quarta-feira, 20 de julho de 2016

Açores: local ideal para observar estrelas

A reduzida poluição luminosa faz dos Açores um local ideal para observar estrelas, "produto turístico" que atraiu o ano passado quase 12 mil visitantes ao Observatório Astronómico de Santana.

“Não há muita poluição luminosa, o que tem permitido ao Observatório de Santana (apesar de localizado perto da Ribeira Grande e de Rabo de Peixe) ter ainda um céu onde é possível ver a Via Láctea”, afirmou Pedro Garcia, um dos quatro técnicos de divulgação científica que trabalham no único observatório astronómico existente no arquipélago.

Pedro Garcia adiantou que, além dos visitantes açorianos, o Observatório de Santana tem recebido “muitos turistas interessados em fazer observações”, destacando que, através dos telescópios existentes, “é possível ver muita coisa no céu” e que as nuvens nos Açores “não são um problema” para a astronomia amadora que se pratica em Santana.

A celebrar 15 anos em 2016, o Observatório Astronómico de Santana passou por um período difícil, tendo estado encerrado vários anos, mas desde 2008 funciona de forma permanente como Centro de Ciência.

Além do funcionamento diário, o Observatório de Santana realiza desde 2010 nas primeiras sextas-feiras de cada mês observações noturnas das estrelas. Também há três anos que se iniciaram as observações noturnas destinadas às famílias, tendo os observadores amadores à espera um telescópio fixo e vários telescópios móveis espalhados pelo terraço do edifício.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: