quinta-feira, 26 de junho de 2008

O betão fala mais forte.


A baía das Lajes na ilha das Flores está na mira das betoneiras e do plano regional de construção de marinas e portos de recreio. Na verdade, é dentro desta baía que se pretende construir o núcleo de recreio náutico do Porto das Lajes. Bem sei que os iatistas sempre compram uns papo-secos e uns quilos de arroz e bebem umas cervejolas. Também sei que os florentinos, há muito que anseiam por um porto de recreio. Contudo, será assim tão importante “destruir” o nosso património natural em nome de um desenvolvimento que não se sabe bem o que é e para que serve?

40 comentários:

Anónimo disse...

Queridos florentinos (ou florenses):
Muito bem dito. Mas não esqueçamos que o betão (ou seja o que for...) fala mais forte porque o povo fala mais fraco, ou seja porque o povo deixa...
Isto é verdade na linda ilha das Flores como em qualquer outro lado.
Abraço amigo de uma quase florentina

Anónimo disse...

O lobbie da construção civil está sempre inventando obras.
E qualquer politico que se preze gosta de apresentar "obra" nem que seja à custa do património natural e outras contigências.
Modernização sim mas com muito cuidado.

Anónimo disse...

Venha a Marina e esse barata que nem é Florentino não tem nada a interferir no que for feito no meu concelho. Cada vez que escrever sobre as Flores pense muito bem antes decidir. José António da Silva Pereira.

Anónimo disse...

Lajes das Flores em Progresso!!! Venha Marinas Clube Náuticos Portes de Recreio. Não ligamos a bocas da reação criticando que é só betão? Temos um grande Porto para encostar barcos carregados de contentores de cimento vindos do Continente: Temos batoneiras para fazer Betão vinte e quatro horas por dia e, se for necessário trabalhamos sete dias por semana. Queremos o progresso da Vila das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

O Barata quer as Porta do Mar em Ponta Delgada e nós ficamos com os maroiços....
Até a barraca abana!

Anónimo disse...

Acho que ter as portas do mar, uma obra que descaracterizou Ponta Delgada, não é um grande motivo de orgulho, é um engrandecimento da cidade mas um empobrecimento do património cultural. Naturalmente que daqui a alguns anos já estarão todos habituados e já fará parte da paisagem mas por enquanto é ainda um choque.
Nem toda a obra que se faz para engrandecer um lugar é boa nem toda ela é má, tem é que ser adaptada às reais necessidades, ao tamanho e não constituir um distanciamento de nós próprios. Tudo com a devida conta, peso e medida.

Anónimo disse...

muito bem dito??? e este senhor já está a passar dos lemites pensa que as flores é tude tolo.

Anónimo disse...

0 jL É QEU manda e acabou

Anónimo disse...

O Sr.Barata tem razão.
Antes de se começar a esventrar a baía, é preciso saber como é que as coisas vão ser feitas, pois há por esses Açores autênticos atentados ao ambiente e ao nosso património natural.
Consultando o Blogue do Sr.Barata verifico que ele tem sido implacável para todos os atentados ao ambiente que o governo e as câmaras têm feito em S.Miguel, nomeadamente a fajã do calhau e até as Portas do Mar.
Betonizar indiscriminadamente a nossa paisagem é um erro que nos vai sair muito caro no futuro.
Portanto, o Sr.Barata tem muita razão em alertar todos ,para os prós e contras da construção da marina nas Lajes e se o sítio é o ideal.
Se não houver discussão as "autoridades" fazem uma marina até na costa do lajedo, pois os governantes querem é gastar o que não é deles.
Disse,
Avelar

Anónimo disse...

Assim dessa maneira nem casas se devia fazer!! Dormia-se nas grutas e jogava-se golf rural!!!!

Anónimo disse...

vejam lá é se não fazem uma marina nas lajes como foi a do cais da Velas em São Jorge, quem por lá passa diz que aquilo parece uma piscina natural prós idosos colocarem os pés de molho.
e ainda tem mais uma, é que a marina de são jorge nem tem espaço prós barcos todos da ilha, quanto mais dos iates de fora.
por isso, facam alguma coia de jeito na nossa terra e pelo menos façam uma marina em condições e com o tamanho necessário prá realidade da terra. mas como é lógico, tentem que esse desenvolvimento nao destrua o que de melhor há na nossa terra, a beleza natural.

