terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Ocorreram dois pequenos sismos na noite da passada terça-feira (dia 13)... alguém os sentiu???

Inicialmente, e graças a "São Google", tivemos conhecimento desta notícia:

EQ 4.5 Santa Cruz das Flores, Azores, Portugal - PRELIMINARY REPORT
An earthquake with magnitude 4.5 occurred near Santa Cruz das Flores, Azores, Portugal at 21:15:48.80 UTC on Feb 13, 2007. (This event has been reviewed by a seismologist.)


Notícia: bvl.pt Portugal Blog Aggregator.

Fizemos algumas pesquisas mais aturadas e, tendo por base informações detalhadas duma entidade governamental norte-americana (a U.S. Geological Survey e o seu programa de controlo de perigo de terramotos), ficamos a saber que (na noite da passada terça-feira) afinal houve não um mas dois pequenos sismos relativamente próximos da ilha das Flores.
A saber: às 20h15 da passada terça-feira (dia 13) foi registado um terremoto de 4.5 de magnitude, com epicentro a 702 (ou apenas 435??) kilómetros a Sudoeste [SW] de Santa Cruz; um pouco mais tarde, à 1h41 da passada quarta-feira (dia 14) foi registado um terremoto de 4.7 de magnitude, com epicentro a 733 (ou apenas 455??) kilómetros a Sudoeste [SW] de Santa Cruz. Isto é, o segundo terremoto foi ligeiramente mais forte mas também teve o seu epicentro [quadradinho amarelo na imagem acima] ligeiramente mais longe da ilha das Flores.
[Nota: baseamo-nos na WikiPedia e em theTimeNOW para o cálculo do fuso horário dos Açores (no "horário de Inverno") ser UTC-1].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: