segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Novo protesto agendado para Setembro contra a segmentação da empresa: trabalhadores do Grupo SATA vão entrar novamente em greve

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) apresentou hoje à administração da SATA um novo pré-aviso de greve para Setembro. O objectivo é protestar contra a segmentação das áreas de negócio da companhia de aviação açoriana.

De acordo com o documento, o protesto prevê, entre 1 e 15 de Setembro, greve ao trabalho suplementar e, de 2 a 7 do mesmo mês, a entrada duas horas mais tarde em cada turno e saída uma hora mais cedo.

Segundo o SITAVA, a segmentação da SATA Air Açores e da SATA Internacional constituiria, caso se concretizasse, "a abertura descontrolada das respectivas áreas estratégicas ao capital privado". O pré-aviso refere que tal decisão representaria uma redução do número de postos de trabalho, o agravamento da precariedade e a multiplicação de regulamentações laborais de empresa para empresa.

Frisando existir uma "acentuada degradação das relações de trabalho no interior da SATA", o sindicato denuncia, ainda, que os trabalhadores da SATA - Gestão de Aeródromos, a nova empresa do grupo, estão desprovidos de contratação colectiva.

O trabalhadores de terra da transportadora açoriana terminaram domingo uma greve iniciada a 30 de Julho, que provocou atrasos e o cancelamento de voos, e decidiram avançar com uma nova paralisação por não terem obtido garantias de que a segmentação [das empresas do Grupo SATA] não vai avançar.

Por seu lado, a empresa já garantiu que as áreas dos serviços e handling vão permanecer "dentro das transportadoras aéreas, não perdendo assim os [actuais] trabalhadores o [seu actual] vínculo [laboral]".

Notícia: edição on-line do jornal «Público»; alguma informação adicional em outras notícias da rádio «TSF», do jornal «Correio da Manhã», da revista «Visão» e do semanário «Sol».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

os trabalhadores da sata tem é falta de trabalho e corte de algumas regalias vão mas é trabalhar

Anónimo disse...

Algun até pensam que estão fazendo um favor aos passageiros...
Quando a SATA fôr privatizada e o céu dos Açores ficar liberalizado alguns "trabalhadores" vão mas é pr'a roça...

Anónimo disse...

diz e muito bem vão é para a roça é logo ao lado da caldeira funda e cortar queiró e acartala as costas para samuscar os porcos como no tempo em que eu me criava.