segunda-feira, 11 de julho de 2016

Lajes recebe regata de botes baleeiros

O porto de Lajes das Flores irá receber na sexta-feira (dia 15) o início das provas de competição náutica, com a participação de cerca de 14 botes baleeiros recuperados e oriundos de todo o arquipélago.

Este ano, na trigésima primeira edição da Festa do Emigrante realizada nas Lajes das Flores, uma das novidades apresentadas centra-se na realização da Primeira Regata Regional de Botes Baleeiros, uma iniciativa do Clube Naval de Lajes das Flores. Esta competição surge com o propósito de honrar a tradição açoriana relacionada com a antiga caça à baleia, em que os baleeiros nos seus botes movidos a remos e vela alcançavam as grandes baleias em alto mar.

Assim, a Regata Regional de Botes Baleeiros a ocorrer na ilha das Flores irá iniciar-se na sexta-feira (dia 15) prolongando-se até domingo (dia 17), com a partida marcada junto ao Porto das Lajes. Neste sentido, estão previstas no regulamento provas para equipas femininas e masculinas, que irão concretizar quatro regatas de vela e três regatas a remos, realizadas após as 16 horas de sexta-feira e a partir das 9 horas no fim-de-semana.

Neste evento irão participar cerca de 14 botes baleeiros de várias ilhas do arquipélago que, apesar de restaurados, mantêm o seu aspeto tradicional de forma a evitar a adulteração desta tradição açoriana.

Segundo Carlos Avelar, os Açores contam neste momento com cerca de 41 botes baleeiros recuperados e 11 lanchas, afirmando ainda que “os Clubes Navais têm botes, há Juntas de Freguesia que possuem botes e há também alguns particulares que têm botes”, por isso quem não tiver um bote e quiser participar em regatas regionais “poderá dirigir-se aos Clubes Navais ou às Juntas de Freguesia e tentar iniciar a sua atividade”.

De acordo com o membro da direção do Clube Naval de Lajes das Flores, estes botes baleeiros “foram fruto de grande investimento por parte da Região” no que toca à “conservação e reconstrução” das embarcações, salientando ainda que há ainda “a Comissão Consultiva do Património Baleeiro que se reúne todos os anos e zela por esse património inestimável da nossa Região”, resultando na aposta neste tipo de desporto náutico no Grupo Ocidental.

Em relação a este evento que irá mobilizar apreciadores desta tradição náutica açoriana, Carlos Avelar afirma que a ilha das Flores “foi das primeiras ilhas a balear, devido à influência das baleeiras americanas que aportavam nas Flores”, e que a presença de vários botes baleeiros em água “é uma coisa que mexe com a sensibilidade de qualquer florentino”.

O membro da direção do CNLF adianta ainda que “fora as provas haverá a possibilidade de proporcionar ao público em geral passeios de bote e o contacto com os botes e com as lanchas”, considerando que há turistas e emigrantes que manifestam curiosidade em “participar e ter uma experiência numa embarcação típica”, e afirma que “todo este esforço que a Região fez é a homenagear a antiga caça à baleia porque os botes e o regulamento para a utilização dos botes nestas provas está condicionado a que o bote esteja perfeitamente tradicional”.


Notícia: suplemento especial do jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais umas sacas de dinheiro mal gasto, seria de grande utilidade investir este dinheiro em obras para o desenvolvimento desta Vila das Lajes e emprego.

Anónimo disse...

Para quê gastar tanto dinheiro do erário publico na deslocação de tanta gente em tempo de crise profunda, numa brincadeira de botes baleeiros, que nada trás à Ilha das Flores, a não ser bairrismos estúpidos, que não têem razão de existir.
Espero que estas pessoas tenham onde comer e dormir, para não irem para as suas terras dizer que passaram fome na Ilha das Flores, como costuma ser.

Anónimo disse...

inveja, inveja, há muita das Lajes mas sempre ouve.

Anónimo disse...

sou das lajes e também acho uma grande asneira gastarem tanto dinheiro nesta festa com tanta falta de emprego que há nestas lajes e muitas obras para se fazerem . haja paciência com tanta folia.