segunda-feira, 11 de maio de 2009

Navio "Express Santorini" arranca a operação de transporte marítimo entre as ilhas açorianas... no dia 13 de Maio

O navio saiu quinta-feira [dia 7] de Lisboa, com chegada a Ponta Delgada prevista para sábado [anteontem, dia 9]. A operação de transporte marítimo [de passageiros e viaturas] inter-ilhas arrancará nesta quarta-feira [dia 13].

O “Express Santorini”, navio que serviu as deslocações [marítimas] inter-ilhas no ano passado, saiu quinta-feira [dia 7] de Lisboa e encontra[va]-se [na passada sexta-feira] em alto mar a caminho de Ponta Delgada. O navio, que irá servir a campanha de transporte marítimo de passageiros [e viaturas] entre as ilhas [açorianas] neste ano, chega[va] aquela cidade no sábado [passado, dia 9] para dar início à operação já na próxima quarta-feira [dia 13].

Tendo já provas dadas nas suas funções em mares açorianos, o navio “Express Santorini” deixou Lisboa após as devidas inspecções e certificações emitidas pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Após a inviabilização do navio “Atlântida” que estava a ser construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo, o navio de origem grega, [propriedade] da Hellenic Seaways, acabou por ser a solução encontrada pela AtlânticoLine.

O "Express Santorini" tem cerca de 117 metros de comprimento e é capaz de transportar 650 passageiros e 120 viaturas. As informações oficiais da companhia indicam que o navio navega a uma velocidade máxima de 19,5 nós.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo Regional, a AtlânticoLine encontra-se ainda a analisar várias propostas para a contratação de um segundo navio.

Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental», semanário «Sol», «Diário de Notícias» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Leia-se adicionalmente uma outra notícia do «Açoriano Oriental»: "AtlânticoLine quer transportar [este ano] 85 mil [passageiros]".

Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

o navio começa é pelas flores ou só vai ao faial .

Anónimo disse...

Tenho acompanhado os trabalhos do Porto das Lajes das Flores através da internet a cerca da Marina.Gostaria de saber se será possivél publicar aqui o Projecto. José António.

Fórum ilha das Flores disse...

Senhor José António,

teremos o maior prazer em publicar no «Fórum ilha das Flores» o projecto da Marina das Flores [ou, no mínimo, extractos dele caso este seja muito extenso], se o senhor nos indicar onde podemos encontrar essa informação na internet ou então que o senhor nos envie (em formato electrónico) esse projecto para o nosso email.

saudações florentinas!!
NF

Anónimo disse...

Ao Senhor NF como resido no Canadá pensei que tivesem possiblidade do projecto da Marina das Flores ser apresntado aqui. Mas como vejo que teria vontade de apresentar e não ser possivel agradeço na mesma. José António.

Anónimo disse...

espero é que se faça uma marina discreta e que não fique nada atrás daquela do faial ou até de são miguel. é por aqui nas flores o primeiro caminho dos iates.

EJAB disse...

alguem ja conhece os horarios do santorini este ano?? uma autentica vergonha... cada ano estao piores... mas depois quando chega às eleicoes... toca tudo a correr pra votar no PS!!!

Anónimo disse...

no mes de julho alguem sabe-me dizer quais são as datas.

Fórum ilha das Flores disse...

De momento, no sítio da AtlânticoLine apenas estão disponíveis os horários das viagens inter-ilhas para a "época média" (até 14 de Junho)...

Aconselhamos a que vão verificando (de vez em quando) se há novas informações sobre os horários (para a "época alta"), no sítio da AtlânticoLine...