Obrigado ao padre Eurico pela colaboração prestada para que este trabalho tivesse o merecido valor. Obrigado aos outros padres presentes (Trigueiro, Rúben e Davide), à Casa do Povo das Lajes (onde foram captadas as imagens do convívio), aos intervenientes e a todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Um dia de festa para os católicos das Flores.
Tudo excelente.
Com o melhor dos propósitos, alguns reparos à Costa Ocidental:
- não fica lá muito bem filmar comida, ainda por cima com pormenor;
- não é lá muito correcto filmar as pessoas enquanto comem, muito menos pormenorizar o processo de mastigação deste ou daquele;
- é deselegante interromper as pessoas enquanto comem, entrevistando-as.