quinta-feira, 12 de julho de 2007

A [falta de] qualidade(??) da nossa água (pouco??) potável...

A «Pro Teste» (revista da DECO) revela uma realidade preocupante ao concluir que «a qualidade da água ["potável"] é bastante questionável em muitas zonas, como o arquipélago dos Açores e em zonas do interior Norte do Continente». Segundo a Associação de Defesa do Consumidor, entre os municípios portugueses com pior água ["potável"], sete deles são açorianos: Nordeste, Velas e Povoação lideram esta lista, seguidos por Santa Cruz das Flores (5º), Lajes das Flores (7º), Santa Cruz da Graciosa (9º) e Vila Franca do Campo (10º).

De facto, o «Relatório Anual do Sector das Águas e Resíduos em Portugal», relativo a 2005 e divulgado pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos, revela que estes sete concelhos [açorianos], juntamente com Lagoa, Ribeira Grande e Horta, estão entre as autarquias que mais desrespeitam o valor paramétrico. Ou seja, o valor especificado ou a concentração máxima ou mínima aceite para uma propriedade, elemento, organismo ou substância.

A DECO aconselha os cidadãos a solicitarem regularmente as análises à qualidade da água, até porque a maioria das Câmaras Municipais atende aos pedidos, chegando mesmo a afixar essa informação nos editais, nos Serviços Municipalizados ou nas Juntas de Freguesia.

Notícia: «Açores.net».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Após de terem já trocado quase toda a rede nas lajes por tubos novos pvc...
Como é possivel?
isto será verdadeiro 7º ?

Unknown disse...

Muitas vezes a má qualidade da agúa não esta nos tubos que a transportam,mas sim nos reservatorios municipais.
E é pena que numa ilha como a nossa em que há agua em abundacia ela não seja tratada com o devido respeito que merece e de quem a bébe.

Anónimo disse...

eu acho uma infamia o que se disse...a camara de santa cruz e perfeita..e tudo bom...votem sempre neles e nao digam mal...a agua e maravilhosa..maldizentes