quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O jornal «As Flores» no Fórum (III)

Jornal «As Flores», edição de 22 de Novembro de 2007
(nº 619, II série, ano XXXIV) : : : HOJE NAS BANCAS!!! : : :
Director: Renato Moura
SubDirectora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

DAR MAIS... EVIDENCIA INJUSTIÇAS
A propósito da visita do Governo [Regional] à ilha do Pico e do falado bloco de partos, abordam-se as discriminações positivas relativamente a algumas ilhas e em várias áreas. Renato Moura considera que nas discriminações positivas não haverá mal algum... Mas elas deixam escancaradas as discriminações negativas que penalizam algumas ilhas.
E tudo apesar do desenvolvimento harmónico ser o pilar da unidade.

PARA GRANDES ESPERANÇAS, MAIORES ENGANOS: Cego é aquele que não quer saber!
Realça-se um conjunto de realidades que estão à vista, mas será que ninguém as vê? Que alguns vêem, mas não querem saber!
Maria José Sousa afirma que se vive num País que não respeita a liberdade de opinião, onde se paga alto preço pela língua afiada... e há quem se esconda no anonimato dos blogues, porque não tem coragem de dizer cara a cara.


Grupo de açorianos no Parlamento Europeu
O convite foi do deputado europeu Paulo Casaca e envolveu vários alunos e professores da Escola Secundária das Flores. Para além de assistirem aos trabalhos da sessão plenária, visitaram cidades belgas.

Apoios para médicos virem exercer para as ilhas
Proposta do CDS-PP/Açores aprovada por unanimidade
Por proposta do CDS-PP foi criado um novo regime de concessão de bolsas de estudo para frequência do internato médico nos Açores, visando combater a falta de médicos especialistas. As bolsas aumentaram e para tornar a medida eficaz, também foram aumentadas as penalizações para os incumpridores.

Unidade de Saúde Móvel fora de funcionamento
O PSD denuncia, em requerimento [da Assembleia Legislativa Regional], que a unidade de saúde móvel das Flores está parada há meses. [O deputado regional] António Maria Gonçalves quis saber do destino que será dado ao investimento e fez outras perguntas sobre saúde, nomeadamente sobre a telemedicina e sobre as consultas de especialidade.

ESTÁ ADIANTADA A CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DAS LAJES
O Pavilhão está a ser construído e [o seu custo] rondará os dois milhões de euros, mas serve para a prática de uma grande variedade de desportos e ficará apetrechado para bem servir os intervenientes, tendo capacidade para cerca de quatro centenas de espectadores sentados.


A EDA APOSTA NO AUMENTO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NAS FLORES
A Administração da EDA esteve nas Flores, inteirou-se dos investimentos em curso e mostrou querer apostar no aproveitamento de energias renováveis nas Flores, seja ao nível de energia eólica, como hídrica.

Dr.ª Márcia Sousa: licenciada em Ciências do Desporto
Licenciou-se recentemente em Ciências do Desporto, na Universidade da Beira Interior, a jovem florentina Márcia Cabral de Sousa, filha da Sra. D. Maria Leonor da Silva Cabral de Sousa e do Sr. José Joaquim Fortuna de Sousa. Fez ainda a sua pós-graduação, na mesma Universidade, ficando com habilitação para o ensino: Ciências do Desporto – Ramo de Educação Física e Desporto Escolar.
A Dr.ª Márcia Sousa sempre residiu na freguesia de Ponta Delgada, concelho de Santa Cruz das Flores. Neste momento encontra-se a leccionar Educação Física em duas escolas de 1º ciclo do município da Covilhã: a Escola da Erada e a Escola do Barco.

Dr.ª Marlene Gomes: licenciada em Economia
A jovem florentina Marlene Maria Nóia Gomes, natural da freguesia da Fazenda das Flores, filha da Sr.ª D. Alice Ivone Silveira Nóia Gomes e do Sr. José Armas Gomes, completou recentemente, na Universidade dos Açores, a licenciatura em Economia.
Está a fazer estágio na direcção comercial do Banco Comercial dos Açores, na cidade de Ponta Delgada. A Dr.ª Marlene Gomes, na continuação da sua formação académica, está a frequentar o Mestrado em Ciências Económicas, na Universidade dos Açores.

Dr.ª Lara Fraga: licenciada em Psicologia
Na Universidade Lusíada do Porto, licenciou-se recentemente em Psicologia, tendo como área de especialização Psicologia da Saúde, a jovem florentina Lara Alexandra Melo Fraga, filha da Sr.ª D. Arcelina Rosa de Oliveira Melo Fraga Jorge e do Sr. Hélio António de Fraga Jorge, residentes em Santa Cruz das Flores.
A Dr.ª Lara Fraga realizou estágio curricular na Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar – Porto, estando neste momento a prestar serviço na Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores.

