sexta-feira, 18 de setembro de 2009

População quer de volta médico afastado por questões administrativas

A população da ilha das Flores admirava o profissionalismo e dedicação de António Góis e o médico retribuía com disponibilidade total, mas esta relação foi bruscamente interrompida por questões administrativas, que os habitantes desta ilha açoriana não aceitam.

Para fazer regressar o médico de quem todos gostam, a população [da ilha das Flores] entregou uma petição na Assembleia Legislativa Regional, que hoje vai ser analisada pela Comissão dos Assuntos Sociais.

“O médico vinha às Flores uma semana por mês e dava consultas pela noite dentro, aos sábados e domingos, muitas vezes sem sequer fazer as refeições, além de ser muito amigo de todos nós”, recordou à Agência Lusa, Maria Antónia Valadão, primeira subscritora da petição.

O amigo de que fala é António Góis, um clínico reformado da Força Aérea, que a população das Flores quer ver regressar a esta ilha no centro do Atlântico, onde se encontra o ponto mais ocidental da Europa.

Actualmente a trabalhar numa empresa que presta serviço no Centro de Saúde da Azambuja, António Góis garantiu à Agência Lusa que “o amor era recíproco”. “Durante os dias que permanecia na ilha visitava todas as freguesias, ia aos lares [de idosos], fazia cuidados continuados e visitas aos domicílios dos doentes acamados”, afirmou o médico, que começou a exercer nas Flores em Janeiro de 2002.

O problema é que “o trabalho era muito” e a deslocação à ilha das Flores implicava que deixasse de ganhar o seu vencimento durante aquele período, pelo que pediu “um aumento da retribuição financeira”. Inicialmente, os responsáveis do Centro de Saúde de Santa Cruz aceitaram pagar, mas a nova administração “levantou problemas administrativos para pagar”, o que fez com que o médico deixasse de ir às Flores desde Março.

A sua ausência, segundo Maria Antónia Valadão, foi “sentida pelos doentes”, que se uniram em torno de uma petição exigindo o seu regresso e que tem “mais de 600 assinaturas” numa ilha com cerca de 4.100 habitantes.

Maria Freitas, outra subscritora da petição, salientou que “o doutor António Góis é um médico à antiga”, daqueles que “vai a casa das pessoas, fala com elas, esquece-se de comer”. “É difícil encontrar médicos que queiram trabalhar no interior do país e numa ilha afastada como a nossa, ainda é pior”, frisou, recordando que a ilha [das Flores] conta actualmente com apenas dois médicos para atender toda a população.

A Agência Lusa contactou a presidente do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores e o secretário regional da Saúde para obter um comentário sobre a pretensão da população, mas nenhum se disponibilizou para o efeito.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Anteriormente já havíamos publicado o texto: "Assembleia Municipal de Santa Cruz rejeitou voto de recomendação pelo retomar dos serviços clínicos do Dr. Góis".

Saudações florentinas!!

27 comentários:

FDM (boneco virtual e enfastiado com toda esta «pulhítica").. disse...

Se fosse para contratar chungaria ou arranjar um tachinho para algum «boy» ou «girl» a verba aparecia logo...

Ainda há dias um comentador escreveu noutro post que na Ilha das Flores havia "politica a mais e politicos a menos".

Ora neste caso e noutros, há é precisamente o contrário: há politicos a mais, e POLITICA a menos.

**refira-se que o termo "politica" aqui utilizado por mim nada tem a ver com a "politiquice", "partidarite" e a "pulhice"
que estão a infectar a vida pública da nossa ilha e dos Açores (já não falo de Portugal por razões óbvias...).

Anónimo disse...

eu hoje de manhã ouvi nas noticias da rdp ás sete e trinta sobre o doutor gois. pergunto o que se passou com este senhor já que a noticia dizia que o homem está disposto voltar ás flores.

Anónimo disse...

Caro FDM, desculpe, Cãotribuinte,

Meta-se em copas se faz favor.

Anónimo disse...

Caro FDM

Cheguei agora mesmo da casa da vizinha.

Vamos para o rinque.

FDM (boneco virtual, a quem já lhe chamam "cão", ao que isto chegou!).. disse...

Acabo de chegar dum aprazível convívio com uns amigos da minha geração e quando linko o Fórum deparo-me (e para não variar) com mais um insulto, desta vez dum anónimo destemperado que me chama "cão" ou alternativamente - e dou-lhe o benefício da dúvida- não sabe escrever a palavra «contribuinte».

