sábado, 14 de julho de 2007

«Corvo e Flores aqui... tão longe»

As nossas pequenas ilhas [açorianas] das Flores e Corvo são duas pérolas com pouco mais de 150 km2. Fácil é percorre-las, de ponta a ponta, admirando as infindáveis belezas [naturais] que têm para nos oferecer, difícil é lá chegar.

E digo difícil porque para além dos constrangimentos causados pelas intempéries [naturais] a que [estas ilhas] estão sujeitas, os popularmente denominados “ventos cruzados à pista”, outros surgem por acção do homem. Dificuldades e constrangimentos que se prendem não só com as disponibilidades de lugares [nos voos], mas, também, com o preço das passagens [aéreas] que se tornam incomportáveis para quem quiser desfrutar daquele cantinho do céu.

Dificuldades atrozes, se não vejamos dois casos recentes:
1º caso: viagem com destino à ilha do Corvo com origem na ilha Terceira e regresso pela ilha das Flores. Não existindo lugares nos voos directos de ida e volta, terá o passageiro de “saltitar” por diversas ilhas até chegar ao seu destino. Para isso, paga 273 euros, para além de levar 6 horas a chegar ao seu destino.
2º caso: viagem com destino à ilha das Flores, com origem na ilha Terceira. Não existindo lugares no voo directo de regresso à ilha Terceira, o passageiro tem de passar pela ilha do Faial. Para isso, paga 260 euros, para além de levar 4 horas a chegar ao seu destino.

Será possível quebrar qualquer tipo de isolamento com tais constrangimentos?
Durante séculos, as ilhas do Corvo e das Flores sofreram por serem as ilhas mais afastadas do arquipélago. Ilhas, com poucos produtos [próprios] para exportar, que não suscitavam grande tráfego comercial. Mas, hoje, parecem sofrer de outro tipo de isolamento, o isolamento imposto pelo homem que, apesar de anunciar e fazer uma série de infraestruturas, esquece-se que tão ou mais importante é lá chegar.

Para além de todos estes problemas de mobilidade que afectam todas as ilhas, em particular [as ilhas d]o Grupo Ocidental, existem outras situações graves que, depois de uma tarde no Aeroporto das Flores, nos fazem pensar como é possível certas coisas acontecerem. É inadmissível que, depois de [haver] voos cancelados pelos tais “ventos cruzados à pista”, os passageiros desesperados que tentam a todo o custo regressar à sua casa ou mesmo os turistas que tentam chegar à ilha seguinte do seu plano de viagem, se deparem com situações que, no mínimo, nos deixam de boca aberta.

Fui um desses passageiros. Apresentaram-me uma solução que aceitei, iria para a Horta onde teria de pernoitar por falta de ligação à ilha Terceira e no dia seguinte lá voaria para a minha ilha. Supostamente, o meu voo com destino à ilha do Faial partia às 19h50, e voltava em seguida às Flores para seguir para a ilha de São Miguel. Quando embarquei observei a longa fila de "check-in" para o próximo voo com destino a São Miguel. Qual não é o meu espanto quando chego ao avião e ouço dizer que [afinal] o avião não voltava [naquele dia] às Flores!

O meu primeiro pensamento foi para aqueles que pacientemente esperavam na longa fila de "check-in" convencidos que iriam para o seu destino naquele fim de tarde. Não me importam as razões de tal decisão, se por falta de iluminação na pista que condiciona o tráfego nocturno, se o limite de horas de voo do pessoal da Sata. Apenas importa a justificação que devia ter sido dada aquelas pessoas que ainda faziam "check-in" para um voo que [já se sabia] não se iria realizar.

E tudo isto penaliza a mobilidade para as ilhas mais pequenas do nosso arquipélago, situadas no ponto mais ocidental da Europa. Os turistas que lá vi não pareciam nada satisfeitos, pior devem ter ficado depois.
Mas, parece que tudo isto se resolve com a construção de um certo Hotel perto de um Parque Industrial!?

Post-scriptum: A situação será mais grave se [eu] der ouvidos a certo alvitre sobre um cancelamento [de voo] do dia 30 de Junho devido a avaria técnica, mas cuja justificação pública recaiu sobre [os] supostos ventos cruzados [na pista do Aeroporto].

Carla Bretão

O presente artigo de opinião [acima transcrito] é da autoria de Carla Bretão, deputada regional do PSD pela ilha Terceira, tendo sido (originalmente) publicado na edição "on-line" do jornal «A União» (com a escrita deste artigo a estar datada de 4 de Julho, ou seja, possivelmente alguns dos acontecimentos referidos no artigo reportam-se à viagem da autora às ilhas das Flores e Corvo englobada nas Jornadas Parlamentares dos deputados regionais do PSD, no final do passado mês de Junho).
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Confirmo que a razão indicada no aeroporto das Lajes para o cancelamento do voo das 12:30 de 29 de junho para as Flores foi "más condições atmosféricas no aeroporto de destino" quando se sabia que era uma avaria num equipamento no início do dia à saída de Ponta Delgada. mas isto tem uma solução: privatização de pelo meos 50.1% do capital social da Sata. è que logo a seguir virá a dispensa de metade daqueles(as) optímos funcionários8as) que lá tem, que despacham os passageiros para um destino e as respectivas bagagens para outro destino.

