quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Açorian@s vão eleger 57 deputad@s regionais nas Eleições Legislativas 2008

Cerca de 191 mil açorianos vão eleger, a 19 de Outubro [próximo], 57 deputados à Assembleia Legislativa Regional, mais cinco [deputados] do que nas últimas eleições [regionais] de 2004, devido à criação do novo círculo eleitoral de compensação.

O mapa da Comissão Nacional de Eleições com o número de deputados a eleger a 19 de Outubro e a sua distribuição pelos [respectivos] círculos eleitorais foi publicado no «Diário da República».

Estas [eleições] legislativas regionais serão as primeiras depois da alteração, em 2006, da Lei Eleitoral dos Açores, que aumentou de 52 para 57 o número de deputados na Assembleia Legislativa Regional.

Com esta revisão, a lei criou um novo círculo eleitoral regional de “compensação”, com cinco deputados, que acresce aos restantes nove [círculos eleitorais] já existentes - um [círculo] por cada ilha do arquipélago - que elegem um total de 52 representantes. Com isso, pretendeu-se melhorar a proporcionalidade do sistema [eleitoral], reduzindo o risco do partido mais votado em [eleições] legislativas regionais não obter, porém, o maior número de lugares no parlamento açoriano.

Segundo o mapa publicado [no «Diário da República», na passada sexta-feira, dia 22], a ilha de São Miguel, a maior do arquipélago, elege 19 deputados regionais, seguindo-se o círculo da Terceira, com dez parlamentares. Os círculos eleitorais do Faial, Pico e São Jorge têm direito a quatro deputados, enquanto que as Flores, Graciosa e Santa Maria vão escolher três representantes cada. O Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, elege dois deputados regionais. Segundo a lei, em cada círculo eleitoral [de ilha] serão eleitos dois deputados e mais um [deputado] por cada 6 mil eleitores ou fracção superior a mil [eleitores].

Os partidos concorrentes às [eleições legislativas] regionais de [dia 19 de] Outubro têm de entregar as suas listas de candidatos até [ao próximo dia] 8 de Setembro nos vários Tribunais de comarca da Região.

Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores»; adicionalmente leia-se também as declarações do delegado nos Açores da Comissão Nacional de Eleições: «Círculo de Compensação [Regional] não vai confundir os açorianos nas eleições [de 19 de Outubro próximo]».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Só 57 deputados!!!!! Não acredito, o número de mêses que esta gentalha trabalha acho que deveriam ser em muito maior número!!! Quo Vadis Portugal?

Anónimo disse...

Resultado para o círculo das Flores:

CDS- 1 DEPUTADO;

CDU- 1 DEPUTADO;

PSD (à rasquinha) - 1 DEPUTADO.

o PS vai ficar off-side.

O povo já está farto do mentiroso do Sócrates e do intrujão do César.

Deus não dorme!

Anónimo disse...

este gajo do mamão é brucho até já adivinha quem é que ganha. eu se fosse ele jogava no euromilhões ganhava experiência para a próxima sexta feira.

Anónimo disse...

deus não dorme...reçona!!!

Anónimo disse...

Apesar de não concordar com as ideologias da CDU vou votar no Dr. Paulo Valadão, estou farto destes dois deputados do partido socialista, parecem duas amélias perdidas no atlântico, e enquanto me lembrar da intervenção feita na Assembleia Legislativa Regional do deputado da Fajãzinha, o tal da Lira Açoriana, que chamou preguiçosos aos jovens das Flores e disse no seu discurso que os jovens das Flores possuem mais oportunidades que os jovens das outras Ilhas, jamais, repito jamais votarei em semelhantes candidatos pois eles desconhecem a realidade da Ilha onde vivem. Enquanto me recordar que o Manuel Mania afirmou na Assembleia Legislativa Regional que a carrinha estacionada permanentemente fora do centro de saúde andava pelas várias Freguesias da Ilha a prestar apoio médico, jamais, repido, jamais votarei em semelhante candidato porque é falso, estou farto de mentirosos, mamões, corruptos ... (fica em aberto para que reflictam e acrescentem o que acharem necessário)....!!!! Disse!

Anónimo disse...

concordo com este ultimo anonimo, com a diferença que vou votar PP
Acredito no professor Paulo

Anónimo disse...

e é verdade que os jovens das flores não querem nada só a boa vida e não votas nele porque ele disse a verdade e nem todas as verdades devem ser ditas e não gostaste da verdade que ela mexeuto na frida.

Anónimo disse...

vocês ai por santa cruz pensão que os vossos votos faz alguma falta ao P.S.