Se quis referir à minha condição de contribuinte, informo-lhe que tenho os meus impostos em dia, quer aqui, quer nos EUA.

Em qualquer dos casos é lamentável a postura deste insurgente de nova geração.

(Gosto de responder com elevação e espírito.
E, a esta hora adiantada da noite convido-vos a ouvir um clássico ,desta feita, Tchaikovski na extraordinária "Valsa das Flores":

###Clickar no nick FDM###

Boa noite e bons sonhos)

Anónimo disse...

Mestre em toda a arte burro em toda a parte.
Vem isto a propósito de uma incursão de FDM, também conhecido por Cãotribuinte noutro blog, no mundo das águas e canos.

Como não é florentino (há quem duvide se algum dia pos cá os pés), serve-se de um mapa que foi buscar a um plano qualquer, para descobrir as nossas nascentes.

Quando o chamei clone, eu sabia o que dizia.
Quando disse que FDM tinha tanto de emigrante como eu, eu sabia o que é que dizia.
Quando referi as falácias do champanhe francês e das supostas férias na Suissa, eu sabia o que dizia.
Quando FDM me chamou gay, eu, que não tenho nada contra, sabia que ele estava a projectar-se.


Eu sei quem é o "peculiar", o "diferente" o "frágil" FDM.

Anónimo disse...

Essa petição é um favor ao Dr. A.Góis, ou é mesmo falta de médicos aqui?

Senão, vejamos:

Para uma população total das ilhasFlores+Corvo, que não alcançará os 5000, um médico seria bastante...pronto, dois... porque o mau tempo no canal e uma eventual avaria de toda a frota, são eventualidades, não é?

Porque de resto, a função dos médicos aqui é a de passar guias de marcha na SATA, e como o nº de voos é pouco, acho que 1 seria capaz de assinar 40 ou 50 guias por dia.

Fora isso, qualquer empregado de farmácia ou pessoal de enfermagem, sabe prescrever medicamentação. Ou também há falta destes técnicos aqui?

Porém, pode ser que os florentinos sejam duma raça que a doença lhes pegue a torto e direito...pois, nese caso, talvez 3 médicos sejam necessários.

Não são já 3?

Ser pessoa agradável, atencioso, amigo da gente, etc... não me parecem argumentos. A não ser que os 3 outros sejam o oposto e nem guias de marcha saberão preencher, caso em que o Dr. Góis ficaria muito mais barato aos contribuintes, desde que os outros recebessem a guia de marcha merecida e definitiva.
FDM mais uma vez se posiciona no "mais fácil e popularuxo", que é mais médicos mais isto e aquilo.

Anónimo disse...

o que acho é que numca foi posto em causa o bom profissionalismo do sr dtr. o problema são os valores monetários que aufere e que a administração eo dtr. não conseguem chegar a acordo.

Anónimo disse...

o centro de saúde das flores arranjou um medico, conhecido por pai natal, que nem duma gripe sabe tratar, espero que a gripe (a), não chegue cá, se chegar vamos morrer as duzias,não sei mesmo se ele é mesmo méddico? tem jeito de padeiro ou coveiro, ainda não matou algum com sorte destes, pois esteve perto já umas vezes.o governo tem dinheiro para fretar avião para passiar a malta politica, mas não tem para pagar ao doutor góis.os politicos das flores não se tratam cá, vão todos para fora da ilha,e alguns mesmo,para o continente, se se tratassem cá pediam ao doutor gois para voltar.vão levar um balde de agua nas eleições que se vão lixar e bem.esperem que já em breve vão ver.

Anónimo disse...

força que estes politicos das flores já á muitos anos querem a barriga cheia e poucos baldões e aquele grande ordenado no fim do mes e mais nada é pena com dois mandatos irem para a reforma esta lei já deveria ter cido abolida para estes deputados trabalharem.

Anónimo disse...

3 questões...

1ª Ao anónimo das 12h53m... Diz nos quem é o FDM porque de facto é uma figurinha e a curiosidade é alguma!

2ª Ao anónimo das 19h05m... 1 médico para Flores e Corvo?!?! Só espero que não venha a precisar dum médico... sobretudo, ao mesmo tempo que alguém no Corvo ou mesmo nas Flores!

3ª Ao anónimo das 23h51m... Acusar o homem sob a capa do anonimato, insultar até o homem... quando o senhor nem escrever sabe!
Identifique-se em primeiro e depois diga isso à pessoa e queixe-se ao CSSCF, não é aqui no blog!
Esse comentário não é "liberdade de expressão" é "abuso da liberdade"...

Il Duce

Anónimo disse...

Se este não ainda não matou, é do conhecimento geral que os outros já o fizeram.

FDM (boneco virtual e que não precisa de «cão», pois já tem o seu fiel e portentoso «Kaiser») disse...

Já me tinham dito que na net refugiam-se muitos deliquentes e gente doida.

Esta de associarem o FDM a um outro comentador doutro blogue (Qual? Será o novo blogue das Flores?) de sua graça "Cãotribuinte" (um nick deveras engraçado!) suscitou-me uma irrepremível vontade para rir.

Há gente que não dorme, só para apanharem o FDM e virem para aqui a correr apresentar algum escalpe.

Aos "garimpeiros" da net: continuem a escavar...há muito oiro lá em baixo....

FDM (boneco virtual, saboreando neste momento uma taça de «don perignon») disse...

1.O Prof.Engº FDM, para além de ser açoriano e florentino, conhece melhor a ilha do que muitos que vêm para aqui largar "postas de pescada".

Conhece bem todo o seu litoral e todo o seu interior.

O FDM subiu e desceu a Ponta da Fajã algumas dezenas de vezes; andou pelos Casteletes; percorreu a Ribeira do Moinho da nascente à foz; pescou na Ribeira Grande; mergulhou na Gruta dos Enxaréus; guardou e apanhou centenas de cabeças de gado e até deliciou-se centenas de vezes com o «pôr-do-sol» na Fajãzinha a sonhar com terras a Ocidente....

2.Quanto ao médico Góis, é mais uma questão politica.

Se fosse uma questão financeira, ou seja mais um encargo para os contribuintes, receio bem que duas ou três centenas de funcionários/técnicos/doutores e quejandos podiam amanhã adquirir "guia de marcha", pois cá não fazem falta nenhuma!

3.Como já tinha dito noutra oportunidade o FDM não vota em eleições legislativas para a Assembleia da Répública Portuguesa, por uma questão de princípio.

Podem Vs. Exª.s espernearem à vontade, politizando alguns episódios mediáticos na Ilha das Flores, que o FDM não toma partido.

O FDM só votará nas autárquicas.

No final de Outubro irá novamente para os EUA (penso que no meu condado vai haver eleições para mayor e sheriff.

O FDM é um cidadão global, tal como a net.

FDM (boneco virtual, no encalce dum «mamão» que quer mamar sózinho)... disse...

O Anónimo das 19H05 de 19SET09 não deve viver na Ilha Flores, pois a sua posição em relação à assistência médica aos residentes nesta Ilha, roça o insulto.

Então para as ilhas das Flores e Corvo (cerca de 5000 almas) basta um só médico? Dois já é demais?

Se o referido anónimo vive na ilha certamente saberá das condições atmosféricas severas que as Flores são sujeitas em grandes períodos do ano, principalmente no Inverno; também saberá, e devido a essas mesmas condições, que as acessebilidades são muito precárias em relação às outras ilhas; que a ilha possui uma elevada percentagem de gente idosa que necessita com mais frequência de cuidados médicos,etc.

Ou V. Exª. quer que aqui o pessoal fique como os residentes nas serranias e no interior de Portugal, aos quais retiraram "urgências", "postos médicos", "maternidades" e outras estruturas de apoio.

Se fôrmos aplicar essas ideais "tecnocráticas" com vista a "rentabilizar" os dinheiros públicos, porque é a Ilha não têm só 1 Deputado; 1 Presidente de Câmara; 1 Chefia Única para todos os Serviços dependentes do Governo Regional; por que é que há chefes, chefinhos e "mandas-chuvas" em tudo o que é sítio, quando para tal basta um computador e um telemóvel ligados a partir da Horta ou de Ponta Delgada?

E o Sr.Anónimo, será que o vosso "posto de trabalho" é necessário à comunidade e não devia também ser dispensado e você levantar a respectiva "guia de marcha" e zarpar daqui pr'a fora?

FDM (boneco virtual e melómano assumido)... disse...

Para o meu amigo "Duce", grande democrata das serranias portuguesas, convido-lhe a ouvir (e quiçá dançar com a sua cara metade) a fantástica 2ª Valsa do extraordinário músico soviético Shostakovich, com direcção do versátil André Rieu na Terra das Maravilhas (Wonderland) e, se fôr perspicaz, poderá satisfazer (em parte) o seu «voyeurismo» mórbido.

Se o «Duce» fôr um bom garimpeiro...

####Clickar no nick FDM####

Cordialmente,

Anónimo disse...

HARDLINK 1 disse:

Conterrâneo, colega de computador, e ilustrado amigo FDM.

