segunda-feira, 26 de maio de 2008

«Preto no Branco» #15

O Estatuto da RAA prevê que o Governo visite cada uma das nove ilhas, ao menos uma vez por ano. Bem sabemos que as visitas às Flores foram quase sempre uma maçada para o Governo Regional.

Dantes, ainda que com hegemonia de outra cor partidária e manipulações, sempre havia tensão, polémica e quem pusesse os interesses das Flores acima dos caprichos dos “chefes”. O ambiente “aquecia” desde a chegada, passando pelos bastidores, até às sessões de “boas vindas”, que causavam frisson, até ao contacto com as populações, à reunião do Conselho do Governo e ao anúncio do comunicado final. Até manifestações e contra-manifestações chegaram a realizar-se.

Agora, trata-se de um passeio de campanha, à imagem do Estado Novo. A máquina da União Nacional não sabia fazer melhor. E em marketing, Mota Amaral, comparado com isto, era um aprendiz.

É tudo “para a fotografia” – promessas lindas, desperdícios faraónicos, obras do “caracacá”, comícios partidários pelo regime, sopas pantagruélicas, lançamentos de primeiras pedras, divulgação e apresentação de números, estudos, projectos, pacotes, avaliações, etc.... e uma pobreza de espírito dos responsáveis locais que é de bradar aos céus. Triste Terra...

Caso é para dizer que líderes fracos fazem fraca a forte gente!

Tomara que um Presidente do Governo anunciasse nas Flores o seguinte - “De hoje em diante os Secretários e Directores Regionais têm instruções expressas para vir aqui inteirar-se das matérias dependentes das suas pastas, com regularidade mensal. Eu próprio, assim se justifique, virei cá, de quando em vez. E sem aviso prévio...”

Fica aqui a sugestão ao Conselho de Ilha e também ao Governo Regional. O resultado talvez não fosse a “chachada” do costume e os milhões rendessem mais, em benefício dos Açores em geral e das Flores em particular.

Há quem diga que, “o povo merece o Governo que tem”. Não subscrevo. Os Governantes regionais e responsáveis locais merecem-se, com toda a certeza. Uns e outros é que não merecem o que a ilha lhes acrescenta. Para mais, a troco de nada!

Preto no Branco.

Ricardo Alves Gomes

11 comentários:

Anónimo disse...

É´urgente o inicio da Marina , já cá estão 11 iates e ainda estamos em Maio não sei para que é tanta demora para se fazer alguma coisa nesta terra do fim do mundo.

Anónimo disse...

Pena é que as pessoas inteligentes nunca chegam a poder para aplicar ideias boas como esta.

Anónimo disse...

Não dando o descrédito, nem é uma questão de inteligência, é uma questão de bom senso.

Anónimo disse...

A visita do Governo Regional às Flores foi um flop.

Oxalá que o eleitorado tire as suas conclusões.

Só promessas, promessas.....

Anónimo disse...

Sou socialista há pelos menos 20 anos, isto é desde os meus 18 anos de idade, garanto-vos uma coisa meus queridos conterrâneos, enquanto não houver uma profunda desratização a nível local e regional jamais voltarei a votar nestes ratos! Eu assim como a minha familia votamos em branco!

Anónimo disse...

Ricardo, vai dar sangue... aos mortos, porque se for aos vivos estarão vivos pouco tempo, tal é o veneno que te corre nas veias.
O que tu queres sei eu, e tu sabes que sei.

Anónimo disse...

Não sei do que fala, nem fazendo apelo a alguma capacidade que tenha para entrever insinuações...
É capaz de ser mais explícito, sff?
Obrigado.

Anónimo disse...

Vê lá agora se ajuda:

-abandono de um partido depois de perder o tacho
- deixar humilhar-se para manter o tacho
- ser subserviente perantes os chefes, quer na CM da Madalena quer na CM Lisboa.

Não me parece que tenhas moral, credebilidade e estatura para criticares quem quer que seja.

E não me faças dizer mais... podes voltar a chorar.

Anónimo disse...

Pode dizer tudo o que quiser, a responsabilidade é sua.
A verdade é que trabalhei que "nem um mouro" no exercício dos cargos que desempenhei.
Posso honrar-me disso e dizer ainda, alto e a bom som, que creio ter estado à altura dos mesmos. Nunca fui acusado de incompetente, desleal ou sem carácter.
Além disso, para sua informação, posso comprová-lo, a título patrimonial, saí da política activa mais pobre do que entrei.
Quanto a "tachista" ou "subserviências", é claro como água que se fosse assim tão "subserviente" talvez tivesse algum "tacho", a troco de um prato de lentilhas. Antes roer as pedras da calçada!
Não há "tacho" que pague a liberdade, sabia?
E toda a gente que esteja isenta e de boa-fé reconhecerá a verticalidade da minha postura e conduta, especialmente no que toca a uma determinada forma de estar na política, sem negociatas, apoios ou silêncios comprometidos.
Como diz o povo, "ninguém dá pontapé em cão morto".
Portanto, caso incomode no presente ou tenha perturbado V.Exa. no passado, faça o favor de "dar a cara"!
Ou a sua posição constitui impedimento para o mais elementar dos contraditórios?
Mais - não venha fazer aqui de forma reles e cobarde mais ameaças do tipo, "eu posso dizer outras coisas", sff!
Ainda que cobardemente protegido pelo anonimato, para mais tratando-se de um ataque pessoal difamatório, com as suas "facadinhas" posso eu bem!
É muito bom não recear a sombra, o nome, poder andar de camisa lavada e cabeça erguida, graças a Deus. Foi assim que me ensinaram a estar na vida e é assim que quero continuar a estar.
Mesmo que possa causar certos "incómodos", como aqueles que V.Exa. denota ao referir-se a mim da forma como o faz.
Diga-me só uma coisa - por acaso já o prejudiquei?
Obrigado.

Anónimo disse...

Alguem mordeu o cão!

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa!
De presunçosos pedantes está o mundo cheio!