quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Aeroportos da ANA nos Açores se forem privatizados teriam aumentos de 260% nas taxas cobradas a passageir@s

Os quatro aeroportos que a ANA gere nos Açores (Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores) teriam aumentos de 260 por cento nos preços a cobrar por cada passageiro, caso fossem privatizados e passassem a ser geridos individualmente.

A estimativa resulta de um estudo do Boston Consulting Group realizado para a ANA - Aeroportos de Portugal, que [na passada quarta-feira, dia 6] foi noticiado no «Jornal de Negócios». As razões para uma tão grande subida de preços resultariam, segundo o estudo, do facto dos aeroportos açorianos serem deficitários, situação que é minimizada por fazerem parte da “rede” nacional de aeroportos da ANA.

Caso passassem a ter uma gestão individual, os aeroportos açorianos perderiam competitividade e tal resultaria necessariamente numa subida de preços. Segundo o «Jornal de Negócios», os 1,3 milhões de passageiros que os quatro aeroportos da ANA nos Açores registaram em 2007 continuam a ser o tráfego mais baixo a nível nacional. Isto apesar do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, ter registado um aumento de 3,4 por cento no volume de passageiros em 2007, impulsionado sobretudo pelo turismo.

O estudo do Boston Consulting Group considera o sistema açoriano de aeroportos estruturalmente deficitário, algo que a ANA compensa aplicando nos Açores receitas provenientes dos aeroportos mais rentáveis do Continente. Caso essa solidariedade se quebrasse, o sistema teria de ter financiamento público, algo a que o próprio presidente do Governo Regional, Carlos César, já se referiu num passado recente, quando se falou na possível privatização da ANA.

Curiosamente, mesmo a nível nacional, a tendência apontada pelo estudo em cenários de privatização dos aeroportos portugueses é a da subida de preços, um fenómeno que teria tendência para a descida só no longo prazo, ou seja, para lá de 2020. Nesse cenário, um dos aeroportos a perder competitividade seria o de Lisboa, o mais importante de Portugal, facto que é associado ao avultado investimento na construção de um novo aeroporto e que teria de ser repercutido em parte nos preços a cobrar por passageiro.

A situação dos [aeroportos dos] Açores, aliás, está indefinida. Segundo recorda o «Jornal de Negócios», aquando da apresentação do novo modelo aeroportuário nacional, com base num cenário de privatização da ANA e de concessão do Aeroporto de Lisboa, foi colocada a hipótese dos [aeroportos dos] Açores ficarem de fora desse modelo [de privatização da ANA] e o próprio Ministério das Obras Públicas [Transportes e Comunicações] não mais se pronunciou sobre este modelo.

Contactada pelo «Açoriano Oriental», a ANA não quis fazer qualquer comentário sobre o estudo e afirmou não ter sido sua a iniciativa de divulgá-lo na comunicação social.

Notícia: «Açoriano Oriental»; a notícia [acima citada] do «Jornal de Negócios» foi republicada pelo Observatório Regional do Turismo.
Saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Precios de los vuelos carisimos + tasas 260% mas caras = Adios turismo
(Yo este verano, no voy por los precios)
Un saludo desde España.

Anónimo disse...

O nosso amigo César não está maluco.

Anónimo disse...

Os AEROPORTOS dos AÇORES devem ser entregues à Região.
São dos Açorianos, por direito próprio.
Assim como o nosso espaço aéreo e marítimo.
Os orgãos de governo próprio da Região têm que estasr atentos às falsas privatizações que Lisboa organiza.
Os Aeroportos da Região Autónoma da Madeira são da MADEIRA.

Anónimo disse...

A ilha das Flores deveria ter um aeroporto internacional!

Anónimo disse...

de acordo. mas não pode ser este de santa cruz que já não tem por onde aumente e não tem condições de receber estes vos internacionais. neste caso teria que ser feito outro aeroporto e noutro lugar.

Anónimo disse...

certo teria de haver novo aéroporto.

Anónimo disse...

para quando um novo aeroporto. para voos internacionais.

Anónimo disse...

Os aeroportos deviam ser privatizados. É a única maneira de os serviços prestados serem pagos por quem usufrui deles. De outra maneira, são os nossos impostos que para alí vão também. Se eu quizer fazer uma viagem, estou disposto a pagar todosos custos que daí decorrem, mas não estou disposto a pagar os custos das viagens dos outros, com as quais eu não tenho nada a ver.

Anónimo disse...

Nós florentinos esperamos que o Governo faça outro Aeroporto nas Flores para voos Internacionais para que se desenvolva o Turismo nesta Ilha mais bonita dos Açores.