Anónimo disse...

Ainda bem que há gente como a Isabel ou o último anónimo.

De contrário, vem uma chusma de mogloides a querer marinas ( seja em que ilha fôr).Marinetes.Betão- mas essa gente esteve na escola?!

Anónimo disse...

o sr 26 de junho as 15:20...quero saber quem é que trabalha 7 dias por semana nesta bemdita ilha? com certeza não se ta a refirir aos de cá, pois não??

Até que em fim, alguem se preocupa que a nossa baia vai ser distruida,e pelos vistos uma pessoa de fora. Tou pronto para assinar um baixo assinado para manter a nossa praia..... k acham?
façem a marina sem distruir a nossa praia!!!

Anónimo disse...

Boa, Sr.Barata.
Os Açores precisam é de iniciativas para se produzir e trabalhar.
Estes novos ricos da politica só querem marinas, auto-estradas, casas com piscina, ar condicionado, carros de alta cilindrada. bons hotéis para se refastelarem, etc.
E quem é que paga?

Meus amigos, das Flores e das outras ilhas, mais trabalho e menos paródia!
Os EUA foram à Lua, mas foi com trabalho e estudo.
Aqui o pessoal quer é enconstar a barriga ao balcão e mandar vir uma fresquinha (até esta vai ser novamente taxada!).

Anónimo disse...

Será que vão fazer um hotel ou residencial em cima daquela ribanceira como fizeram em Santa Cruz um hotel em cima das barrocas do Boqueirão?
É que já vi de tudo!
Só falta ver porcos a voar...

Anónimo disse...

Passaram dois agora aqui!
Passando ao que interessa.Epá,haja o que houver não destruam a praia,é sempre agradável nos dias mais quentes e com a baía cheia de iates levar com os cagalhotos dos iatistas,é que para além de ser purificante espiritualmente é aconselhado pelos dermatologistas.E já agora nao destruam a muralha porque depois não há local para os voyeurs se localizarem,e um bom voyeur precisa de um sítio bem localizado.Salvaguerdem os vossos direitos!!!

Anónimo disse...

essa gente parece que andam atrasados anos. só falam em patrimonio o que torna a ilha cada vez mais atrasada e não traz beneficios nenhuns. vejam só os anos que a cidade de angra anda atrasada em relação a ponta delgada por causa desta merda de patrimonios.

Anónimo disse...

e não se esqueção que este barata deve preocupar-se é com estes parques de estacionamento supteraneo que é uma grande armadilha para ilha sujeita a sismos como são miguel, um dia que haja um sismo como o de 80 da terceira eu não queria estar neste parque de estacionamento.

Anónimo disse...

este gajo de santa cruz vai ser contratado pela camara das lajes para vir juntar os cagalhões pois não será uma profissão dificil já que está habituado a juntalos nas poças vindo dos desgotos domesticos.

Anónimo disse...

sou das lajes,mas temos que admitir que as vezes aparecem coisas do genero e tambem preservativos nas aguas da praia.Mas o que fazer!?

Anónimo disse...

Ao que isto chegou,tenham cobro na ponta da lingua e sejam bem educados.Nao sei como os Administradores do blogue deixam publicar tamanha linguagem.

Anónimo disse...

não vejo que haja linguagem indecente.só vejo que já andam a cagar na conversa do barata.

Anónimo disse...

ei home guarda o percevativo para fazeres um capacete para o inverno para não alagares a cabeça.

Anónimo disse...

Hei home!Cristina é nome de rapariga,por isso,quanto muito seria Hei mulher!Todos sabem que as águas da praia não são propriamente merecedoras de bandeira azul,para além de tudo o que já foi referido,tenho a ideia que a foz da ribeira é mesmo na praia e algum do lixo dos indivíduos que moram junto a ribeira é para lá enviado,fora os animais que apodrecem por lá.Por isso,se a praia for à vida não é drama nenhum!

Anónimo disse...

pois temos no lado da antigas poças um lugar espectacular é só arranjar uns camiões de areia. temos o calhau da dura que já tem um inicio de uma bela praia. o que queremos melhor.no meu tempo era nas poças onde tem o porto e muitas vezes sai-a de lá com as pernas desfoladas.

