segunda-feira, 2 de junho de 2008

Portugues@s pagam o dobro (ou quase o triplo) pelo acesso ADSL à internet

Os portugueses pagam o dobro ou quase o triplo de um francês ou inglês, consoante o tipo de utilização, pelo ADSL. A internet por cabo é mais barata do que nos restantes sete países analisados, para utilizadores esporádicos e moderados.

Para uma utilização intensiva, a situação portuguesa piora, tanto em ADSL como no cabo. Estas são as principais conclusões da comparação às mensalidades de banda larga fixa (ADSL e cabo), publicadas na edição de Junho da revista «PRO TESTE.

Além de Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália e Reino Unido foram os países analisados. Para a comparação, a DECO PROTESTE definiu três perfis (esporádico, moderado e intensivo), consoante a utilização da Net. Portugal pratica tarifas mais competitivas para utilizadores pouco exigentes da Net. Mas, mesmo nestes casos, existem soluções mais vantajosas noutros países. Os utilizadores intensivos de ADSL pagam sempre mais do que os parceiros europeus. Os ex-monopolistas são, regra geral, mais onerosos do que os operadores alternativos em todos os países. A Portugal Telecom não é excepção.

Segundo a DECO, para um acesso generalizado à internet é necessário aumentar a quantidade de computadores pessoais no nosso país, o que passa por vendê-los a preços acessíveis.

Notícia: «Agência Financeira».

Até final de Julho, a PRO TESTE convida os consumidores a participar num estudo à velocidade dos fornecedores de acesso portugueses. Basta aceder a www.testenet.proteste.pt e seguir as instruções.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

o presedente céza vai resolver esse assunto numas próximas sopas do espírito santo....

Anónimo disse...

É uma vergonha como tratam a ilha mais ocidental de Portugal.
Para quê hastear a bandeira quando nos tratam abaixo de cão?