Anónimo disse...

já me esquecia... Com que então projectos à borla para posterior e automática aprovação! Bravo e depois a continuação do sistema, novos projectos e aprovações. sim porque se não continuassem a mama perderiam o poleiro. E havia de ser bonito, tudo a querer projectos à borla e consequentes aprovações... imagino as aberrações! Tal politica só ía dar numa coisa, investigação criminal, não tenham duvidas. E é isto que o PP e seus esbirros do Partido Popular tem para vos oferecer. Tal Ps, tal PSD, tal PP.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo de 29 de Agosto de 2008 15:44:00 AZOST, é caso para dizer que ainda há pessoas que assistem ao telejornal na RTP Açores. Ainda bem que perdem tempo a ler as intervenções do Partido Socialista na Assembleia Legislativa Regional. Realmente são vergonhosas as intervenções dos dois deputados regionais eleitos pela ilha das Flores. Se a 19 de Outubro as eleições se referissem a eleger os deputados mais arrogantes, prepotentes, maniosos, incompetentes, e com grau de escolaridade reduzido os candidatos ainda no poder, pelo partido socialista, ganhariam de certeza! Fico feliz por existirem pessoas atentas à realidade destes últimos 4 anos nesta Ilha, estamos fartos de ditadores arrogantes, maniosos...votem no Paulo Rosa ou no Paulo Valadão, com estes dois a Ilha fica bem representadas e acaba-se de vez com estas panteras cor de rosa que já ninguém as poder ver nem ouvir falar!

Anónimo disse...

Votem no José francisco Fernandes, que é um indivíduo com experiência, e com muito poder.

Anónimo disse...

vota PPM
viva o rei

Anónimo disse...

mas os outros se ganharem depois de estarem no poleiros entram mudos e saem surdos porque querem é ter nome e má nada.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 30 de Agosto de 2008 9:21:00 AZOST só tenho a dizer que é por existir pessoas como tu nesta Ilha que temos o que temos mas fico contente em saber que existem pessoas satisfeitas com a desgraça implementada nesta Ilha e nesta Região. Por existirem pessoas como tu temos o que temos, ou seja, nada!!! Esta Ilha está entregue à desgraça e não é aproveitada como deveria ser... Muita falta faz um Alberto João à frente do Governo Regional dos Açores. De amélias, camélias, panteras cor-de-rosa, Manuel Mania e Zé da Musica estou eu farto!

Anónimo disse...

Eu quero vos ler na proxima legislatura neste blog. Parece que vocês gostam de gente desonesta, egoista e inutil a ciudar dos vossos destinos. Alguns já abriram os olhos...

Anónimo disse...

Onde estava o Prof. Paulo Rosa quando o PP andava a comprar votos com projectos?

Anónimo disse...

eu vou eleger para presidente da ilha o Zé Lisandro conhece voces todos.

Anónimo disse...

ahhhhh eu leio isto e perco-me a rir, ao que isto chegou, ainda me vou rir mais quando o JF ganhar essa cambada ,que só sabe é distribuir tachos aos traidores, pensando que os estão a comprar:

pelo menos JF zangou-se com Victor Cruz, mas manteve-se firme, independente, não se vendeu como muitos outros o fizeram, e agora vem apoiar o seu partido como um homem de valor, não é como muntos vira casacas, que dao o c.. e 3 tostoes pra continuarem a mamar na CM.
E já viram o faneca anda na carrinha branca, da boleia à mulher, o gaju pensa que já e doutor.
boa iscolha senhor vareador. o tipo é burr... e sao esses que te dao jeito nao é porque tu pensas que es munto esperto.,
Já sonhas com a Presidencia da cAmara para o ano, mas vai sonhando... sonha porque quando aterrares no chão, já era querido!
Sabes muita gente te adora, tens o dom de dar a volta às pessoas, só que as dás como um perfeito aldrabao, coitado, aprende, aprende, em tempos aconselhava-te a seres pupilo de manel mania, mas agora querido já não te aconselho, porque esse tem dado cada calinada que até cesar o suporta porque não tem outro remedio. cesar diz á boca pequena que ta farto desse tipo.

Anónimo disse...

Se não fosse a figura de cesar por tras manel mania ia pra secretaria da flurestal!
O gajo é um maniento de primeira, nao tem popularidade, só sabe fazer politica porca,se fosse á custa do seu suor, da sua cara tava feito meu!, a sorte dele é CESAR, ele devia beijar-lhe os pes, e rezar dia e noite ao "imperador" que o sustenta no poder