domingo, 27 de abril de 2008

Projecto sobre a auto-suficiência energética da ilha das Flores foi reconhecido em Colóquio Internacional

A independência energética da ilha das Flores é um dos objectivos de um projecto nacional para os Açores que foi agora reconhecido na Eslovénia, durante um encontro sobre transportes e ambiente realizado naquele país.

O projecto visa a autonomia energética total da ilha, com recurso à energia geotérmica, a centrais eólicas e mini-hídricas e à introdução massiva de carros eléctricos, diminuindo o consumo de combustíveis fósseis.

Em representação deste projecto no concurso de jovens cientistas da segunda Conferência Europeia em Investigação nos Transportes Rodoviários (European Road Transport Research - Arena TRA2008) esteve André Pina, doutorando do Instituto Superior Técnico.

«As Flores têm muitos recursos naturais que podem ser aproveitados»
, explicou o investigador, considerando que esta ilha, com quatro mil habitantes, poderia ser um «bom balão de ensaio» para projectos de auto-sustentabilidade energética, como defende a União Europeia.

O projecto, denominado «Ilha Verde», visa avaliar as condições de todo o arquipélago, mas André Pina considera que as Flores apresentam condições adequadas para que sejam feitos testes preliminares.

Para já, está a ser feita a análise estatística dos dados fornecidos pelo Governo Regional, mas o objectivo dos elementos que compõem a equipa do Instituto Superior Técnico que coordena os estudos é ir também ao terreno.

Aí, os investigadores vão procurar encontrar soluções técnicas que permitam uma «maior produção de energia», mas também sensibilizar as pessoas a consumir menos.

A introdução dos carros eléctricos, a partir de 2020 (data em que a tecnologia estará madura o suficiente para ser competitiva do ponto de vista comercial e ambiental), é decisiva para a autonomia energética da ilha.

Aproveitando o vento nocturno, será possível produzir energia eléctrica para carregar as baterias dos automóveis durante a noite. E durante o dia, como «as distâncias são pequenas», a bateria de cada veículo será suficiente para o consumo diário, acrescentou.

Notícia: «Diário Digital» [parte 1] [parte 2] e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

35 comentários:

Anónimo disse...

Vamos andar com carros movidos a ventoínhas!Que maravilha!

Anónimo disse...

cá estamos nas lajes com muito agua para produzir energia.

Anónimo disse...

O projecto é espectacular.
Mas não para aqueles cabeças de vento...

Anónimo disse...

tens é inveja, pucha por essa cabeça murcha para ver se aprendes alguma coisa de util.

Anónimo disse...

Em Santa Cruz são mais "cabeças de areia"....

Anónimo disse...

Não tenho a certeza...no concelho das Lajes ha areia a cada esquina para o povo usar, em santa cruz é preciso esperar para as eleições para ter areia de borla.Ou então "comprar" a câmara...

Anónimo disse...

O maior “cabeça de areia” que temos neste concelho, correcção, nesta ilha são os dois deputados do partido Socialista e os Presidentes camarários de ambos os Municípios! Não conheço ninguém com tamanha falta de visão politica, vejamos, Manuel deputado apronta nas costas de Pereira presidente a César amigo! Não há Contente, secretario que salve a vida ao amigo Pereira! É caso para dizer que este senhor deputado não é amigo de ninguém a não ser de si próprio! Estratégia politica à Herberto socialista: Nóia tens de continuar com a mesma estratégia, fala mal dos teus ex camaradas que talvez assim te leve comigo como meu braço direito. Moral da história, no seio do partido da rosa começam a existir as primeiras movimentações, todos querem o tacho e os burros continuam a votar nos mesmos! Castanheira inicia brevemente trabalhos de distribuição de materiais inerentes à captura de eleitorado!

Anónimo disse...

Sim,só que desta vez o pessoal anda meio enjoado com estes aldrabões, a abstenção vai ser "notavel"...

Anónimo disse...

29 de Abril de 2008 12:00:00 AZOST: finalmente, alguma verdade e ordem na "capoeira". Muito bem! Não me parece que a abstenção irá ser muito notável. Parece-me, pois, que quando começarem a chover as camionetas de areia e de materiais inerentes, o enjôo passa depressa. Já aconteceu anteriormente...

Anónimo disse...

Desta vez a PJ e o Fisco vai andar atrás desses benfeitores de ocasião.
Vão querer saber quem é que pagou esses "inertes" que se movimentam....

Anónimo disse...

Pois a PJ já pode começar,nem precisa esperar para eleições...
Podem ir a página da câmara fazer download dos documentos se querem rir-se um bocado.

Anónimo disse...

Será que a EDA vai mesmo avançar com a central termoeléctrica?
Se sim lutemos pelo seu embargo!
Penso que devemos é aproveitar e desenvolver estudos como este.

Anónimo disse...

nas eleições dão tudo e o povo esquece depressa,o povo tambem quer é mamar e consegue aproveitando os pedidos de votos fazer os seus melhoramentos em casa etc.e quem é que paga???

Anónimo disse...

se dão aproveito, não estão a dar nada seu! Mas sim dos contribuintes.

Anónimo disse...

Será que a EDA vai mesmo avançar com a central termoeléctrica?
Se sim, lutemos pelo seu embargo!
Penso que devemos é aproveitar e desenvolver estudos como este.

Anónimo disse...

A primeira acção do "embargo",que eu tambem apoio,é já hoje teres a luz cortada em casa até aos "estudos"serem desenvolvidos...

Oremos Irmãos.

Anónimo disse...

queremos a central nas Lajes e não em santa cruz.

Anónimo disse...

