terça-feira, 31 de março de 2009

Ilha das Flores celebra durante 2 dias o Ano Internacional da Astronomia 2009

No ponto mais ocidental da Europa também se celebra o Ano Internacional da Astronomia. A ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, recebe quarta e quinta-feira [da presente semana] um conjunto de palestras e de observações astronómicas abertas à população.

Os diferentes eventos organizados na ilha das Flores são o culminar de uma série de palestras que têm percorrido, desde 26 de Março, os Grupos Central e Ocidental do arquipélago. Nos dias 1 e 2 de Abril, coincidindo com o projecto internacional «100 horas de Astronomia», palestras e observações astronómicas convidam crianças e adultos a reflectir sobre o cosmos e descobrir a beleza do Universo.

"Tive ocasião de verificar, nos últimos anos, que nos Açores, e em particular na ilha das Flores, que as pessoas gostam, interessam-se e sentem necessidade de contactar com os investigadores. Era mais do que uma obrigação pôr as Flores no mapa do Ano Internacional de Astronomia" - reconhece Ana Maria Mourão, investigadora que integra a delegação de cinco pessoas que veio falar e fazer astronomia nos Açores.

"Os Açores estão integrados na rede global que o Ano Internacional de Astronomia criou, e pretendemos ajudar a ilha das Flores com estas celebrações, quebrando com a insularidade e a distância geográfica e cortando o isolamento".

Na próxima quarta-feira, dia 1 de Abril, Jorge Dias de Deus inaugura, pelas 20h30, o ciclo na ilha das Flores com uma palestra subordinada ao tema «A Máquina do Universo», seguindo-se, pelas 21h30, observações astronómicas no Porto Velho, orientadas por colaboradores do Instituto Superior Técnico.

As comemorações do Ano Internacional da Astronomia vão continuar no arquipélago com o Congresso «O Universo nos Açores» que terá lugar em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, «Ciência Hoje» e Ideias Concertadas.
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos lá todos observar os astros no canto dos cerrados!

Anónimo disse...

grande reportagem de paulo reis presidente da assembleia municipal das lajes das flores no no jornal expresso das nove do dia 27 a cerca das lajes das flores. gostei de tude o que o senhor disse é pena não estar a morrar na nossa terra.

Anónimo disse...

mesmo só fujindo para os astros que nas flores está quase tudo conrompido com a politicas e com as mudansas de taxos dos politicos.
já temos um presidente de camara invalido, só pode trabalhar na politica, ele nas flores e o socrates no friporte´, venha o diabo e escolha o melhor em aldrabisses.
en vingança ganha o invalido, que não descansou enquanto não pos a andar a gestora do centro de saúde.
este gajo quer controlar as secretarias todas, metendo lá os compinxas.um dia tudo pagará,tudo se paga cedo ou tarde.

Anónimo disse...

Ò amigo das 18.11isto só vai-la com uma justiça Guineence.
A desgraça deste pais esta em quem nos governa ,não é nos que trabalham com salários miseráveis,estalou-se um poder do quero posso e mando neste concelho como nunca visto.
Se houve-se justiça estes senhores nunca mais geriam dinheiros públocos.
Se as eleições fossem livres e democráticas tudo seria diferente..

J.Costa disse...

Mas esse senhor Paulo Reis não é
o Engenheiro do Serviço de Desenvolvimento agrário?