Com esta, estará perto de uma dúzia de vezes, que repito o video apontado por si: click no nome.

The Second waltz, originada dum protagonista famoso russo, e interpretada pelo grande compositor e Maestro
holandês, André Rieu,já falecido,é é tão gostosa que nos faz repetir.

Esta waltz, ao estilo de "viennese waltz" é tão sentimental, que nos eleva de corpo e alma.

Obrigado ao nosso conterrâneo, bem viajado e intellectual FDM.
DCA

FDM (boneco virtual , amigo do Sr.DCA e à procura do maestro André Rieu)... disse...

Exmo Sr.Denis Correia Almeida (DCA):

Agradeço com toda a sinceridade o vosso gentil comentário sobre o link que disponibilizei = André Rieu e a sua sofisticada orquestra interpretando a famosa Valsa nr.2 (Russian Waltz) do compositor russo Dimitri Shostakovich.

Todavia, permita-me que corrija o seu comentário: André Rieu, grande violinista e maestro neerlandês, felizmente ainda não faleceu e ontem mesmo esteve no Brasil, num programa de variedades da Rede Globo, que também passa em Portugal.

Penso que V. Exªa devia estar a referir-se ao compositor russo Dimitri Shostakovich, esse sim, já falecido.

Dimitri Shostakovich nasceu em S.Petersburgo em 1906 e faleceu em Moscovo em 1975.

Foi um extraordinário, prodigioso e controverso compositor, e em muitas ocasiões desafiou a então duríssima ortodoxia soviética.

Ganhou todos os prémios que havia para ganhar, quer na União Soviética, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros países da Europa Ocidental.

Curiosamente existe na Antártida, na Ilha de Alexander de domínio russo, uma península com o seu nome.

(Quanto ao Maestro neerlandês André Rieu podemos vê-lo aqui neste video ontem na Rede Globo, depois de escassos segundos de publicidade):

###Clickar no nick FDM####)

Saudações blogosféricas,

Anónimo disse...

Hardlink 1 prossegue:

Sem haver acabado em cheio acerca do que queria dizer sobre a (second Waltz) por ter de ir a todo o vapor à farmácia nocturna, regresso de novo ao - couro da vaca fria.

Nesta "second waltz" há uma melodia maviosa, que nos deixa a sensação de estarmos a ser abraçados por alguém que gosta de nós.

Nas -Danças de Salão- "ballroom dancing" por um grande período de anos, andei envolvido nisso, havendo muito para falar sobre o assunto. No entanto, se o fizer, será através dum livro de poesia e outros textos, que já estão em andamento.
Os -três quartos de século- que tenho sobre os ombros, é o deprimente de muitas coisas...

Em referência ao que leio por aqui acerca de música, delicío-me ouvir música clássica.
Detesto música barulhenta sem rítmo, sem haver algo que nos suavize a alma.

Com tudo isso, a modernidade da batucada indígena não pára, por causa dos que gostam de música clássica. Há gosto e pessoas para todas as coisas.

O colega FDM, seja ele das Flores ou não, o que interessa é: a qualidade de carácter na expressão da palavra,e a maneira intelectual de se exprimir.

-Bem poderia o FDM, ser um genuíno florentino de quatro ou mais gerações, e com porte de baixa qualidade que, lá por ter sido filho da Terra, não quer dizer que traga conhecimentos literários no seu nascimento.

-Tudo isto faz-me lembrar uma quadra do meu saudoso e falecido amigo,José de Sousa Brasil-- CHARRUA, quando canta:

O PAU QUE NASCE CAMBADO,
DESDE A PONTA ATÉ AO PÉ;
MESMO DEPOIS DE QEIMADO,
O CARVÃO CAMBADO É.

'charrua'
DCA

Anónimo disse...

Aos gestores, moderadores, donos e senhores do blog...

Depois queixam-se! Já viram que bela troca de comentários estamos a assistir?! E todos eles relacionados com o tema em questão!

O Sr. Nelson Fraga agora não intervém pois deve a andar muito preocupado com o Avante!...

Il Duce

PS: Mamão, estamos todos muito emocionados por já ter encontrado um "são bernardo" novo para brincar...

Robim dos Bosques disse...