Se for necessário racionar o fornecimento de energia eléctrica durante algumas horas por dia, até encontrar uma alternativa inteligente à central termoeléctrica, que assim seja. Valerá a pena o sacrificio.

Anónimo disse...

estou farto de dizer a esses cabeças de aboboras de s. cruz que a central é nas lajes e que eles não tem nada com este concelho, estou a ver que será preciso policia de choque para por esses gajos na linha.

Anónimo disse...

A ignorância é o pior desperdício de energia.

Anónimo disse...

Continua assim que vais longe.

Anónimo disse...

então a tua ignorancia está-se a dsperdiçar não vai haver energia.

Anónimo disse...

Este espaço é para falar de energias,e não de A,B,C. Não a central nova, então querem andar a luz da vela,tem que se informar na pagina da eda,(Assegura a condução e a manutenção dos equipamentos de produção das várias ilhas, de forma a garantir a satisfação dos consumos com qualidade e aos menores custos globais de energia fornecida, salvaguardando o meio ambiente. Coordena o projecto e a construção de novos centros produtores e alterações às instalações existentes, de acordo com o planeamento da Empresa.)Neste momento, a ilha das Flores é que regista a taxa de penetração de energias renováveis mais elevada, produzindo 52 por cento da energia não poluente, disse. Apesar dos estudos e investimentos a realizar pela EDA para aumentar a produção de energia hídrica nas Flores, a autonomização eléctrica total, durante os 365 dias do ano, dificilmente será uma realidade. "Uma autonomia a 100 por cento das Flores vai ser difícil alcançar", reconheceu Roberto Amaral, alegando que, durante o Verão, a retenção da água é mais escassa, por não existir barragens na ilha. Por isso andes de começarem a falar informem-se.Tem muito para aprenderem.

Anónimo disse...

Mas não aprendi nada consigo. Entretanto posso elucidar-lhe que o difícil não é impossível. Também sei e posso transmitir-lhe que construir uma central termoeléctrica nas Flores é um disparate.

Anónimo disse...

..."por não existir barragens na ilha."
??? outra vez!!??
e a seguir:
"Por isso andes de começarem a falar informem-se.Tem muito para aprenderem."
Tambem digo eu.Palhaços.

Anónimo disse...

Estar informados é muito importante. Acreditar no que eles dizem é uma questão de bom senso. Usar a cabeçinha e pensar por vós próprios é necessário, antes de se começar a falar. Também acho a construção de uma central termoeléctrica um disparate total.

Anónimo disse...

eu não...

Anónimo disse...

o JL e k manda se ele dizer k e nas lajes é nas lajes , se ele dizer k é no lajedo é no lajedo ou entao nos frades, ele e k sabe e kem dizer o contrario é tolo

Anónimo disse...

é mesmo o j.l.é manda nas flores, e quem disser ao contrário é tolo como um búru.

Anónimo disse...

pois pois os valores das pessoas dão-se a quem o merece e o jl merece esse elogio de ser o dono das flores.

Anónimo disse...

..."por não existir barragens na ilha."
??? outra vez!!??
e a seguir:
"Por isso andes de começarem a falar informem-se.Tem muito para aprenderem."
Tambem digo eu.Palhaços.

5 de Maio de 2008 11:44:00 AZOST
A este anónimo tolo como os pés, onde queres fazer uma barragem diz que es eng, so se for no fontanario da praça.

Anónimo disse...

Sr Palhaço
JÁ HA UMA BARRAGEM NAS FLORES !!!
Pensa primeiro(se conseguires) no que dizes,informa-te,e,se ainda tiveres forças,fala.

Anónimo disse...

sim já hà uma barragem nas Flores e se não me falha a memoria entrou em funcionamento no ano 1962 ou 1964.

Anónimo disse...

RESPOSTA AO 12 de Maio de 2008 19:53:00 a barragem existente não dá para dar luz quinze dias tolo, entao peças que a energia consumida é a mesma de a 10 anos.daaaaaaaa

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda noticiosa: «Projecto MIT: São Miguel e Flores com "campo de energias renováveis"», no «Correio dos Açores» de 30 de Julho.

"Introdução de frotas de veículos públicos movidos a electricidade e aproveitamento da produção de energias renováveis que, nos Açores, é significativa. Estes são alguns aspectos do projecto «Green Islands».

Será possível dar um tom ainda mais verde às ilhas dos Açores? Sim, para o caso das ilhas das Flores e de São Miguel, que foram seleccionadas para o desenvolvimento do projecto «Green Islands». Este é o projecto bandeira do programa MIT Portugal para a área dos Sistemas Sustentáveis de Energia, no qual o INESC Porto participa como parceiro. O objectivo é desenvolver um plano estratégico e implementar uma parte do mesmo de forma a transformar estas duas ilhas açorianas [São Miguel e Flores] em sistemas com elevado grau de autonomia energética.

Para alcançar esta meta, o projecto vai actuar nos sistemas de transporte, através da introdução de frotas de veículos movidos a electricidade, sobretudo transportes públicos e viaturas de empresas distribuidoras, e irá explorar intensivamente soluções de armazenamento de energia, envolvendo simultaneamente a utilização de soluções avançadas de gestão e controlo do sistema eléctrico de cada ilha. O aumento do grau de autonomia energética será obtido através da maximização da produção de energia eléctrica a partir de recursos energéticos renováveis (sobretudo geotérmicos e eólicos), e através do aumento da eficiência energética ao nível da procura.

O projecto visa, assim, dotar as duas ilhas do arquipélago açoriano [São Miguel e Flores] de sistemas quase energeticamente autónomos. De salientar que as ilhas são excelentes laboratórios reais, nos quais se podem organizar e demonstrar novas metodologias para uma transformação económica e ambientalmente sustentável de soluções inovadoras no domínio energético."