IX FESTIVAL DA CANÇÃO INFANTIL
Será como habitualmente realizado pelo Agrupamento de Escuteiros de Santa Cruz das Flores o Festival da Canção Infantil, que em 2008 terá a sua nona edição.
Já estão abertas as inscrições, para crianças que tenham entre 5 e 11 anos, as quais se poderão fazer na Secretaria da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, ou nas Escolas, junto dos respectivos professores, até 31 de Dezembro deste ano.

Sistema Multimédia de Exames de Condução já “chegou” às Flores
Com a presença de pessoas ligadas ao sector, já está inaugurado o espaço onde vão ser submetidos a exame os futuros condutores, através de um sistema multimédia, que tem quatro postos para exame.

ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

Parque para refeições em construção na Fajã Grande

Marinha e Força Aérea salvaram 141 pessoas em 2007

Edição especial [do jornal «As Flores»] pelo Natal

Quartel da GNR em remodelação

Governo Regional promove XX-XXI Música Açores

«Nova Era» em novas instalações

Lourenço & Lourenço investe em instalações

A entrada num novo século do Escutismo

ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Também no Corvo, quando a esmola é grande até o santo desconfia - por Manuel Inácio

Crónicas da minha terra: os últimos baleeiros do Corvo - por Lino de F. Fraga

Discriminação positiva - por Félix Martins

A causa do coelho na ilha das Flores - por Daniel Trigueiro

Relação aluno/escola/pais - por Raquel Machado

Corrupção e Corrosão - por Renato Moura

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Secção Saúde: A Asma e a prática de Exercício Físico - pelo Dr. Rui Moura

Re-Pensando: Poupem as calçadas de pedra - por Filho de Roque de Freitas Moura

Cantinho da Saúde: A Diabetes... - pela Enf. Dr.ª Ana Gil

Tal Qual: Nas estradas abusam da paciência dos cidadãos - por Renato Moura

Farpas, Farpas, Farpas - por Renato Moura

38 comentários:

Anónimo disse...

Uma terra cheia de Doutoras!

Anónimo disse...

O que esta "contadora de histórias" queria era que se regredisse no tempo era? D. Maria José quando não quiser ser criticada pare com esses seus artigos estúpidos e inoportunos.

Anónimo disse...

mas, para uma boa educação quando se critica de uma pessoa deve-se mencionar o nome,é que a pessoa lesada poderá querer dar uma resposta e não sabe a quem.

Anónimo disse...

as raparigas ainda estudam, mas os rapazes é só polir calçada e gastar em boida tudo o que os pais lhes dão.

Anónimo disse...

O verdadeiro ignorante não é quem não sabe, é quem falsamente se convence que sabe.

Anónimo disse...

renato moura para presidente.

Anónimo disse...

Fugindo ao assunto,já viram a capa da Revista SÁBADO desta semana?http://www.sabado.xl.pt/

Anónimo disse...

Qual a finalidade dos "[*]" ?

Fórum ilha das Flores disse...

Car@ leitor@,
o significado dos "[*]" ao fim de determinados textos deste resumo da edição do jornal «As Flores» é bastante simples, é apenas uma menção da possibilidade desse específico texto ser (futuramente) publicado na íntegra aqui no «Fórum ilha das Flores».
Saudações florentinas!!

NF

Anónimo disse...

vou tentar ser sintético:ainda não li o jornal este mês.Só vi os títulos no blog, mas resumidamenteesta edição baseia-se no seguite:1-propaganda política ao PP 2- Mal dizer dos Presidentes de Câmara do Grupo Ocidental, + especificamente do de Santa Cruz. 3-intigas pessoais e "lavagens de roupa suja"-3Crónicas sociais, que não tem o mínimo interesse.4-o anonimato reina em todoo jornal ou em quase todo. Meus amigos se acham que isto é um jornal estão no seu pleno direito, mas eu tb estou no meu de achar que isto na passa de um jornaleco, baseado em mentiras, falsidades e anonimatos.Um bom dia para todos

Anónimo disse...

no jornal é tude verdades há pessoas que não gostam que se digo umas mentiras devez em quanto. abaixo a reacção a luta continua.

Anónimo disse...