Anónimo disse...

Acho muito bem que se divulguem situações deste género, pois acontecem com muita frequência. Pode ser que desta forma situações destas deixem de acontecer ou pelo menos aconteçam com menos frequência. E pode ser que melhorem um dia. Resta-nos ficar à espera para ver...

Anónimo disse...

pois é gastam-se milhões de euros neste aeroporto e é sempre a mesma porcaria por causa dos ventos cruzados eu acho que´já é tempo de fazer outro aeroporto em outro lugar e este para criar cabras e ovelhas já que o problema dos ventos cruzados não tem solução.

Anónimo disse...

Será que podem colocar algumas fotos da Festa do Emigrante. Não consegui ir às Flores :(

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Olá : Agradeço há pessoa que colocou o meu site só que não tinha junto o nome, é assim :

www.lurdesfreitas.zip.net

Já esta com fotos da Festa do Emigrante, neste momento tem da Prova Automóvel, Também vai ter o Desfile Etnográfico, Desfile da Marchas, Cortejo do Divino Espírito Santo, Desfile Folclóricos
E não só. Vai ter muito para ver.

Obrigada

Anónimo disse...

Esta senhora esqueceu-se de referir que no tempo do governo dela a nossa ilha não tinha voos ao Sábado nem ao Domingo, e era impensável vir a ter. Tinha apenas um voo diário de segunda a sexta. Naõ tinha ligações maritimas de passageiros e tinha navio de carga uma vez por mês.
Mas nessa altura para ela e o seu governo tudo era perfeito e não tinham preocupações de melhorar.

Anónimo disse...

Este artigo é deveras emocionante !! A D.Carla das duas uma, ou sofre de principio de esquizofrenia ou hà poucos anos que vive neste planeta, foi preciso ser vitima daquilo que há anos vivemos na pele para daí tirar algum (muito pouco presumo)"show politico". Se está tão preocupada com o nosso bem estar seguramente deve ter notado também algumas obras de vulto que se estão fazendo, e, as quais nos darão bastante melhor qualidade de vida (não ouvi comentário nenhum), são os politicos como a Senhora que contribuem pelo crescente desprezo da politiquice pelos cidadãos.
Mais haveria para falar mas o tempo urge!!!

Anónimo disse...

Esta senhora faz uma crítica justa é o que interessa.

Anónimo disse...

sim faz uma critica justa mas só que o governo onde ela está incerida nunca fez nada de nada pelas Flores que hoje fosse uma ilha mais desenvolvida, agora estarem fora do governo e andar com muita pena dos florentinos ´são cenas que já passaram a hestoria .

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nelson Fraga disse...

O anónimo comentário acima foi apagado por conter exclusivamente letras maiúsculas, entendidas no mundo dos 3 W's como simples gritaria. É bom que seja aprendido por toda a gente que frequenta este blogue que isso não é aqui permitido. Desta vez é republicado o conteúdo desse comentário mas a paciência um dia esgota-se e pode ser que se passe a não (re)publicar comentários de berraria... Segue abaixo [em itálico], então, o dito comentário, transcrito tal qual estava (quase sem acentos), apenas se alterou para um tom civilizado, não (ab)usando de letras em CAPS.

E tmb nao foi por acaso que o ultimo voo do dia 30 de Junho programado Horta/Flores nao se realizou!
Sabem o pq?
Pois é!!! Por causa do colega deputado dessa senhora ter feito o aviao atrasar 30 minutos ao nao estar presente á hora de embarque!!! E isso ela nao comentou

Anónimo disse...

o camarada sabe que o seu comentário será apagado?
digo isto por já ter acontecido comigo sem que o comemtário que fiz tivesse afirmações como as suas so por usar o caps-lock.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

se a culpa do atraso do aviao e do deputado...telefonem para a SIC e metam o gajo..desculpem, o senhor gajo no jornal da noite

Anónimo disse...

Boas pessoal.

Frequento ja à algum tempo um site onde funciona uma comunidade dedicada a divulgação de

conteúdos telivisivos através da internet de forma gratuita.
Transmite-se futebol, tenis, basket, rugby, F1, wrestling e outros desportos. Para além de

canais de desporto ha canais de informação,, musica, documentarios e mt mais...

o site é:
Código:
www.tvtuga.com



jorge

Anónimo disse...

Jorge, andas meio retardado, todo o mundo conhece esse site! Devias sim, era dizer que em todas os canais a imagem pára por tempo indeterminado o que se torna maçador.

Anónimo disse...

Todo o mundo não é bem assim, e sem a imagem pára e por termos uma internet da m3rda.