Anónimo disse...

Não sei para que lado é o calhau da dura,mas se é para o lado da escola o esgoto saí para aqueles lados,é tipo praia das Lajes.

Anónimo disse...

ei home mas que movimento está no porto da capital das flores o governo já tem que ir pensando em aumentar o porto é só turismo nestas Lajes iatistas é todos os dias a chegar é urgente o governo mandar começar a Marina.

Anónimo disse...

o calhau da dura fica para o lado de santa cruz.

Anónimo disse...

RESPOSTA AO 26 de Junho de 2008 22:09:00 AZOST (quero saber quem é que trabalha 7 dias por semana nesta bemdita ilha? com certeza não se ta a refirir aos de cá, pois não??) estas mal informado conheço varias pessoas que trabalham 7 dias e são das flores e alguns até tem 2 trabalhos. deves ter sido mal informado a praça.

Anónimo disse...

eu trabalho sete dias por semana pelo menos mais de metade do ano. de segunda a sexta vou para o meu trabalho e ao sabado e domingos e feriados é trabalhar nas minhas terras e ontem e hoje estive a sachar batatas doces e isto é nas flores. não ando como alguns todo o dia matidos nos cafés. por isso tenho alguma coisa na vida.

Anónimo disse...

sou home pa empestar a minha betoneira, mas axo k a marina e muito importante kuase tanto inportante como a presesvaçao da unica praia da ilha onde há condiçoes pa se ir ao banho!!
temos e k lutar para k os iatistas vaiao cagar para outro lado , por k nao fazem a manrina por baixo do cafe da paula?? e um atalho logo ate o cafe, e é o unico sitio da ilha k ajuda e aconhe os estrangueiros k xegam de iate??

Anónimo disse...

José Lisandro disse!- Estou farto de esperar pela Marina já é tempo de ir começando a partir aquelas pedras da Calheta. É que já estou à espera e quem espera desespera . e esses moços que vaiam tomar banho para o calhau da dura ou para trás da proteção do porto que tem uma linda praia em desenvolvimento.

Anónimo disse...

ao anonimo de 29 de junho 18:22, eu nao foi mal informado na praça pk nao sou de santa cruz.....e o k vejo é ca nas lajes é o people nao so a fugir do trabalho para irem para o cafe mais acabem de sair do trabalho ( os k nao podem fugir) e metem se la ...estes malandros a trabalhar 7 dias...o sim, so se conta o trabalho de levantar a cerveja da mesa para a boca!!!!!

Anónimo disse...

ò moços eu recebi de fonte limpa a seguinte noticia. foi ontem a concurso o porto de Recreio das Lajes das Flores. com os seguintes trabalhos. Empreitadade construção de Recreio Nautico e Edificio no porto Lajes Flores. descrição.instalaçãopara recreio. Escavação e dragagem geral de fundos rochosos e arenosos para canal de acesso,bacias de estacionamentoe manobra e fundação de obras interiores; Contrução de quebra-mar, dique de guiamento, muros de proteção, cais e retenções; Construção de acesso terrestre, incluindo desmonte de de rocha. edeficio polivalente, no porto das lajes .

Anónimo disse...

ei home isto é um luxo agora é que as Lages vai mesmo para a frente em tude.

Anónimo disse...

Espero é que o Governo faça uma Marina como aquela que está feita no Faial e acabada de ser inaugurada em São Migeul, é que as Flores é a Porta de entrada dos Iates, e já foi confirmado pelo Secretário da Economia e depois de haver as boas condições já os iatistas não nessecitam passar pela Horta mas seguindo a sua Viagem directamente das Flores.

Anónimo disse...

Quando será o começo da Marina é que eu estou para ir fora comprar o meu barco de recreio, e também estou em vista comprar um Iate, vamos a ver de qual dos dois será.

Anónimo disse...

oh omem e nao vem uma tempestade daquelas ,que a gente gosta para isso ficar mesmo a jeito....

Anónimo disse...

é só inveja, trabalha malandro para teres alguma.

Anónimo disse...

qalquer dia a barraca abana:::