quinta-feira, 5 de junho de 2008

“Míssil” norte-americano foi encontrado no calhau da Quebrada Nova

Podia ser piada do 1º de Abril, mas não é. Um pequeno grupo de pessoas que fazia o percurso pela costa marítima desde Ponta Delgada até à Ponta da Fajã Grande, encontrou um objecto estranho, que fotografou [imagem acima à esquerda] e pesquisou mais tarde, na tentativa de perceber do que se tratava.

E, não era nada mais, nada menos que um “drone”, sistema comummente assim chamado no meio militar americano por semelhança com as abelhas operárias de uma colmeia, máquinas trabalhadoras efectivamente sem vontade própria; um avião-robô que "nasce" para ser destruído. O modelo mais moderno, o Northrop BQM-74E é a estrela entre os “drones”.

“Mobilidade e modularidade é o tema básico das unidades como o VC-6. Cada um dos seus BQM-74 é transportado, desmontado, dentro de uma grande caixa metálica que facilita o seu transporte para o local das provas. Todos os equipamentos de apoio e de controle também são montados em caixas para simplificar o deslocamento da unidade. Os alvos podem voar em modo automático ou remoto controlado. No primeiro caso os pontos de navegação são inseridos no sistema de navegação antes do lançamento e, daí em diante, o vôo passa-se sem intervenção humana. No caso desta comissão, com a utilização de um perfil de missão a baixa altitude, a proximidade com que os drones passarão pelos navios recomenda o uso com controle remoto como factor de aumento de precisão do vôo e, por decorrência, da segurança. Assim que o USS Pearl Harbor deixou Puerto Belgrano os técnicos do VC-6 iniciaram a faina de desempacotar e montar os seus “robôs”. Esta montagem ocorreu durante alguns dias no convés externo à ré, a unidade ocupando um compartimento semelhante a um pequeno hangar avante do elevador central. As caixas eram retiradas do seu interior com os monta-cargas, e as fuselagens eram colocadas sobre carrinhos manuais de quatro rodas de cor branca. Quatro dos seis BQM-74E foram montados nesta fase atlântica, o resto ficaria reservado para depois. Na parte da pista de vôo localizada mais para avante do Pearl Harbor, quase colado no guindaste de estibordo, foram instalados os quatro lançadores que, mesmo apeados com correntes ao piso, ainda assim transmitiam uma certa impressão de fragilidade.“

O mar devolve à terra aquilo que não lhe pertence, e desta vez devolveu na Quebrada Nova ou seja entre a freguesia de Ponta Delgada e da Fajã Grande, um “drone” americano, o que comprova que afinal não estamos assim tão “isolados” e “protegidos” do resto do mundo.

Esta notícia é parte integrante do jornal «As Flores», edição de 17 de Abril de 2008.
Saudações florentinas!!

20 comentários:

Anónimo disse...

Este objecto flutua no mar???
Huuuuuuuuuuuuummmmmmmm......

Anónimo disse...

Naaaa...isso é o campo de tiro da marinha dos EUA!A rocha deve estar toda cravada desses Drones.

Anónimo disse...

Devia ter atingido um certo sítio de Santa Cruz....

Anónimo disse...

epa esse "missil" ja apareceu pra i a ums 3 meses..va la k meteram isto agora..

Anónimo disse...

Apareceu ha 3 meses no jornal mas encalhou ha mais de um ano

Anónimo disse...

eu era pequenino a ultima vez que vi esse missil

Anónimo disse...

Voces adoram fazer comentários parvinhos..ja pensaram na importância da base das lajes da terceira? Porque acham que ela existe??para exemplificar-vos, em espanha os EUA tinham 12 bases. Nos dias de hoje não existe nenhuma, mas a da terceira continua a funcionar em perfeitas condições durante muitos muitos anos.Esta base é muito mais importante do que imaginamos.
O nosso governo "deixa-se levar" pelo bla bla bla do governo dos EUA.Se fosse feita uma investigação aquela base, de certeza que iria ser um escandalo, ate pk ela esconde mais do que aos nossos olhos!
Quanto ao drone encontrado, é uma prova física de que existem ensaios experimentais ilegais no nosso arquipelago!

Anónimo disse...

Quando as Flores foi descoberta esse "míssil" já lá estava,há relatos disso na carta enviada aos reis para relatar a descoberta das Flores e tb da estátua equestre do Corvo.

Anónimo disse...

Segundo "As Flores" isto é noticia de primeira parte..portanto oh meus amigos isto é uma coisa muito importante..até porque nem temos o Atlantico a porta de casa..
ao menos o da fajazinha ainda nao se lembrou de dizer que vao bombardear as Flores...

Anónimo disse...

Este drone pode ter andado a deriva no mar muitas centenas de km isto não prova nada.O anónimo de 6 de Junho de 2008 10:54:00 é que esta a fazer coméntarios parvos...

Anónimo disse...

Começo logo por dizer que sou um anti-americano, para seguidamente dizer que estes lambe botas dos nossos governantes que se curvam junto dos súbditos do bush para não dizer mais, deviam junto de quem de direito indagar e saber desde quando os "uncle sam" têm autorização para ensaios desse tipo. Este rectângulo como o bicho da madeira o chama caminha vertiginosamente para um beco muito escuro, muito escuro mesmo.

Anónimo disse...

Em aguas internacionais eles tem o direito de fazer os exercicios que querem.O Bush pode ser parvo mas não é preciso imitar-lo.

Anónimo disse...

Meus senhores: hoje é dia 6 de Junho, dia maior dos Açores.
Vamos lá hastear as nossas bandeiras!

Anónimo disse...

"Em aguas internacionais eles tem o direito de fazer os exercicios que querem" mas como este chegou à nossa costa nestas condições, pode apareceu outros em boas condições e fazer estragos

Anónimo disse...

já alguém viu o que está no rolo da Fajazinha?

Anónimo disse...

Não podem fazer estragos porque não tem nada dentro,são alvo para os radares e sistemas de tiro.

No rolo da Fajazinha ha o quê,pedras?

Anónimo disse...

Donkey.Outro missil/drone!

Anónimo disse...

Este esta lá ha uns 10 anos.

Anónimo disse...

o da fajanzinha, já nao tem as asinhas!!!! serviram para peixe de currico!!!

Anónimo disse...

na fajanzinha o melhor � o jos� baldes