terça-feira, 7 de julho de 2009

Certificação atrasada dos Dash Q200

O processo de certificação dos [aviões] Dash Q200 da SATA Air Açores está atrasado, pelo que o início da operação [comercial destes aviões nos Açores] sofreu atrasos em relação ao prazo inicialmente previsto que apontava para [o mês de] Junho.

Neste momento decorrem dois processos distintos, um com relação às matrículas e outro respeitante às alterações introduzidas nas aeronaves.

No que respeita ao processo de registo das matrículas portuguesas das duas aeronaves Q200, a SATA mantém a expectativa do assunto estar resolvido quarta-feira.

“Até amanhã (quarta-feira) é expectável que as aeronaves fiquem com a matrícula registada em Portugal”, refere a SATA, através do seu gabinete de imprensa.

Em paralelo decorre a certificação de uma série de melhoramentos e alterações a que foram submetidas as aeronaves quando viajavam nos Estados Unidos da América, algo que será mais moroso uma vez que estas alterações são aprovadas por entidades supervisoras norte-americana e europeia.

“O processo [de certificação] está a ser mais lento do que se esperava, devido ao facto da frota Q200 da Bombardier ser nova para voar no espaço aéreo europeu. De qualquer modo, esperamos iniciar a operação [com estes aviões] ainda este mês [de Julho], no máximo dentro de três semanas, com o aval final do INAC”, justifica a mesma fonte.

Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário». Por outro lado, noticia o «Diário Insular» [com leitura apenas possibilitada a assinantes] que o "processo de certificação dos dois aviões DASH Q200 adquiridos pela SATA Air Açores não deverá fica concluído pelo INAC antes de Setembro".
Tendo também relação com esta temática, refiram-se ainda algumas [5] outras notícias: (#1) "SATA vai investir 37 milhões de euros em obras nos aeroportos e aeródromos açorianos", (#2) "Concurso para o serviço público de transporte aéreo [de passageiros nas ligações inter-ilhas, ainda está] sem candidatos", (#3) "Tarifas aéreas mais baratas são possíveis sem [haver] liberalização [do espaço aéreo dos Açores]" e, por fim, (#4) "SATA afirma que não haverá despedimentos nas ilhas da coesão" em resposta à "CDU considerar o encerramento das lojas da SATA nas ilhas da coesão como inaceitável".

Saudações florentinas!!

Sem comentários: