quarta-feira, 11 de julho de 2007

Expedição Científica Flores&Corvo 2007

Entre 16 e 25 de Julho, o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores [DBUAç] organiza a XIII Expedição Científica: FLORES & CORVO 2007, destinada àquelas ilhas que já em 1989 foram objecto da IV Expedição Científica [do DBUAç].

Esta Expedição conta com vários apoios institucionais e na [parte] logística [conta] com recursos das autarquias das ilhas das Flores e Corvo. Nela participam 110 expedicionários, entre os quais três dezenas de cientistas de renome internacional, das mais diversas especialidades dentro da área das Ciências Naturais, mais propriamente da Biologia, pertencentes a Universidades e Institutos de Investigação nacionais e internacionais.

Pela primeira vez em Portugal, numa Expedição Científica internacional e desta envergadura, vão participar alunos de duas escolas do Continente, a Escola Básica Integrada das Colmeias [concelho de Leiria] e a Escola B2,3/S de Melgaço [distrito de Viana do Castelo], bem como alguns dos seus professores e encarregados de educação, onde, por meio deste projecto, poderão acompanhar directamente diversas etapas do trabalho científico, orientados por cientistas conceituados.

Atendendo às diferentes nacionalidades e formas de comunicação dos investigadores envolvidos, os alunos terão também oportunidade de exercitar alguns dos seus conhecimentos em língua estrangeira (inglês e francês), o que torna o projecto ainda mais interessante, porque muitos dos participantes são bilingues ou filhos de imigrantes nascidos em países anglo-saxónicos ou francófonos.

Está também prevista a visita a escolas das Flores e do Corvo, porque o convívio entre colegas da mesma idade do Continente e das ilhas será igualmente enriquecedor para todos. Finalmente, e a convite do Departamento de Biologia da Universidades dos Açores, os alunos ainda irão conhecer a ilha de São Miguel e o seu Campus Universitário em Ponta Delgada.

Este projecto multidisciplinar pretende ser um exemplo de como o ensino básico e secundário regular pode ser lúdico e motivante, mesmo sendo rigoroso e sério, e de como o que os alunos aprendem hoje, pode ser aplicado amanhã para o progresso da Humanidade, e em particular da Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade.

A organização desta Expedição Científica garante o alojamento (em tendas da Protecção Civil), as refeições (pequeno-almoço e jantar) e as deslocações das equipas de trabalho nas três ilhas.

Notícia: «Azores Digital».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Unknown disse...

Espero que esta iniciativa ajude a elevar a ilha das Flores a patrimonio natural da Humanidade,sendo esta uma ideia já antiga.
Não faltando certamente dados biolagicos para tal.

Anónimo disse...

Deus te ouça,amigo levínio