segunda-feira, 7 de abril de 2008

Onze candidaturas a áreas protegidas

O objectivo é proteger e valorizar estes locais do Arquipélago, incluindo-os na Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional.

O Governo Regional vai apresentar a candidatura de onze novos sítios à Convenção de Ramsar e submeter o Monte Submarino Sedlo à classificação como Área Marinha Protegida da Convenção para a Protecção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR).

As candidaturas à Convenção de Ramsar serão seleccionadas entre as zonas húmidas de elevada importância internacional, em especial como habitat para aves aquáticas. Nos Açores, as Fajãs dos Cúbres e de Santo Cristo já possuem este tipo de classificação, sendo agora candidatas o Caldeirão (Corvo), Planalto Central – Morro Alto (Flores), Caldeira (Faial), Planalto Central – Achada (Pico), Planalto Central – Pico da Esperança (São Jorge), Furna do Enxofre (Graciosa), Planalto Central – Furnas do Enxofre – Algar do Carvão (Terceira), Complexo Vulcânico do Fogo, Complexo Vulcânico das Furnas e Complexo Vulcânico das Sete Cidades (São Miguel) e ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat (Santa Maria).

O Governo Regional já havia submetido como Áreas Marinhas Protegidas no âmbito da Convenção OSPAR os ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat, a ilha do Corvo e as fontes hidrotermais Dom João de Castro, Lucky Strike, Menez Gwen e Rainbow. Esta Convenção apresenta-se como o mais reconhecido instrumento de cooperação internacional para a protecção do Nordeste Atlântico. Com a apresentação da candidatura do Monte Submarino Sedlo encerra-se o ciclo de classificação das zonas com maior sensibilidade ambiental no mar dos Açores.

Para além destas, nos Açores existem também áreas classificadas como Património da Humanidade por razões ambientais – a Paisagem da Vinha, no Pico – e, no âmbito da Rede Natura 2000, 23 Sítios de Importância Comunitária e 15 Zonas de Protecção Especial. Caso as candidaturas agora apresentadas sejam aceites, os Açores passarão a ter 58 reconhecimentos internacionais para as suas zonas de maior importância ambiental.

Para além das grandes convenções internacionais e directivas europeias, há outras classificações de menor importância, como a rede Bionatura, nas quais os Açores também têm áreas classificadas. Todas estas áreas serão em breve geridas pelos respectivos nove parques naturais de ilha e pelo Parque Marinho dos Açores.

Notícia: «Jornal Diário» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

É muito louvável e importante,porém a cana roca e os insenços,continuam a proliferar,e não se vê nada contra.

Anónimo disse...

'Cana roca' é bom é :))

Anónimo disse...

Sou de opinião que as britadeiras dos Cedros e Ribeiras da Cruz, lixeira a céu aberto da Ponta Ruiva e Lajes das Flores deveriam ser classificadas como património. É o que nós temos de melhor na nossa terra! Não acham?

Anónimo disse...

Voto a favor das lixeiras e pedreiras...

Anónimo disse...

Hà burro! só mesmo voces os dois metidos numa canga nem sequer dava uma boa junta de BÓIS.

Anónimo disse...

"Hà"?!?!?!? Há (3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo haver) burro, sim senhor... À frente desse computador.

Anónimo disse...

bem o vejo do outro lado da linha.