quinta-feira, 16 de julho de 2009

«Preto no Branco» #30 ::parte 3 de 4::

4. O blogue, em geral, tem vindo a ganhar ou a perder qualidade e força de expressão?

Tem vindo a ganhar qualidade e força de expressão.

A qualidade é sempre discutível e, portanto, subjectiva. Sobretudo, se dissociarmos “qualidade” de índices de visitas.

Pessoalmente, acho que a diferença qualitativa para melhor do «Rocha dos Bordões» para o «Fórum ilha das Flores» é notória e que o próprio «Fórum» tem vindo a melhorar aos poucos.

Relativamente à “força de expressão”, a evolução dos números de visitas diárias e mensais falam por si. Não é sequer discutível. É pura estatística.

5. A linha editorial do blogue e as matérias seleccionadas para publicação vão de encontro às convicções e posições do autor do «Preto no Branco»?

Umas vezes, sim. Outras, nem tanto.

Todavia, a maioria das matérias seleccionadas para publicação têm pertinência. Veja-se a importância dada às questões ambientais, por exemplo.

Não nos esqueçamos que o blogue não é feito por profissionais – o que significa dizer que depende, em exclusivo, da boa vontade dos seus colaboradores e que estes, a troco de nada, perdem muito do seu tempo a recolher e a preparar matérias que, de outro modo, seriam completamente esquecidas.

Também é bom que se diga que independentemente da minha concordância com esta ou aquela posição publicada, o certo é que essas peças são assinadas e, quando o não são, ficam à responsabilidade da administração.

Agora, há uma coisa que é sagrada – nunca, mas nunca, senti qualquer tipo de reserva, entrave ou censura a qualquer das rubricas que subscrevi! E esse é um valor absoluto que este blogue observa – o pluralismo e a liberdade de expressão.

6. O autor destas linhas entende a sua participação como maléfica e perniciosa para a comunidade, reunida on-line através do blogue?

Claro que não.

Se assim fosse não participaria, como é óbvio.


Ricardo Alves Gomes

Sem comentários: