segunda-feira, 23 de junho de 2008

Retorno à caça comercial da baleia, em discussão internacional (esta semana)

O estado das baleias no planeta, as quotas anuais de captura e a moratória à caça comercial destes cetáceos (em vigor desde 1986), estarão em debate (a partir de hoje) na [60ª] reunião anual da Comissão Baleeira Internacional, [que se realiza] no Chile. A organização vai ouvir os países que defendem a protecção das baleias e aqueles que querem a retoma da caça comercial, liderados pelo Japão.

Na véspera da reunião, [ontem] a Greenpeace, o IFAW (Fundo Internacional para os Animais) e a WDCS (Sociedade de Protecção das Baleias e Golfinhos) alertaram contra as novas tentativas da parte do Japão de querer pôr fim à moratória através da sua proposta de reabertura da caça em quatro zonas costeiras.

Segundo explicou Beatriz Bugeda, do IFAW, o Japão deverá alegar que as regiões daquelas quatro zonas costeiras conseguiram, no passado, gerir a exploração das baleias. O Japão não quis confirmar esta proposta mas reafirmou a sua posição favorável à caça comercial, lembrando que o consumo de carne de baleia é uma tradição milenar no país e deve ser respeitada pelo resto do mundo.

Durante a reunião, os países participantes vão decidir ainda a criação de um santuário no Atlântico-Sul. Esta iniciativa é apoiada pelo “grupo de Buenos Aires” e visa criar uma grande área protegida onde seja proibida a caça à baleia e onde o turismo para admitir estes animais seja promovido. Além deste projecto, o Chile poderá declarar uma zona protegida nas suas águas territoriais, ao longo dos seus 4.500 quilómetros de costa.

Notícia: jornal «Público».
dois anos atrás, havíamos abordado este mesmo tema num texto no «Rocha dos Bordões»: "Regresso da caça comercial à baleia??!!!".
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito provavelmente o Japão vai desta vez conseguir levar avante as suas pretensões,numa das últimas reuniões sobre esta matéria a coisa esteve por arames,dado que o Japão comprou os votos dos países mais pequenos do Pacífico.Mas a Nova Zelândia conseguiu convencer da bestilidade que estavam prestes a cometer.Portugal e muito bem votou obviamente contra.Espero que mesmo sendo aprovado os mares dos Açores continuem a ser um "santuário" para todas as espécies que nos visitam.Dizem-se os humanos seres racionais?Dúvido!

Anónimo disse...

deixem me apanhas umas baleias!!

Anónimo disse...

alem da caça a baleia, tambem vai abrir a caça aos gambuzinos

Anónimo disse...

É,mas é preciso ir levantar as licenças a capitania e pagar um amuleto(+/- 10€) e só podem ser caçados entre as 22h e as 6h.

Anónimo disse...

e ir às senaipas.