O Jornal incomoda os acomodados.Ainda bem que existe o Jornal "As Flores".
Como dizia um dos fundadores dos Estados Unidos, penso que Tomas Jefferson, antes jornais sem governo, do que um governo sem jornais.
Os ditadorzinhos não gostam de jornais, nem de foruns, nem de blogues.
Gostam tudo à moda antiga...
Mas os tempos são outros...
Viva a Liberdade!!!

Anónimo disse...

As verdades são para ser ditas, mas o actual PCMSCF se tivesse os respectivos no lugar e honrasse a cadeira que ocupa ja tinha posto no seu lugar a sub directora desse Jornal que, com a falta de chá que lhe é tão caracteristica utiliza para o ridicularizar/desafiar. Vasco ! Oh Vasco ! volta homem e vê se dás umas lições de protocolo e boa educação !

Anónimo disse...

OH ! Beto e eu que pensava que o actual conselho executivo tinha requisitado a sub directora do Jornal para me vigiar .... ela passa horas na escola a dar beijinho á menina e a endireitar os tótos.
Faz alguma coisa fofinho!!!

Anónimo disse...

Viva a República dos Bananas de Santa Cruz.

Anónimo disse...

alguem sabe quem vai gerir o novo hotel??
Queriam,ha ha ha,,,,

Anónimo disse...

eu sei quem é,mas tambem não digo.

Anónimo disse...

eu também sei...

Anónimo disse...

Anónimo de 23.11 08:83 :

Subescrevo o seu comentário, mas em lugar de "jornaleco", teria posto "pasquim"

Anónimo disse...

home!!! ja ha tacho distribuído para gerente do novo hotel. deve ter uma familia grande pa dar muitos votos.

Anónimo disse...

O partido do governo desta vez vai ser corrido da ilha.
Já estamos fartos de malfeitorias.

Anónimo disse...

Renato Moura a Presidente!

Anónimo disse...

quem vai gerir o novo hotel sou eu querem que eu arranje um emprego para voces na cozinha a lavar loiça ou para jardineiro, vai haver 8 vagas tem de ter o decimo segundo tanto para jardineiro como lavar loiça.

Anónimo disse...

como alguem fala na revista Sabado eu comprei ontem e a fotografia da capa é o poço da alagoinha,ilha das flores, açores e refere a revista fotografias dos 12 lugares mais bonitos de Portugal. fala também no restaurante do Italiano com produtos de origem biológica, fala da aldeia da cuada até divulga os numeros de telefones.

Anónimo disse...

As Flores é a ilha mais bonita do Mundo.Só é pena ser governada por trolhas e inginheiros.
Eu vou tratar disso....

Anónimo disse...

e da maneira que falas mal de todos e de tude e fosses tu a mandar eras o unico a viver nas flores que o resto já tinha saido para não te sofrer.

Anónimo disse...

é mesmo isso que eu quero.ficar sozinho....

Anónimo disse...

então se é esse o teu desejo de ficares sozinho muda-te para a fonte frade e arranja lá uma gruta e vive junto com os animais erracionais que a meu ver és igual a eles por nesta tua cabeça não existe cerebro mas sim raízes de cana roca.

Anónimo disse...

Boa noite, uma vez que muitos são os que preferem o anonimato, fica dificil saber a quem estou a responder, esta é a resposta ao Sr. Anónimo que diz que eu devo dizer quem estou a criticar,para que se possa defender, pois ao que parece isso é evidente para todos menos para ele. E quanto ao lesado se tiver vontade de responder, sabe bem a quem, pois tudo o que digo, critico, assumo e assino, logo não há duvidas e esteja à vontade, porque sou tambem uma optima ouvinte e sei aceitar muito bem as criticas desde que devidamente fundamentadas. Tudo o que tenho criticado e comentado está á vista de todos e tenho pena de quem não aceita a verdade tal como ela é.

Anónimo disse...

a verdade é só uma: a minha e mais nenhuma.

Anónimo disse...

e a minha ??? assina jose da tropa pereira da silva goncalves veneno.

Anónimo disse...

Animais irracionais?? nunca vi nenhum.São todos muito mais racionais do que os mamões que querem mandar.

Anónimo disse...

está inquieto para mamares mas não tens cabida em nenhum tacho o melhor é andares calado e fazeres alguma coisa de útil.

Anónimo disse...

Eu também quero mamar....a democracia é para todos.

Anónimo disse...

é para todos mas não para ti não tens competencia para nada a não ser falar mal de tude e de todos nestes casos ganhas em democracia.

Anónimo disse...

Um tolo calado passa por discreto, já dizia a minha avó....

Anónimo disse...

é por isso que devias estar calado para não te chamarem tolo.

Anónimo disse...

Eu sou a pessoa mais discreta que há na Ilha das Flores.