Quem lê esta noticia fica com a sensação de que este Sr. é um exemplo..
A população da ilha é de cerca 4 mil habitantes. Cerca de 600 assinaram a petição, não chegando portanto a ¼ da população
O Dr. Gois é o mesmo, que teve um processo em tribunal por agredir um utente ( gosta tanto deles que os abraça com força a mais)
Esquecesse de comer!!!! É porque não tem fome
Ganha numa semana o que eu não ganho em meio ano, o que deita por terra qualquer dedicação extra. Perguntem-lhe se quer vir sem encargos para a Administração Regional. Pela dedicação que tem pelos doentes amigos da Ilha? Claro que não, porque aí, os seus amigos passam a ser pacientes.
Por mim pode ficar muito bem onde está, apesar de o achar um bom Médico, mas não se pode pedir este e o outro Mundo por uma semaninha e ainda ficar com o titulo de «Bom Samaritano»

Anónimo disse...

A nossa ilha precisa de bons medicos e condiçoes para trabalharem que por sorte ja temos um bom medico mais um chegava. Ja basta estarmos longe de tudo.

FDM (boneco virtual e que está preocupado com a saúde dos florentinos)... disse...

Algumas observações:

1.O distinto comentador "Duce" passa a vida a queixar-se juntos dos administradores do blogue, embora estes lhe publicam todos os comentários;

2.Quando o distinto comentador "Duce" mostra curiosidade para saber a identidade de uma determinada "figurinha", o que é que isso tem a ver com a natureza do post?;

3.As limitações impostas pela administração do blogue - e quanto a mim, muito bem - foram em relação à chuva meteórica de comentários sobre as "autárquicas" onde foram esgotados o considerável stocks de insultos e até de alegados votos.
Óbviamente que a partir do dia 11 de Outubro chegará um novo carregamento para manter a politica dos stocks mínimos...

4.Quanto ao teor do post, até concordo com o Sr.Duce quando no seu ponto 2. do seu comentário das 12h49 de 20SET09, fica intrigado e assustado com a hipótese de haver um só médico para atender as populações das Ilhas das Flores e Corvo;

5.Como surgiu alguém aqui -designadamente o comentador anónimo das 19H05 DE 19SET09- a insurgir-se contra a vinda de mais médicos, eu gostava de saber (em inquérito rápido de rua) se os residentes nas Flores se preferem três deputados ou se preferem três médicos; se preferem dois presidentes de câmara e já não sei quantos vereadores a tempo inteiro ou se três médicos; se preferem gastar dinheiro em chungaria e festividades pimbas ou se preferem uma boa e eficaz assistência médica, com o mínimo de meios de diagnóstico, e ,nas situações mais complicadas, meios atempados de evacuação?

Pergunto:

É mais útil: investir na nossa saúde e nos respectivos cuidados ou "investir" na cerveja ou numa "classe politica" patética e parasitária?

Anónimo disse...

Hardlink1--admite;

Ooooppps!...foi erro meu.

Depois de mais uma vez haver consultado o Google, fiz o vivo morto, ao mesmo tempo deixando o autor da música em silêncio, aonde ele já se encontrava.

Para a parte cómica, adiciono uma
quadra doutro velho colega meu, Virgínio da Bretanha, aquando zangado, chamou a Turlu por mulher arruda.

Vendo ela a falta, tentou apontá-la dizendo que a palavra era rude
e nunca arruda.

Vendo ele a falta cometida, não tardou a resposta:

Óh Turlu escuta cá,
Não sejas impertinente;
Foi o maldito do ( á )
Que calhou a ir à frente.

DCA

Anónimo disse...

estou de acordo com o comentador que pergunta se faz mais falta um bom médico cá na ilha, do que tantos politicos de meia tigela, que ´so servem para sorver o dinheiro dos contribuintes????e agora em vesperas de eleições, andam na caça aos votos e dão tudo, o que não lhes pertence, taxos, favores, tinta areia, cimento, até trabalhos feitos pelos funcionários das camaras e das obras publicas.e quantos esperam por estas alturas para xular a descarada,??? pensam que não se sabe , mas tudo se dascobre nesta terra, pensava o faquir dos peneus que não o apanhavam, enganou-se, o rato tanta vez vai a ratueira, que uma vez sasca o rabo.
nem todos sofrem do mal do sono, alguns andam acordados.!!!!

Anónimo disse...

Concordo com o facto da Ilha precisar de mais um Médico. Mas terá que ser Médico a tempo inteiro… O Dr Gois pelo que sei, vem de mês a mês, 4/5 dias. Acham que é solução para a ilha? Ou escolhemos a doença para quando o Sr estiver por cá?

Anónimo disse...

a marina das flores está um bocado adiantada em quebra mar e ainda falta quase o dobre para fazer mas eu não me parece que vão adiantar mais nada a não ser que o tempo encarreire para bom.